A apresentação de produtos em Pontos de Venda (PDV) é uma estratégia muito utilizada para estabelecer uma conexão mais profunda com os consumidores. Entretanto, a exposição precisa ser bem estruturada para que você consiga alcançar seu principal objetivo: vender.
O PDV deve demonstrar os aspectos diferenciais da sua marca em relação à concorrência, seja pela facilidade de pagamento, suporte, atendimento ou benefícios. É preciso entregar valor ao cliente.
Para te auxiliar na estruturação adequada do seu ponto de venda, preparamos este post com 11 dicas essenciais para apresentação de produtos. Continue a leitura deste artigo e confira!
1. Localização estratégica
Para que o seu PDV tenha êxito, o ideal é posicioná-lo de acordo com as necessidades do público-alvo. Não adianta fazer apresentação de produtos voltados para as classes C e D em locais só frequentados pelo público A, por exemplo.
Busque informações sobre o seu público, com as suas preferências, desejos e necessidades. Por fim, analise a localização do seu ponto de venda, observando questões como movimento e acessibilidade.
Com esses dados, você conseguirá identificar a melhor forma de abordar o seu potencial cliente, apresentando mercadorias de acordo com a real expectativa do comprador.
2. Equipe
A equipe de vendas é essencial no momento da apresentação de produtos. É ela que possui as informações necessárias para orientar os consumidores, conduzir e finalizar o processo de compras.
Treine seus vendedores para que eles saibam apresentar os diferenciais da marca, custo-benefício, funcionamento das mercadorias, formas de pagamento e, principalmente, sobre como conquistar o cliente.
Contudo, não basta saber vender. É preciso encantar o público. Por isso, no momento da venda, a sua equipe deve estar preparada para que as estratégias desenvolvidas para a apresentação de produtos gerem resultados positivos à marca.
3. Pontos Quentes
O posicionamento de mercadorias nos chamados pontos quentes de um PDV é comum para estimular as compras por impulso. Os locais ideais, nesse caso, são a entrada e as gôndolas mais próximas ao caixa.
A apresentação das mercadorias em locais chamativos e de fácil visualização instiga o consumidor, aumentando as chances de compra.
4. Visual atrativo
Cuidar do aspecto visual dos seus produtos é essencial para garantir uma boa apresentação no PDV — afinal, a maioria das pessoas são extremamente visuais. Estabeleça as informações de modo que a identidade da sua marca esteja bem posicionada.
É nesse momento que o cliente será atraído por meio de percepções visuais e sensoriais. O consumidor precisa ser atraído, seja pelo uso de cores, tipografias, material ou formatos diferentes dos produtos.
5. Altura dos Produtos
O posicionamento à altura dos olhos do potencial cliente é uma estratégia comum de apresentação em pontos de vendas. A prática facilita a visualização e manuseio dos produtos.
A estratégia aumenta a probabilidade de fechar vendas. Em uma loja de departamentos que vendem produtos de várias marcas, por exemplo, os mais bem posicionados possuem maiores chances de conquistarem o cliente.
6. Experimentação
Criar estratégias para estimular a experimentação de produtos dentro de um PDV, geralmente, proporciona bons resultados. Essa é possibilidade de apresentar a sua marca ou um novo item do seu catálogo.
Como o consumidor tem a oportunidade de ‘degustar’ os artigos disponíveis para venda, seja por meio do cheiro, contato visual, sabor ou textura, a experimentação gera mais confiança e credibilidade, aumentando as chances de compra.
7. Preço
Além de ser obrigatório especificar o preço dos produtos, muitos consumidores podem deixar de comprar uma mercadoria devido à ausência dessa informação. Afinal, ninguém quer colocar algo no carrinho de compras e ter surpresas na hora do pagamento.
Não basta expor o produto no local adequado, é preciso ser transparente com seu público.
8. Valor
A venda é extremamente emocional, o consumidor precisa se sentir atraído pela sua solução. É importante, não confundir esse tópico com preço, pois o valor é a forma como o seu produto pode impactar a vida do usuário.
O cliente precisa reconhecer qual o valor agregado do seu produto, e cabe aos vendedores auxiliarem nesse processo.
9. Promoções
As promoções são grandes aliadas das equipes de marketing e vendas. Elas são utilizadas para chamar a atenção do público em geral para determinado item.
Invista em promoções específicas para os clientes que estejam na loja, já que, para captar os demais, é feito o uso da publicidade tradicional. A ideia é incentivar a compra imediata do consumidor.
10. Interatividade
O uso da internet para melhorar a experiência de compra é cada vez mais comum, e por que não aliar esses benefícios ao PDV?
O Boticário, por exemplo, adota essa estratégia para a oferta de brindes e promoções, em que o cliente curte, compartilha ou faz um breve cadastro e pode retirar brindes em um dos PDVs.
É possível optar por descontos e promoções relâmpago. A ideia é criar a sensação de que a pessoa está levando algo a mais quando já está na loja. E quando ele é atraído por essas ações interativas, já que deverá buscar o produto no PDV, a chance de comprar outros produtos aumenta significativamente.
11. Tecnologia
A utilização da tecnologia é uma maneira eficiente de garantir o sucesso do seu negócio. Os PDVs, além de bem posicionados, precisam ser otimizados para uma gestão mais estratégica. Esses recursos auxiliam nos processos de prospecção, controle de estoque, gestão de vendas e garantem maior agilidade no fechamento de compras.
Devido aos inúmeros benefícios, muitas empresas de varejo online estão utilizando sistemas ERP, que possibilitam a integração de todas as atividades da organização em um único local, facilitando a gestão. Inclusive, alguns desses sistemas funcionam também de forma offline.
Lembre-se que, ao estruturar um PDV, o principal cuidado deve ser quanto à experiência do cliente em relação à marca. Não basta atender bem, entregar uma mercadoria de qualidade ou oferecer os melhores preços. As pessoas precisam ser impactadas emocionalmente para optar ou não pela sua marca.
Como vimos, existem uma série de estratégias para a apresentação de produtos em PDVs. Siga essas orientações e faça com que o seu ponto de venda fique ainda mais atraente.
Gostou deste post? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais?