5 dicas para um Dia das Crianças estratégico

O Dia das Crianças é uma das datas comemorativas mais esperadas pelo comércio. Celebrado no início de outubro, marca o quarto trimestre do ano, que também conta com a Black Friday e o Natal. Entretanto, para quem tem negócios especializados nos pequenos, esta é uma oportunidade para aumentar a receita.

Porém, é comum que algumas empresas ainda tenham dúvidas em como estruturar suas estratégias para obter um lucro considerável no negócio com esta data. Por isso, viemos te trazer algumas dicas práticas, as quais variam entre ferramentas de marketing digital e porcentagens de vendas, que devem ser consideradas no momento da decisão de aderir esta data comemorativa no seu calendário comercial. 

Continue neste artigo. Aqui, você verá:

  1. Quais são os benefícios para o seu negócio
  2. 5 dicas estratégicas para aplicar no Dia das Crianças

Benefícios do Dia das Crianças aos negócios

Comemorado anualmente no dia 12 de outubro, no Brasil, o Dia das Crianças pode ampliar suas vendas em até 20%, como mostra a pesquisa realizada pela marca de brinquedos, Lego.  Além disso, o mesmo estudo constatou que esse período é responsável por até 35% do faturamento anual da empresa, reforçando ainda mais a importância desta data para os negócios e para a receita anual.

“É a data mais importante depois do Natal. As crianças recebem presentes neste dia e os adultos têm o hábito de presentear não apenas os filhos, mas sobrinhos e outras crianças próximas. É um volume de vendas muito grande. Por isso, a empresa se prepara desde o início do ano para ela.”

(Robério Esteves, diretor de operação da Lego, para a revista Exame)

Com essas informações em mente, as empresas precisam adequar-se e adotar a estratégias capazes de destacar o negócio, já que a procura de presentes para os pequenos é grande. O perfil do consumidor varia bastante, principalmente no quesito de orçamento e produtos buscados para o Dia das Crianças.

Sendo assim, as lojas devem começar a preparar-se para a data no planejamento anual. Ter conhecimento sobre o seu público-alvo também auxilia no entendimento das suas preferências, assim como a propor promoções específicas para a data.

Investir em marketing digital para impulsionar as vendas, também é uma das partes importantes desse projeto para datas especiais. Veja, a seguir, 5 dicas estratégicas inteligentes para que o Dia das Crianças traga benefícios monetários à sua loja.

Confira as 5 dicas para um Dia das Crianças estratégico

  1. Defina o seu público-alvo

A primeira pergunta que sempre deve ser feita, caso deseje vender o seu produto de maneira orgânica, é: quem é o meu público-alvo?

Respondendo esse primeiro questionamento, você entenderá o perfil, o modo de consumo, o tíquete médio e os produtos mais procurados.

No caso do Dia das Crianças, em específico, se o seu negócio não é para crianças, pode apostar em utensílios para pais e filhos ou lúdicos e dinâmicos para toda a família. Mas, caso seja destinado ao público infantil, a sua pesquisa vai englobar o perfil das crianças e de quem as presenteia.

  • Reflita sobre as combinações de ofertas e presentes

Tendo em mente que o número de produtos vendidos no Dia das Crianças é consideravelmente maior, já que muitos pais têm mais de um filho. Por isso, pensar em ofertas para o mesmo produto ou para combos, é uma boa estratégia de atração.  

Ao colocar em prática a ideia de “pegue 2 e pague 1”, você poderá vender muito mais e lucrar o suficientemente para cobrir os gastos de venda a mais dos produtos na loja.

  • Campanhas divertidas são sempre boas alternativas (e iscas)

Lembra-se do que falamos sobre dinamismo para o Dia das Crianças? É exatamente isso que queríamos dizer.

Aposte em campanhas divertidas para atrair o seu público. Seja e-mail marketing, com referências infantis ou imagens coloridas, posts e vídeos nas redes sociais, ou campanhas no Youtube e no Google. Assim, você dialogará com o público mais rapidamente, utilizando, essencialmente, a linguagem visual e direta a ele.

  • Não esqueça de treinar a sua equipe!

As decisões internas são sempre importantes. Isso porque, lidar com os vários setores de vendas, como a equipe, é essencial para um melhor atendimento ao cliente e, consequentemente, uma maior margem de vendas.

Por esse motivo, treine sua equipe para fazer um bom trabalho no momento de empacotar uma embalagem com fitas coloridas, ou atender o cliente de maneira divertida e ágil, como a data demanda.

  • Tenha uma estratégia de capital de giro

Depois de todas as preparações visuais e treinamentos especializados para sua equipe, chega o momento de colocar em prática o lucro de sua empresa em cima desta data comemorativa.

Portanto, é necessária a avaliação do seu fluxo de caixa, para que você saiba o quanto é capaz de arcar com as despesas extras que as datas especiais requerem, bem como o preparo do estoque. Caso não seja, é preciso tomar algum tipo de empréstimo, para que não haja problemas relacionados a organização de investimentos.

Assim, o Dia das Crianças pode ser um grande aliado para a venda de seus produtos. Por isso, é importante entender as dicas expostas neste texto e colocá-las em prática de acordo com o seu negócio. Para realizar o gerenciamento completo da sua loja, conte com a solução da ONCLICK, desenhada especialmente para o varejo e para te apoiar durante o ano todo, principalmente nas datas especiais. Não deixe de ver os nossos próximos blogposts, e seguir a ONCLICK nas redes!

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