Reserva de emergência. Saiba como ter uma na sua empresa

A estabilidade financeira é uma meta unânime para os gestores de empresas de todos os segmentos e portes. Para alcançá-la, é preciso ter uma boa gestão financeira desde o dia zero. E, para tal, recomenda-se combinar plano estratégico com a gestão diária de todas as áreas.  

Gestão financeira é a organização e o controle das finanças. Por meio dela, há o planejamento de expansão, redução de custos e reserva. 

Desta forma, as empresas ganham robustez e solidez para gerir seus recursos financeiros, do mesmo modo que se tornam aptas para driblar crises ou ultrapassar momentos instáveis.  

Neste contexto, a reserva de emergência adiciona uma camada extra de segurança para os setores financeiros das empresas. Ela é uma quantia de dinheiro que fica retida com o objetivo de atender situações adversas, as quais podem afetar o equilíbrio financeiro dos negócios. 

 
Reserva financeira para o varejo 
 
Especialmente no Brasil, em que a educação financeira não é um tema amplamente divulgado e que os consumidores podem consumir mais do que têm para pagar, a sua loja — física ou virtual — pode ser prejudicada pelos atrasos nos recebimentos. 

Isso faz com que o efeito seja danoso, pois os compromissos não cumpridos no prazo correto acumulam juros e ainda podem manchar sua reputação junto a fornecedores e colaboradores. 

Por isso, evitar os imprevistos e preparar uma reserva de emergência no negócio se faz importante. Desta maneira, é recomendado planejar a receita, as despesas e a quantia que será destinada a esta conta para ser utilizada em períodos de necessidade.  

Ao manter a solidez financeira da loja, é possível arcar com todos os custos, incluindo fornecedores, bem como continuar adquirindo os produtos de acordo com os períodos do ano, para que a marca continue atrativa para os consumidores. 

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O que a reserva de emergência adiciona ao seu negócio e como montar sua empresa  

As finanças dizem sobre o crescimento e a manutenção do negócio. Se são bem geridas e administradas, a estabilidade é notória, o que é refletido em toda a cadeira — colaboradores, fornecedores e clientes.  

Ao apostar na reserva de emergência, adiciona-se benefícios, tais quais: 

  • Mais segurança para o futuro de sua empresa; 
  • Planejamento de novos investimentos; 
  • Menor probabilidade de endividamento.  

Após compreender sobre a reserva de emergência, as chances de ter períodos críticos no negócio são minimizadas. Para tal, três pontos são fundamentais: 

  1. Para estruturar a base dessa solução, é necessário que o negócio comece monitorando o fluxo de caixa. Este, por sua vez, é caracterizado pelas receitas e despesas empresariais. O sistema de gestão financeira auxilia durante o processo. Invista nele! 
     
  1. Feito isso, é hora de estipular uma meta de redução de custos. Para fazer isso, é necessário mapear todos os processos e identificar gargalos e operações que geram desperdícios. 
     
  1. Com todos os passos feitos, este é o momento de iniciar a reserva de emergência. Nesta parte, o percentual do lucro que será direcionado para a reserva deverá ser adicionado nela mensalmente. 

Vale ressaltar que os valores a serem poupados durante a reserva de emergência variam conforme as necessidades e os ganhos obtidos específicos de cada empresa. Ou seja, o fundo de emergência pode ser personalizado — e não precisa seguir padrões previamente estabelecidos.  

Contar com um sistema de gestão completo (ERP) para ter visibilidade completa de toda a empresa apoia não apenas a gestão financeira, bem como todas as áreas. De forma integrada e estrutura, minimizam-se os gargalos e aumenta-se a estabilidade do negócio. 

ONCLICK é especialista em sistemas integrados para atender a cada tipo de negócio e apoiar na formação de uma reserva de emergência factível ao modelo. 

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