Indicadores financeiros: aumente a eficiência do seu e-commerce

Por meio de indicadores financeiros aplicados no seu negócio, é possível medir o volume de vendas do e-commerce e determinar o ganho em termos de eficiência do mesmo. Dessa forma, pode-se identificar e entender as suas vulnerabilidades. 

Ou seja, os KPIs (Key Performance Indicator) conseguem explicar o desempenho e eficiência do seu e-commerce. 

Por isso, é fundamental priorizar os KPIs que melhor expliquem os resultados das estratégias adotadas. Entretanto, lembramos que o foco não é apenas no faturamento, mas no desempenho e eficiência da loja como um todo. 

Sendo assim, mostramos quais são os principais tipos de indicadores financeiros para que você possa aumentar a eficiência de seu e-commerce

  • Volume de vendas 

Este indica e analisa a quantidade de produtos ou serviços vendidos em um determinado período. É possível, inclusive, fazer a avaliação por tempo – hora, dia da semana, mês etc. –, ou por canais, como loja física, e-commerce ou marketplace. Essas são informações que indicam a percepção do cliente em relação ao que a sua empresa oferece e, também, está associada à expansão dos negócios. 

  • Receita e faturamento 

Primeiro, é necessário saber a diferença entre receita e faturamento. A receita é o valor que entra no caixa. A partir dele, são descontados os impostos e outros custos. Após isso, obtém-se a receita líquida. Já o faturamento, trata-se do valor fiscal. Um exemplo prático é no caso da venda parcelada. De acordo com esse indicador, considera-se o valor total. Neste modelo, avalia-se a capacidade da sua empresa em fazer dinheiro. 

  • Lucro bruto e lucro líquido 

Ao calcular-se o valor da receita menos as despesas, o lucro é obtido. Quando falamos sobre lucro bruto, fazemos referência a diferença da receita total e dos custos variáveis, tais quais materiais, comissões etc.  

Já o lucro líquido leva em consideração as despesas que não estão diretamente relacionadas às vendas – aluguéis, salários, impostos e entre outros. O objetivo principal é manter esse número positivo. 

  • Margem de lucro 

Este indicador é associado à competitividade da empresa. Esse valor percentual é calculado a partir da relação entre o lucro bruto e a receita total. Se o resultado for muito baixo, pode ser uma indicação de custos ou preços muito elevados.  

A margem de lucro é um indicador que deve ser tido como meta para a empresa, pois depende de fatores como o ramo de atuação ou a velocidade de crescimento do negócio. 

  • Ticket médio 

ticket médio está conectado ao gasto médio dos clientes do negócio. Para chegar a esse valor, é necessário dividir o faturamento bruto total pelo número de vendas do período definido. Esse indicador é muito importante para as alterações em precificação e está relacionado à fidelização dos consumidores. 

Além disso, por meio de software de gestão, é possível, ainda, saber o quanto a loja está lucrando em cada produto vendido. 

  • Taxa de conversão 

Este indicador auxilia a medir a capacidade em converter os visitantes no e-commerce em clientes pagantes. É um cálculo bem fácil de ser realizado, basta dividir o total de clientes totais pelos visitantes do site. 

  • Custo por aquisição de Clientes (CAC) 

Muitas empresas utilizam o marketing digital para criar estratégias de retenção de clientes. Consequentemente, aplica-se o cálculo de custo por aquisição de clientes para saber a relação entre o que foi investido em divulgação e o total de consumidores. 

  • Taxa de retenção de clientes 

Esse indicador é muito útil quando nos referimos aos compradores recorrentes, pois eles costumam gastar mais. Basta calcular a diferença entre o total de clientes – no período determinado – pelo total de novos consumidores.  Após esta operação, dívida o resultado pelo número total de clientes no início do período. 

Em suma, o gerente responsável pelo e-commerce deve estar bastante atento aos indicadores financeiros. Afinal, são eles que determinam se o negócio está sendo um sucesso ou um fracasso. Nós, da ONCLICK, geramos os melhores indicadores financeiros e podemos te ajudar a entender quais estratégias a tomar para que o seu negócio cresça. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *