Alguma vez sua empresa recebeu de fornecedores ou mesmo fez o envio de produtos errados ou danificados?
Essas duas situações exemplificam como a falta de conhecimento dos conceitos picking e packing podem implicar em prejuízos financeiros e de imagem para a sua empresa.
Definidos como processos logísticos que acontecem após a conclusão de uma compra. São etapas diferentes, mas conectadas e necessárias para oferecer o melhor serviço e atendimento aos clientes.
Todas as fases de separação de produtos são tarefas complexas e, para que a mercadoria entregue pela sua empresa chegue corretamente e em segurança, é importante adotar essas técnicas no processo logístico.
Quando se inclui o picking e o packing, sua empresa e os seus consumidores saem ganhando.
Para começar, o que é, de fato, o picking?
O termo em inglês significa escolhendo e define o processo de separação dos produtos que serão encaminhados aos clientes.
O objetivo e a importância dessa etapa é garantir que as mercadorias estejam de acordo com o que o cliente pediu. Nesse momento, reúnem-se todos os itens da compra: produtos e quantidades, brindes (se houver), folders, nota fiscal, etc.
Esses passos estão diretamente ligados à experiência do clientes e ao cuidado com o consumidor final, gerando satisfação com a compra pela entrega correta, além de evitar devoluções e cancelamentos.
O bom atendimento e processamento de produtos impactam positivamente na fidelização de clientes, elevando o interesse em comprar mais na mesma loja.
Leia também na ONCLICK para melhorar a sua logística: Ruptura de estoque: por que e como evitar?
O que é o processo packing?
Em tradução livre, significa embalando. Ou seja, packing está atrelado à etapa de embalagem dos produtos.
Com importância reforçada às mercadorias frágeis e de fácil deterioração, este momento do processo é essencial para garantir a segurança e a qualidade do produto a ser entregue nas mãos do cliente.
São exemplos de packing as práticas de prevenção a danificações, furtos ou roubos e verificações de qualidade — incluindo conferências a todo momento sobre aspectos do estado do pacote original da compra.
Como melhorar as etapas logísticas de picking e packing?
Ter ótima gestão na logística de picking e packing é mais que necessário para melhorar a sua administração, evitar rupturas de estoque, vender mais, atrair novos clientes e aumentar a fidelização da marca.
Devido ao maior poder de compra dos consumidores online, hoje não é mais aceitável demoras ou falhas na operação. Este é um fator decisivo para o abandono de carrinhos e a contribuição para feedbacks negativos.
Se você quer garantir que os seus processos ocorram da melhor maneira, entregando qualidade e segurança aos clientes, as ferramentas de gestão são a solução para acompanhar as etapas de picking e packing.
O sistema ERP realiza o controle e a integração dos setores de entrega da sua loja — desde o cadastro de pedidos, estoque e financeiro —, para o acesso rápido e ágil durante os processos de separação e embalagem.
Tudo é centralizado em uma única plataforma, evitando o risco de perda ou de ter informações erradas sobre as demandas, facilitando o processo de entrega e automatizando a operação.
Diminua os problemas de logística no seu comércio com o ONCLICK ERP e tenha como diferencial a melhor gestão de picking e packing do seu segmento.