Muito além da gameficação, as tecnologias imersivas têm se destacado e sido responsáveis por impactar diferentes setores de maneira disruptiva e inovadora. Uma delas é a Realidade Virtual (RA).
Por mais que o termo Realidade Virtual seja usado constantemente, sua definição não é simples. O conceito vai além da utilização dos óculos VR e da entrada em um outro universo.
Datada de 1938, a RA foi citada pela primeira vez na obra Le Théâtre et son double, de Antonin Artaud. No livro, o autor francês sugeria um teatro em que a ilusão natural de personagens e objetos criavam uma realidade virtual.
De lá para cá, a tecnologia evoluiu e o conceito foi sendo aprimorado para cumprir o objetivo de promover ao usuário uma experiência 100% imersiva ao proporcionar a interação com simulações em 3D, instigando os cinco sentidos do ser humano por meio de uma intermediação entre os mundos real e artificial.
RA e o varejo
Quando aplicada no segmento varejista, por exemplo, fornece a possibilidade de a marca potencializar a interação com o consumidor a partir do engajamento de seu público e da construção de um relacionamento sólido com ele.
O varejo é um dos setores mais favorecidos pelo uso da Realidade Virtual pelo simples motivo de não precisar dele para ser mais lucrativo, mas para aperfeiçoar a experiência do cliente, oferecendo uma jornada multissensorial, diferenciada e lúdica que o aproxima da marca.
Para o aprimoramento da jornada do consumidor, a RA obtém dados sobre o comportamento do usuário desde o início até a finalização da compra.
Com essas informações em mãos, as empresas são capazes de basear suas estratégias de marketing para fortalecer a marca, melhorar o posicionamento perante ao mercado e, consequentemente, seu engajamento e suas vendas.
Ao promover uma experiência digital ao seu usuário, a interatividade e a imersão também o ajudam a conhecer um pouco mais sobre a empresa, seus produtos e serviços, influenciando diretamente o seu comportamento de compra.
Para a Statista, empresa alemã especializada em dados e consumidores, a aplicação da Realidade Virtual nos setores varejista e de marketing tende a crescer 300% entre 2020 e 2025, alcançando a marca de US$ 1,8 bilhões até o fim de 2022.
Leia também na ONCLICK: Jornada Phygital, a nova tendência do varejo
Como o varejo é beneficiado pela RA
A relação entre o setor varejista e a Realidade Virtual você já viu. Agora, a ONCLICK separou três vantagens de aplicá-la e os resultados para as marcas.
- E-commerce em outro nível
Como o próprio nome já diz, será possível criar lojas virtuais quase reais ao reproduzir ambientes personalizados e que estejam de acordo com o que seu público consumidor procura.
Seu cliente poderá pesquisar, ver, experimentar, testar e avaliar seus produtos antes mesmo de efetuar a compra — sem precisar sair de casa.
- Decisões mais assertivas
Além de ser vantajosa para o ambiente online, a Realidade Virtual também possibilita o impulsionamento das vendas em lojas físicas.
Com a experiência diferenciada e realista, os clientes ficam mais seguros e satisfeitos na hora de comprar, o que gera credibilidade para a marca.
- Redução na taxa de retorno de produtos
Uma vez que a realidade aumentada proporciona uma visualização completa de qualquer mercadoria no ambiente online, é possível melhorar os índices de satisfação do usuário e, por mais que o cliente possa se decepcionar com o produto depois de comprá-lo, a taxa de retorno da compra diminuirá – o que otimiza processos, além de poupar tempo e dinheiro.
Implementar a RA na jornada do consumidor contribui para ter um relacionamento mais próximo com os clientes, aproximando-os da sua marca de maneira imersiva e positiva por meio de experiências multissensoriais e diferenciadas.
Além da ampliação das vendas, também auxilia no estreitamento dos relacionamentos – fator imprescindível para a fidelização.
Entretanto, apenas a aplicação da Realidade Virtual não é o suficiente. É preciso contar com um plano completo que combine desde as pequenas ações até as que estão alinhadas ao comportamento de cada consumidor, como suas necessidades e preferências, para que tenha uma experiência completa.
Para acompanhar todas as etapas, contar com um sistema de gestão integrado auxilia na visão completa da loja, dos clientes e dos processos para que possam ser melhorados e ajustados a cada perfil, aliando a tecnologia e o comportamento para garantir a melhor experiência.
Quem é especialista em soluções para tornar o seu negócio no varejo mais moderno é a ONCLICK. Entre já em contato com o time de especialistas.