Realidade Virtual: qual é a revolução no varejo?

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Muito além da gameficação, as tecnologias imersivas têm se destacado e sido responsáveis por impactar diferentes setores de maneira disruptiva e inovadora. Uma delas é a Realidade Virtual (RA). 

Por mais que o termo Realidade Virtual seja usado constantemente, sua definição não é simples. O conceito vai além da utilização dos óculos VR e da entrada em um outro universo. 

Datada de 1938, a RA foi citada pela primeira vez na obra Le Théâtre et son double, de Antonin Artaud. No livro, o autor francês sugeria um teatro em que a ilusão natural de personagens e objetos criavam uma realidade virtual.

De lá para cá, a tecnologia evoluiu e o conceito foi sendo aprimorado para cumprir o objetivo de promover ao usuário uma experiência 100% imersiva ao proporcionar a interação com simulações em 3D, instigando os cinco sentidos do ser humano por meio de uma intermediação entre os mundos real e artificial.

RA e o varejo

Quando aplicada no segmento varejista, por exemplo, fornece a possibilidade de a marca potencializar a interação com o consumidor a partir do engajamento de seu público e da construção de um relacionamento sólido com ele.

O varejo é um dos setores mais favorecidos pelo uso da Realidade Virtual pelo simples motivo de não precisar dele para ser mais lucrativo, mas para aperfeiçoar a experiência do cliente, oferecendo uma jornada multissensorial, diferenciada e lúdica que o aproxima da marca.

Para o aprimoramento da jornada do consumidor, a RA obtém dados sobre o comportamento do usuário desde o início até a finalização da compra. 

Com essas informações em mãos, as empresas são capazes de basear suas estratégias de marketing para fortalecer a marca, melhorar o posicionamento perante ao mercado e, consequentemente, seu engajamento e suas vendas.

Ao promover uma experiência digital ao seu usuário, a interatividade e a imersão também o ajudam a conhecer um pouco mais sobre a empresa, seus produtos e serviços, influenciando diretamente o seu comportamento de compra.

Para a Statista, empresa alemã especializada em dados e consumidores, a aplicação da Realidade Virtual nos setores varejista e de marketing tende a crescer 300% entre 2020 e 2025, alcançando a marca de US$ 1,8 bilhões até o fim de 2022.

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Como o varejo é beneficiado pela RA

A relação entre o setor varejista e a Realidade Virtual você já viu. Agora, a ONCLICK separou três vantagens de aplicá-la e os resultados para as marcas. 

  1. E-commerce em outro nível

Como o próprio nome já diz, será possível criar lojas virtuais quase reais ao reproduzir ambientes personalizados e que estejam de acordo com o que seu público consumidor procura. 

Seu cliente poderá pesquisar, ver, experimentar, testar e avaliar seus produtos antes mesmo de efetuar a compra — sem precisar sair de casa.

  1. Decisões mais assertivas

Além de ser vantajosa para o ambiente online, a Realidade Virtual também possibilita o impulsionamento das vendas em lojas físicas. 

Com a experiência diferenciada e realista, os clientes ficam mais seguros e satisfeitos na hora de comprar, o que gera credibilidade para a marca.

  1. Redução na taxa de retorno de produtos

Uma vez que a realidade aumentada proporciona uma visualização completa de qualquer mercadoria no ambiente online, é possível melhorar os índices de satisfação do usuário e, por mais que o cliente possa se decepcionar com o produto depois de comprá-lo, a taxa de retorno da compra diminuirá – o que otimiza processos, além de poupar tempo e dinheiro.

Implementar a RA na jornada do consumidor contribui para ter um relacionamento mais próximo com os clientes, aproximando-os da sua marca de maneira imersiva e positiva por meio de experiências multissensoriais e diferenciadas. 

Além da ampliação das vendas, também auxilia no estreitamento dos relacionamentos – fator imprescindível para a fidelização.

Entretanto, apenas a aplicação da Realidade Virtual não é o suficiente. É preciso contar com um plano completo que combine desde as pequenas ações até as que estão alinhadas ao comportamento de cada consumidor, como suas necessidades e preferências, para que tenha uma experiência completa. 

Para acompanhar todas as etapas, contar com um sistema de gestão integrado auxilia na visão completa da loja, dos clientes e dos processos para que possam ser melhorados e ajustados a cada perfil, aliando a tecnologia e o comportamento para garantir a melhor experiência.

Quem é especialista em soluções para tornar o seu negócio no varejo mais moderno é a ONCLICK. Entre já em contato com o time de especialistas.

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