Como antecipar os desafios e resultados da Black Friday

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Uma das datas mais importantes de vendas para o varejo já está batendo na porta: a Black Friday. Marcada para a última sexta-feira do mês de novembro – muitas vezes com promoções estendidas até meados de dezembro –, o evento funciona para alavancar as vendas e gerar maiores receitas para os negócios.

Segundo dados da NielsenIQ Ebit, em 2021, as vendas no e-commerce brasileiro na data totalizaram R$ 4,2 bilhões – um crescimento nominal de 5% em relação a 2020. Com isso, a expectativa para este ano aumenta não somente para as lojas online, como também para as físicas. 

Dessa forma, tendo em mente o crescimento e o lucro do seu negócio, é essencial estar preparado para enfrentar os desafios e ter bons resultados na Black Friday de 2022. 

Por isso, a dica é antecipar as suas estratégias, criar planos bem definidos e eficientes para não acabar no prejuízo ou sem saber o que fazer.

Para te ajudar nessa missão, a ONCLICK elaborou uma lista com as sete principais dicas para que o seu negócio consiga se organizar com sucesso antes da data. 

7 dicas para ter uma campanha de sucesso na Black Friday

1. Ofereça opções diversas de pagamento

No setor de vendas, o meio de pagamento precisa ser seguro e eficiente para os consumidores. Essa é uma questão que afeta diretamente os resultados da Black Friday na sua empresa. Por isso, é necessário que oferecer diversas opções de pagamento – como dinheiro, débito, crédito, PIX e boleto bancário. 

No primeiro trimestre de 2022, a participação do PIX no e-commerce bateu recordes, com 11,5% de participação. Um dos fatores para a expansão desse método de pagamento é a simplicidade e a facilidade de utilização por parte do cliente.

2. Analise os preços dos seus concorrentes

Para que o seu negócio não fique para trás nas promoções, reserve um tempo – dias antes da Black Friday – para analisar os preços dos seus concorrentes. Com isso, caso o valor do seu produto esteja desproporcional ao do mercado, você tem a chance de realizar mudanças.

3. Invista no atendimento especializado ao cliente

Hoje em dia, existe a necessidade por parte dos consumidores de um atendimento mais pessoal e especializado nas empresas. Assim, para colher bons resultados da Black Friday, é interessante investir no atendimento otimizado e em uma linguagem amigável com os compradores – sempre dando a atenção necessária aos consumidores e focando no treinamento do time.

4. Defina a sua política de trocas

Quando você divulga a sua política de troca de produtos da forma mais direta possível, consegue prevenir adversidades e problemas com o cliente – além de evitar que ele ou ela procure sites de defesa do consumidor.

5. Use e abuse das redes sociais

Se você quer que os clientes tenham um olhar diferenciando para a sua marca, é preciso investir na construção de presença nas redes sociais. Aposte na identidade visual do seu negócio, crie propagandas fortes e destaque o seu catálogo de produtos na mídia. 

6. Integre os processos da sua loja

Para obter melhores resultados na Black Friday, tenha em mente que é preciso de sinergia entre as áreas de venda e estoque do seu negócio. Caso seja oferecido ou vendido um produto que o cliente não pode levar ou receber em casa, com certeza haverá insatisfação. 

Por isso, ter processos bem definidos ajuda a entender melhor como o trabalho deve ser realizado, desvendando dificuldades e detectando oportunidades de melhoria na forma como a empresa gera resultados.

Nesse caso, as vantagens incluem otimização da estrutura, melhoria no atendimento, eliminação de retrabalhos, redução de custos e aumento do valor dos produtos, aumentando a satisfação dos consumidores.

7. Tenha um ERP para e-commerce

Por fim, uma dica de ouro para o seu negócio é usar um ERP para e-commerce com o objetivo de automatizar as atividades e ter uma gestão integrada. O sistema aliado à uma visão de negócio contemplando todas as áreas da sua empresa facilita os processos não somente na Black Friday, mas durante o ano inteiro.A ONCLICK oferece um acompanhamento de gestão com uso de tecnologias avançadas e uma solução completa e flexível que integra e automatiza todo o gerenciamento da sua organização. Saiba mais no nosso site!

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