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Fique por dentro de tudo o que falamos até o momento.
Capítulo 1: O que é conhecimento?
Capítulo 2: Tipos de conhecimento.
Capítulo 3: Etapas do conhecimento.
Nas semanas anteriores, preparamos você para esse momento e os conceitos necessários para uma saudável gestão de conhecimento foram explanados. Agora é hora de sabermos como partir para ação.
Capitulo 4: Práticas adotadas para geração de conhecimento.
Mas antes de qualquer implementação o gestor deve perceber e sentir o momento do seu time e o executivo deve investir o tempo de seus gestores antes de qualquer ação. Esse tempo será utilizado para estudar as práticas que o mercado utiliza na gestão de conhecimento.
Conheça algumas práticas internas que você pode adotar em sua organização.
- Desenvolver um plano de capacitação e treinamentos internos.
Planejar um plano completo de treinamentos e reciclagem dentro de uma fornecedora de ERP é vital para continuidade da informação e conhecimento. Especialmente a rotatividade de funcionários tiver uma taxa relevante. Outras formas de interação e disseminação são os workshops, seminários, palestras. Preparar atividades práticas facilitam a absorção do conhecimento do treinando.
- Criar um ambiente de aprendizado.
Dentro da organização os gestores podem providenciar e planejar encontros periódicos dos funcionários com os multiplicadores da empresa, conversas informais que renderão confiança e aprendizagem. Um ambiente dinâmico e acessível entre as pessoas do time, facilita a troca de ideias, experiência e compartilhamento de Know How.
- Criação de documentação padronizada.
A saúde e qualidade da produção de um conteúdo eficaz, depende do tempo investido para uma estrutura de documentação. A mesma deve ser sempre atualizada, consistente e objetiva e para isso existem padrões estabelecidos no mercado que podem apoiar uma organização na estruturação de uma documentação padronizada e valiosa.
Dedique tempo a para registrar as respostas das perguntas mais frequentes dos seus funcionários e clientes, os famosos FAQ’s (Frequently Asked Questions).
Peça aos seus funcionários para listar os Procedimentos Operacionais Padrão (POP), das tarefas mais importes, como a contagem de estoque, a emissão de notas fiscais, separação de pedidos
Vocês como gestor, pode colher toda essa documentação e modera-la, conferindo a exatidão das etapas. Desta forma sua documentação começa a surgir e sua empresa começará a armazenar informações que trarão resultados a empresa.
- Implementar o Job Rotation.
O Job Rotation consiste em alternar funções entre os colaboradores após um certo tempo de função executada, possibilitando assim o aumento de habilidades e conhecimento que serão absorvidas pelo colaborador quando o mesmo estiver presente em outro time.
- Mapas mentais e Business Process Management (BPM).
O Business Process Management (gerenciamento de processos de negócio), permite mapear os processos organizacionais da empresa e é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio.
Com as ferramentas e práticas do BPM os analistas de negócio documentam os modelos criados a partir dos fluxos da organização, essa prática permite transpor o conhecimento desses fluxos a novos funcionários além de permitir que o gestor avalie o fluxo com um todo.
Já os mapas de mentais propiciam a organização saber a fonte da geração de conhecimento. É um método para armazenar, organizar e priorizar informações e faz uso de palavras chave que desencadeiam informações específicas e estimulam novas reflexões e ideias no momento do planejamento e na passagem de ensinamentos em uma equipe.
Essas foram 5 praticas que investindo dedicação e tempo você já consegue tirar a sua empresa da informalidade do conhecimento.
Esperamos você na próxima semana para fechamos a nossa saga com chave de outro.