O que esperar do 4° trimestre no varejo 

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Impactando de forma considerável e positiva a economia brasileira, os novos modelos de operação do varejo para atender efetivamente as novas demandas de mercado têm apresentado resultados positivos.  

E-commerce em ascensão, prioridade ao atendimento humanizado, jornada do consumidor otimizada e processos logísticos integrados no omnichannel: essas são algumas das principais mudanças observadas no setor varejista atual. 

Neste segundo semestre de 2022, será possível ver um aquecimento do setor, que cresceu 1,7% no ano, de acordo com o IBGE.  

Segundo uma projeção feita pela Associação Brasileira do Varejo (ABV), o varejo será movimentado positivamente, aumentando as vendas em até 12% em relação ao semestre anterior devido ao fim das medidas restritivas contra a crise sanitária da COVID-19 e pelas possibilidades criadas pelos eventos que ocorrem durante o período. 

Mesmo indicando resultados tímidos, a projeção é otimista para o setor varejista. Além da tradicional Black Friday combinada ao Dia das Crianças e às festas de fim de ano, um outro evento promete movimentar ainda mais o comércio: a Copa do Mundo da FIFA, no Catar.   

As semanas que antecedem um dos maiores eventos futebolísticos já mostram as demandas do consumidor específicas para a data: compras de novos aparelhos de TVs, artigos esportivos e de decoração, além de comidas e bebidas para assistir às partidas – e até mesmo o tradicional álbum de figurinhas da Copa – fazem parte das particularidades expectador, que não quer deixar de aproveitar uma promoção sem abrir mão do conforto. 

E chegamos à um questionamento: já que o brasileiro costuma fazer suas compras de Natal na Black Friday (última sexta-feira de novembro), qual o melhor momento para incentivar o consumo durante a Copa? A resposta também é a Black Friday. 

Para tanto, o setor varejista precisa estar atento e preparado para aumentar seu faturamento durante os seguintes períodos:  

  • Copa do Mundo 2022: de 21 de novembro a 18 de dezembro; 
  • Black Friday: 25 de novembro; 
  • Natal: 25 de dezembro. 

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Confira abaixo informações úteis para melhorar suas estratégias no varejo durante o segundo semestre: 

Antecipação é tendência 

Como dito anteriormente, a Black Friday deste ano deve ser voltada para atender ao consumidor ligado à Copa do Mundo e será preciso planejar ações ao longo dos meses – seja a partir promoções ou até mesmo caprichar no prazo de entrega, no caso do e-commerce

Segundo uma pesquisa feita pelo Gente, da rede Globo, mais de 80% dos consumidores é favorável à ideia de antecipação da data e cinco em cada dez brasileiros preferem comprar produtos e/ou serviços para a Copa do Mundo durante a Black Friday devido às promoções. 

E-commerce movimentado 

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) projeta o valor de R$165 bilhões no e-commerce para o fim de 2022, sem estimar a Copa do Mundo. Entretanto, com o evento, a instituição prevê o resultado positivo de R$170 bilhões considerando principalmente a venda de artigos esportivos. 

O custo do frete e o aumento dos juros são dois fatores que, combinados, podem impactar de forma positiva o aumento das vendas, é o que prevê a Abcomm. 

As expectativas para o fim de 2022 são mais que favoráveis no setor varejista e além da antecipação, processos como planejamento, programação e investimento atreladas a boas estratégias de marketing, vendas e logística, são capazes de proporcionar bons resultados e lucros. 

Para preparar a sua loja e manter uma operação integrada do físico com o online, é preciso ter um ERP, sistema de gestão, que esteja alinhado ao negócio e atenda todas as demandas de backoffice e operação. Por meio dele, acompanha-se o status das vendas, do estoque e o fluxo financeiro, além de outras áreas-chave.  

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