Veja as principais tendências de social commerce para 2023

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Em 2023, o cenário do e-commerce promete mostrar como as redes sociais transformarão ainda mais a forma como as lojas virtuais se relacionam com os clientes. Prova disso são as tendências de social commerce já que, recentemente, muitas empresas começaram a investir nas vendas por meio das mídias sociais. 

No último ano, o social commerce ganhou espaço nas organizações e mudou a forma de realizar vendas.  

A oportunidade é grande para o Brasil, que é o quinto país com mais usuários de internet do mundo. Ao todo, são 165 milhões de internautas ativos, segundo um levantamento da Statista.  

Neste cenário, 87% dos consumidores brasileiros fazem compras online, e outros 75% usam as redes sociais para buscar produtos, de acordo com dados de um estudo da All In em parceria com a Opinion Box.  

A mudança no mercado de consumo nacional voltado para o varejo começou a sofrer mudanças em 2020, quando o comércio eletrônico ganhou força frente a pandemia de COVID-19. Desde então, os hábitos dos clientes se moldaram aos novos formatos, entre eles as tendências do social commerce.  

O que é o social commerce? 

O social commerce é a integração da loja virtual às redes sociais. A tendência é uma estratégia de venda que usa as mídis sociais para conquistar novos clientes, alavancar as vendas e, assim, aumentar a receita.  

Essa atividade vem ganhando força principalmente devido à presença dos consumidores em redes sociais como TikTok, Instagram, WhatsApp, Twitter e Facebook, entre outras.  

Essas mídias estão cada vez mais populares e relevantes – em especial com os consumidores da geração Z, os nascidos entre o fim da década de 1990 e 2010. Por isso, as plataformas seguem investindo em ferramentas que facilitem a integração das tendências de social commerce.  

Além da venda de produtos, o social commerce também é utilizado pelas lojas para aumentar a visibilidade. Afinal, quando o produto é compartilhado por um usuário nas redes sociais, ele se propaga de forma gratuita, espontânea e com engajamento como uma versão digital do marketing “boca a boca”.  

Assim, caso você queira fazer o seu negócio bombar em 2023, deve apostar nas tendências de social commerce. Fique atento às dicas abaixo!  

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As redes sociais investem em ferramentas que facilitam a integração das tendências de social commerce.

Tendências de social commerce para 2023 

Aproximação com as gerações Z e Alpha 

Segundo uma pesquisa da Verint, mais de 60% dos integrantes da geração Z prefere comprar online a ir até uma loja física e ter interação. Neste cenário, quase 90% dos consumidores afirma que as redes sociais são seu ponto de inspiração para fazer compras.  

Ao mesmo tempo, a geração Alpha (nascidos a partir de 2010) já está com os pés no metaverso – realizando, por exemplo, compras de meta-moda em jogos como Fortnite e Roblox.  

Assim, uma das tendências do social commerce é a aproximação cada vez maior com as duas gerações mencionadas acima – já que essas pessoas depositam grande confiança em suas redes de preferência.  

Aposta no live commerce 

A expectativa para 2023 é que o live commerce se integre ainda mais nas estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que se insere nas rotinas de consumo do público – gerando uma nova onda de possibilidades de compras.  

As compras ao vivo oferecem a oportunidade de venda personalizada, feedback entre comerciantes e consumidores e negociação, tudo em tempo real.  

Para ter sucesso, aposte nas lives nichadas: além de realizar lives maiores, feitas para toda a audiência potencial, atue com públicos mais direcionados – dentro, é claro, do seu mapeamento de personas.  

Expansão do 5G 

Com a ampliação da cobertura do 5G em 2023, mais pessoas terão acesso à tecnologia. De acordo com dados da Ericsson ConsumerLab, 69% dos usuários de smartphone no Brasil pretendem migrar para a quinta geração móvel no próximo ano.  

Dessa forma, uma das tendências do social commerce são as boas experiências para os usuários, com anúncios fluidos, layouts limpos e checkouts rápidos –itens essenciais para fechar vendas e manter a confiança do cliente. 

Uso da Inteligência Artificial (IA) 

A grande missão da IA é tornar as ações mais ágeis, automatizadas e sem necessitar de interferência humana durante o processo.  

Por isso, seu uso no social commerce promete potencializar as vendas – permitindo que as lojas agreguem vantagem competitiva ao negócio, além de aproximar, fidelizar e facilitar a jornada de compra do consumidor.  

Como a ONCLICK auxilia a sua loja virtual com o social commerce? 

Para organizar e implementar as tendências do social commerce, nada melhor do que utilizar um ERP para e-commerce para automatizar as atividades e ter uma gestão integrada dos negócios. Aliado à uma visão de negócios que contempla todas as áreas da organização, o sistema facilita diversos processos.  

Na ONCLICK, oferecemos um acompanhamento de gestão com uso de tecnologias avançadas e uma solução completa e flexível – que integra e automatiza todo o gerenciamento da sua empresa.  

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