por Enio Ciappa
É uma satisfação fazer parte desta empresa num momento tão especial como este: transformações visando um crescimento firme e sustentável.
Meu nome é Enio J. Ciappa e sou o gerente responsável pela nova área de Consultoria da ONCLICK. Estou na empresa desde o início de Dez/2016 com o objetivo de organizar e fomentar esta nova linha de negócios.
Bem, antes de explicar afinal do que se trata esta vertical, queria também informá-los que estou na área de tecnologia há pelo menos 36 anos: 15 anos trabalhados numa multinacional alemã de autopeças (ZF do Brasil) onde iniciei minha carreira como estagiário até chegar a Analista de Sistemas e depois 21 anos trabalhando em consultoria, sendo que destes, 17 anos na Unione Consulting, chegando a posição de Gerente de Unidade de Negócio.
Minha experiência em consultoria vem exatamente daí: a vertical de Consultoria abrange desde atividades relacionadas a consultoria pura (implantação de projetos envolvendo tecnologia de parceiros), bem como a sustentação pós implantação, onde podemos ofertar desde a presença de um consultor especialista numa solução no cliente, como suporte presencial, com também oferecer o suporte remoto, nestas mesmas aplicações.
Basicamente, o fluxo desta nova Linha de Negócios será:
Algumas dúvidas podem ter surgido: afinal, estamos falando de quais soluções, quais produtos, quais parceiros?
A ONCLICK é parceira de alguns grandes players, como a INFOR (3ª maior empresa de aplicações para gestão corporativa do mundo) há 12 anos. Estamos aptos a participar de projetos da própria INFOR, focados no médio e grande mercado, além de podermos oferecer recursos especializados em necessidades pontuais tanto para a INFOR como para clientes ONCLICK.
Neste primeiro momento, vamos fomentar o incremento de oportunidades envolvendo a tecnologia INFOR, com o INFOR Ln, mas existem outros produtos que podem fazer parte desta lista, como o SCE (WMS), o EAM (Enterprise Asset Management), e outros. Estas são siglas que representam conceitos de soluções envolvendo desde um sistema de Gestão Corporativa, passando por soluções de Controle de Armazenagem e Controle Patrimonial e/ou de Ativos.
O mercado espera que empresas cada vez mais sérias e competentes assumam a frente no atendimento destas necessidades. Que estas empresas se tornem parceiros globais, no sentido de oferecerem uma gama de serviços completos, onde o cliente possa ter um único parceiro de negócios para resolver todos os seus problemas, de maneira confiável, eficiente. Estamos nos preparando para assumir esta posição.
Conforme avançarmos e progredirmos neste planejamento, poderemos incrementar nesta nova vertical outros parceiros, outras soluções, em solução fiscal, por exemplo, enfim, poderemos nos tornar parceiros de negócios multi-solução, multi-bandeira, abrangendo um leque cada vez maior de clientes.
Agora, como podemos melhorar aquilo que já vem dando resultado?
Como podemos evoluir em serviços se já temos uma variedade de linhas de serviço?
Estas são perguntas nada fáceis, mas que são a síntese de um grande desafio: crescer mais e fazer melhor.
A ONCLICK já tem uma história de 17 anos. Conquistou um mercado interessante, altamente competitivo, e já está estabelecida numa faixa do mercado, com uma solução ERP reconhecidamente e de enorme custo/benefício, além da qualidade em serviços realizados pela Fábrica de Software.
A criação desta nova área, para começar a desenvolver novos mercados, oferecer cada vez mais soluções e serviços variados e altamente qualificados, é o grande desafio para 2017 e os próximos anos.
Se considerarmos que além das soluções próprias, além da parceria de longa data com a INFOR, a ONCLICK tem parceria com a Microsoft, no Power BI, com a Acácia em Força de Vendas, com a Entuity, como provedor exclusivo no Brasil para gerenciamento de redes e devices, podemos dizer que temos um ótimo posicionamento de mercado.
Para agregar, trouxemos a parceria com uma empresa norte-americana especialista em solução de inteligência operacional, que alguns já puderam conhecer mais de perto, na 1ª semana de 2017. Esta sem dúvida será uma solução que abrirá várias possibilidades de crescimento em 2017.
Ou seja: temos muito trabalho, mas ao mesmo tempo uma perspectiva enorme de excelentes resultados.
E se não bastasse isso, já definimos uma nova frente: um novo gerente comercial que atuará conosco em Consultoria, a partir da nova Filial ONCLICK Rio de Janeiro. Esta nova frente já está funcionando desde 23/01.
E vem mais negócios por aí !!!
Que todos tenhamos um 2017 com muito trabalho e sucesso !!!