Buscar dicas de marketing para e-commerce é essencial para garantir o sucesso de um empreendimento online. Afinal, hoje, a concorrência digital está tão acirrada quanto a do mercado físico. Por isso, é imperativo conhecer formas de se destacar na internet.
Para ajudar a impulsionar a sua empresa online, apresentaremos 6 dicas de como melhorar o marketing para e-commerce. Continue lendo e saiba como atrair mais clientes de maneira inteligente e eficaz. Boa leitura!
1. Crie um plano de negócios
Antes de realizar qualquer investimento em marketing para e-commerce, é essencial criar um plano de negócios. É por meio desse documento que você definirá quais ações estratégicas serão cruciais para o sucesso do empreendimento.
No Brasil, muitas empresas acabam encerrando suas atividades de maneira prematura, simplesmente porque não se planejaram corretamente. Mesmo com um bom capital no início, a falta de direcionamento acaba não deixando os bons resultados acontecerem.
Com o plano de negócios, você evita cair em armadilhas ou tomar decisões por impulso, esperando que as coisas deem certo apenas por “sorte”. Entre várias informações importantes, o documento deve conter:
- ações de médio e longo prazo;
- objetivos;
- metas.
Mas nada disso é feito de forma aleatória. A definição dos objetivos e das ações, por exemplo, devem ser realizadas baseadas na persona do seu site, garantindo um trabalho direcionado e mais adequado ao perfil do público.
Por fim, o plano de negócios é imperativo para controlar os investimentos da empresa. Como explicado, vários empreendimentos quebram porque não sabem aplicar corretamente o capital financeiro.
2. Desenvolva uma estratégia de marketing de conteúdo
Tratando-se de e-commerce, o marketing de conteúdo é uma ação essencial para aumentar o alcance da empresa.
Utilizando estratégias de SEO, você pode deixar a descrição dos seus produtos mais atraente para os mecanismos de busca, como o Google, permitindo que o seu site fique melhor ranqueado.
Além disso, é interessante criar um blog e disponibilizar conteúdos otimizados sobre o segmento de atuação da sua empresa. Essa estratégia é ainda mais eficaz, pois você atrai usuários de maneira orgânica e pode direcioná-los para o seu site.
Além de blogposts com informações úteis sobre variadas questões, todas dentro do mesmo nicho, você pode oferecer materiais gratuitos como e-books e webinars.
Aplique também landing pages e formulários para transformar os visitantes em leads e, depois, em futuros clientes.
Isso pode aumentar bastante o tráfego do seu site, pois as landing pages são as páginas de destino de muitos resultados de busca. O nome se dá justamente em razão desse conceito, pois os americanos entendem que as pessoas aterrissam (landing) no seu site por essas páginas.
3. Utilize o e-mail marketing
Ainda dentro do marketing de conteúdo, há a possibilidade de desenvolver uma estratégia de e-mail marketing a fim de fortalecer o relacionamento com potenciais clientes.
Ao consumirem seus materiais gratuitos, os usuários tendem a fornecer algumas informações de maneira natural, entre elas o e-mail. É a oportunidade perfeita para você iniciar uma ação de e-mail marketing.
Mesmo com as redes sociais e aplicativos de mensagens sendo bastante explorados atualmente, o e-mail ainda é muito utilizado por pessoas que estão frequentemente navegando na internet, afinal, ele é uma das ferramentas mais solicitadas para confirmação de cadastro e inscrições, por exemplo.
Basicamente, você deve utilizá-lo para interagir com os usuários, enviando avisos sobre promoções e ações do seu e-commerce. Outra vantagem do e-mail marketing é que ações de fundo de funil (estágio no qual você pode falar abertamente sobre os produtos e serviços) podem ser constantemente aplicadas.
E como a maior parte das estratégias de marketing de conteúdo, o e-mail marketing é um investimento de baixo custo, mas com alta probabilidade de bons retornos.
Uma ótima dica para obter resultados consistentes é trabalhar bem o título da mensagem, pois é a partir dele que muitos usuários decidem se abrirão ou não o restante do comunicado.
Para concluir: tome cuidado para não ser invasivo ou incômodo. O objetivo é atrair e aproximar futuros clientes e não fazer com que se afastem da sua marca.
4. Adote ferramentas como o Google Adwords e Remarketing
Algumas ferramentas de marketing também são excelentes para evidenciar o seu e-commerce a potenciais consumidores. Neste tópico destacamos o Google Adwords e o Remarketing.
Google Adwords
O Google Adwords é basicamente a principal ferramenta de publicidade do Google. Ele é utilizado para que uma determinada marca tenha maior exposição de acordo com as pesquisas do principal mecanismo de busca da internet.
Ele funciona de duas formas: Rede de Pesquisa e Rede de Display. No primeiro, o assinante tem a sua marca exibida nos resultados de pesquisa do Google. Ao comprar um determinado número de palavra-chave, o seu site aparece toda vez que alguém buscar por aquela sentença. Quanto maior o investimento, mais bem ranqueada a página aparecerá.
Na Rede de Display, o Google coloca o anúncio da sua marca diretamente nos sites de parceiros. Ou seja, de acordo com o seu nicho definido, o banner do seu e-commerce é disponibilizado em sites do ramo.
Isso é interessante, pois aumenta as chances de a sua marca atingir pessoas realmente interessadas no seu tipo de produto ou serviço.
Remarketing
O Remarketing já funciona de uma maneira mais direta. Por meio de dados coletados, a ferramenta permite direcionar anúncios para pessoas que já visitaram a sua loja virtual. Ou seja, você trabalha com usuários que, em algum momento, já demonstraram interesse no trabalho do seu e-commerce.
Isso não só facilita a (re)aproximação, como também aumenta consideravelmente as chances de conversão dos leads.
5. Realize ações nas redes sociais
Sem dúvida alguma, as redes sociais transformaram de vez o conceito de relacionamento entre empresas e clientes. Hoje, é praticamente impossível que ações de marketing sejam bem-sucedidas sem que passem pelo crivo delas.
Por isso, fortaleça ainda mais a sua marca planejando ações diretamente para essas plataformas. Não só isso, certifique-se de manter os seus seguidores sempre atualizados e com todas as dúvidas sanadas.
Afinal, as redes sociais já são os principais meios de comunicação para muitos clientes. Quando uma marca se mostra pouco participativa nesses locais, é quase certo que não alcançará esse perfil de consumidor. Tratando-se de um e-commerce, isso é um erro grave.
6. Trabalhe bem as vantagens conseguidas
Aplicando algumas ou todas as dicas apresentadas neste post, há grande chance de o marketing do seu e-commerce trazer ótimos frutos. Porém, tão importante quanto desenvolver e executar as estratégias, é trabalhar os benefícios angariados. Confira.
Atração de leads
Com o marketing de conteúdo, inúmeros leads serão atraídos para o seu site. Cabe um trabalho de estruturação, comunicação e atendimento para que a maior parte deles seja convertida. Aqui, é fundamental uma análise de métricas para saber o nível de aproveitamento do seu e-commerce.
Facilidade de relacionamento
A partir do seu plano de negócio e das outras estratégias, como o e-mail marketing, você conseguirá atrair e iniciar um relacionamento com potenciais clientes. É importante nessa etapa realizar o acompanhamento da jornada do consumidor, garantindo que o usuário tenha uma experiência diferenciada no seu site.
Fechamento de negócios
Com a realização de compras e fechamento de negócios, o primeiro objetivo está completo. Mas logo começa a etapa de manutenção e fidelização do cliente. Junto ao acompanhamento da jornada dele, você deve assegurar que o consumidor se mantenha próximo e tenha todo o suporte da sua empresa.
Enfim, essas foram algumas dicas de como criar um diferencial marketing para e-commerce. É interessante também utilizar ferramentas específicas para análise de métricas e acompanhamento de dados. Assim, você terá real noção do quão efetiva está sendo cada uma das estratégias tomadas. Não fique para trás e comece a fortalecer agora mesmo o marketing da sua loja virtual.
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