As datas comemorativas podem ser ideais para personalizar seu negócio e captar clientes. Estes são os momentos do ano em que você pode destacar seu produto à frente de um concorrente.
Pensando nisso, a mais próxima, agora, é o dia dos pais, comemorado no segundo domingo do mês de agosto. Mais do que nos últimos anos, haverá uma busca intensa pelos produtos adquiridos via e-commerce.
Isso porque, de acordo com relatórios recentes sobre estatísticas de comércio mobile, cerca de 2 bilhões de pessoas farão uma compra on-line usando um dispositivo móvel em 2020, um aumento de cerca de 3% em relação ao ano passado.
Para aproveitar o momento, preparamos três dicas de gestão eficazes para você aplicar na sua loja virtual e ter mais sucesso nesta data especial.
- Conteúdo e personalização do seu e-commerce
Neste dia dos pais, você pode personalizar seu conteúdo e seus produtos.
O conteúdo tem um papel importante nas datas comemorativas, principalmente ao incluir o Inbound Marketing, alternativa para geração de novos leads. Você pode criar conteúdos relacionados à ocasião, utilizando palavras-chave e técnicas de SEO para que o seu conteúdo se torne relevante nas buscas.
As caixas, embalagens, e-mails, landing pages também podem ser repaginadas para adicionar o caráter especial da data. Essas pequenas personalizações ajudam a destacar a sua loja e deixam o cliente curioso sobre as suas ofertas, fazendo com que ele entre no clima.
- Brindes, ofertas e facilidades
Sabemos que o frete é um dos fatores decisivos na finalização da compra. Ter uma frota própria e/ou firmar parcerias com transportadoras podem ser fundamentais para diminuir esse custo ao cliente final, principalmente em datas comemorativas.
Por isso, aproveite as vantagens e a data para mostrar ao seu público que tem não apenas produtos e serviços especiais para presentear, como um desconto especial no frete. Seja na entrega, no produto, em kits ou em formas de pagamento, os descontos podem ser essenciais para o cliente escolher a sua loja.
Aproveite também para intensificar a divulgação no conteúdo. Dispare e-mails marketing para a sua base e aumente o investimento em mídia on-line. Isso eleva as chances de levar usuários para o site e, consequentemente, gerar vendas.
Nos EUA, por exemplo, 77% dos compradores dizem que os descontos podem influenciar onde compram e 48% dizem que podem aceleraram o processo de tomada de decisão.
- Algoritmo de site
A implementação de um pop-up de intenção de saída em seu site publicado semanas antes do dia dos pais permite que você comece a direcionar os compradores para uma página de destino com as sugestões de produtos selecionados.
Esse pequeno empurrão é eficaz para aumentar as conversões. Basta lembrar os visitantes desta comemoração com antecedência, usando mensagens no site que aparecem após a compra.
Newsletters e mídias sociais também são ótimos impulsionadores. Você pode tentar fazer com que os compradores aumentem suas aquisições ao buscar presentes adicionais para o pai.
Como fazer uma gestão eficiente de vendas on-line em datas comemorativas?
O gerenciamento de um e-commerce envolve diversas atividades.
Por isso, para aplicar e monitorar as ofertas, brindes e serviços especiais proporcionados em uma data comemorativa, é preciso manter o controle do negócio, olhá-lo como um todo e dobrar a atenção.
Nossa dica, é usar um ERP para E-commerce, para automatizar as atividades e contar com uma gestão integrada.
Afinal, para fazer essas estratégias darem certo é primordial uma gestão efetiva. Por isso, busque a consultoria adequada e implante um sistema aliado à uma visão de negócio que contemple todas as áreas.
A ONCLICK oferece um acompanhamento de gestão com o uso de tecnologias avançadas, e oferece uma solução completa e flexível que integra e automatiza toda a gestão da sua empresa, possibilitando mais controle e organização.