Por que você precisa de um assistente inteligente de compras

Com o apoio da Inteligência Artificial (IA), as pessoas podem fazer buscas e executar comandos de voz, dando mais segurança e gerando oportunidades para as empresas. Ou seja, um assistente virtual representa economia e competitividade das marcas no mercado.

Isso porque vivemos na era da praticidade, em que as pessoas querem fazer tudo de forma rápida e descomplicada; seja uma busca, tirar uma dúvida, comprar, mexer em um aplicativo, etc. E os assistentes inteligentes trazem todas essas facilidades que, se bem exploradas pelas marcas, podem ajudá-las a fidelizarem mais ainda o consumidor.

Em muitos países, a tendência do assistente por comando de voz, por exemplo, já mostra resultados positivos. Em pesquisa da agência americana Delineate, 35% dos consumidores on-line disseram que já realizaram, pelo menos uma vez, o processo de aquisição através dos comandos de voz. 

Outros 22% revelaram que utilizam os gadgets frequentemente para este fim. Isso demonstra que, quanto mais familiarizados os clientes estiverem, mais explorarão esse artifício em detrimento dos tradicionais.

De acordo com o estudo “Comércio Conversacional: por que os Consumidores Estão Inserindo Assistentes de Voz em Suas Vidas”, da empresa Capgemini, com mais de 5 mil consumidores nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha, atualmente 24% dos usuários preferem usar um assistente de voz a um site para comprar.

Qual é o real auxílio de um assistente inteligente de compras?

  1. No pedido

A IA funciona de maneira imediata, assim que o consumidor entra no site ou no aplicativo. Como o usuário tem contato direto com essa ferramenta, aumenta sua chance de resolver os problemas de forma muito mais prática. Hoje, ainda há a opção de realizar o pedido por comando de voz, facilitando o procedimento.

Internamente, a funcionalidade de pedidos de compras permite integrar processos e áreas, proporcionando maior controle dos fornecedores, dos preços praticados e das condições comerciais. 

Junto com o recurso de assistente de leitura por código de barras, o software identifica os códigos dos produtos adotados pelos fornecedores e converte para os registrados dentro da empresa.

Além disso, conforme o cliente utiliza o assistente, ele gera um histórico. A partir das estatísticas e informações geradas por ele, você pode identificar padrões de cada consumidor e passar a trazer resultados cada vez mais refinados para as buscas, melhorando ainda mais a experiência do cliente.

  1. Personalização

O assistente virtual refina a sua performance de acordo com as preferências e expectativas do seu usuário, a partir de dados gerados de suas principais buscas, requisições, carrinho, etc. 

Essa personalização é potencializada graças à multiplicidade de canais, que aumenta a disponibilidade e a possibilidade de obter informações e alinhar os algoritmos com a rotina dos usuários.

Aproveite, pois é uma excelente chance para modernizar plataformas e processos de acordo com as demandas e necessidades do seu público. Um exemplo é deixar o FAQ muito mais interativo, com uma aparência de conversa natural, gerando mais empatia e conexão com os seus consumidores.


A partir dessa ação, seu consumidor passa a ter o melhor atendimento 24h por dia, 365 dias no ano.

  1. Disponibilidade

O surgimento dos assistentes de voz e a inteligência operacional consolidaram a evolução das tradicionais interfaces exclusivamente manuais para os comandos por voz. Além de funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, o assistente virtual não gera custos extras para a empresa. 

Além disso, os assistentes inteligentes fazem os processos de forma muito mais ágil do que o trabalho manual faria, reduzindo filas de espera e entregando o que o cliente quer naquele determinado momento: respostas rápidas.

A preocupação em alinhar a inteligência artificial com a linguagem natural permite às pessoas fazerem consultas aos assistentes inteligentes sem perceberem que estão conversando com um robô.

E como aplicar?

Tudo isso pode ser aplicado na sua empresa de maneira segura e eficiente.  Você pode visualizar as solicitações dos pedidos de compras lançados no sistema e manter os custos dos itens dentro do limite estabelecido no Sistema de Controle de Compras. Mas caso as cotações de compras apresentem valores acima dos previstos, serão bloqueadas e somente liberadas mediante aprovação por senha.

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