Você muda de estratégia, mas continua sem alavancar as vendas? E quando você disponibiliza seus produtos e serviços na internet não atrai o volume de visualizações que gostaria? Você sabe por que isso acontece?
Apresentamos neste artigo três razões comuns pelas quais possivelmente o seu e-commerce não está vendendo, além de soluções em cada uma delas para ajudá-lo a aumentar as vendas online!
- Ausência de planejamento e gestão
O problema muitas vezes está em um dos pilares. Um planejamento consistente e uma gestão completa são imprescindíveis para qualquer negócio se manter firme.
Seja indústria, atacadista ou varejista, independentemente do tamanho, precisa criar estratégias que não somente são baseadas em sucessos anteriores, pois não são replicáveis, mas que tenham como referência uma análise da concorrência, as demandas, os feedbacks do seu público-alvo e as tendências do mercado.
Isso porque, para implantar essas mudanças, é necessário sair da zona de conforto. O mercado dinâmico e a sociedade em constante transformação provam a importância da resiliência. Em um ano vimos comércios mudando de 100% presencial para 100% digital. Se você não estiver preparado para se adaptar aos novos cenários, o seu concorrente pode fazê-lo e sair à frente.
E, se tem uma área do planejamento que você deve dobrar a atenção, é a logística. O frete grátis e a logística reversa, por exemplo, podem trazer mais dores de cabeça para o seu negócio se não forem bem executados e já são causas recorrentes para o fechamento de e-commerce.
Pensando em unir as demandas do mercado com uma estratégia unificada de planejamento e gestão, a dica é investir na estrutura omnichannel.
Dessa forma, o seu público-alvo irá te encontrar de forma mais simples e você terá um controle simplificado e eficiente de toda a cadeia de processos. O omnicanal também é a chave para integrar o marketing tradicional e digital, atraindo mais clientes.
- Não compreender a importância da tecnologia
Um bom planejamento vai te ajudar a colocar em prática tudo o que precisa ser feito de forma organizada. Porém, o que vai te auxiliar a tornar os processos mais práticos e trazer análises mais assertivas é a tecnologia.
Algumas soluções tecnológicas precisam constar na agenda dos gerentes, diretores e empreendedores do mercado, como, por exemplo, o ERP e a plataforma integrada.
- Um bom sistema de gestão – sistema ERP
Você já sentiu que estava perdendo o controle das suas vendas? Já percebeu que levava muito tempo para executar tarefas de controle de estoque e vendas? O ERP é a ferramenta que agiliza as tarefas diárias.
O ERP é um sistema de gestão que oferece integração logística e agiliza entregas por meio do fluxo de informações de vendas.
Quando uma loja está no marketplace, por exemplo, ela consegue incorporar as informações que já possui com a plataforma integradora. Saiba mais sobre qual é a importância do ERP para suas vendas no marketplace.
- Plataforma integrada para e-commerce
Uma plataforma de e-commerce integrada permite mais opções para o seu cliente, que também demonstra uma forte estratégia de Customer Success e maior praticidade para você.
Para o consumidor é vantajoso, pois concede uma maior gama de opções de pagamento com checkout transparente, bem como diferentes opções de meios de transporte para facilitar as entregas, o que para você significa integração diretamente com os marketplaces.
Com uma plataforma para e-commerce, você consegue uma série de benefícios indispensáveis para o sucesso do seu negócio, como:
- gestão otimizada do estoque e precificação;
- controle sobre meios de pagamentos;
- acompanhamento do desempenho da sua loja virtual;
- inclusão e exclusão de produtos de forma facilitada;
- integração com mídias sociais e com outros sistemas.
Saiba tudo o que você precisa saber sobre plataforma para e-commerce integrada clicando aqui.
Além desses exemplos, você pode investir no BPM (Business Process Management). Por meio de um BPM você pode obter uma base completa para auxiliar na tomada de decisão com gerador de relatórios, cubos de decisão multidimensionais, dando autonomia para os usuários personalizarem campos, telas, consultas e até criarem módulos inteiros do zero sem precisar envolver o fornecedor do sistema ERP.
Sem focar em tecnologia, existe uma grande chance de a sua empresa não conseguir automatizar rotinas repetitivas e, com isso, não alcançará a eficiência operacional necessária para manter-se enxuta durante a fase de crescimento.
- Falta de aptidão comercial
Outro motivo do porquê seu e-commerce não está crescendo pode ser a falta de aptidão comercial.
Isso acontece por:
- Não saber comprar corretamente;
- Não dimensionar as campanhas propriamente;
- Investir em mídias, marketing e performance sem saber exatamente as margens de cada item;
- Antecipar recebíveis por não ter percebido que falta de estoque para uma data sazonal importante e daí por diante.
Em vez de investir tempo e dinheiro para ser mais competitiva comercialmente, muitas empresas só apostam em promoções, descontos, fretes grátis e, por não ter feito uma formação de preço consistente, têm a tendência de estarem sempre em apuros financeiros.
Se esse é o seu caso, o que você precisa é de uma consultoria. Ela irá te direcionar para novas estratégias comerciais para resolver problemas e alavancar vendas.