O Brasil é um país empreendedor. Segundo o sumário executivo do Global Entrepreneurship Monitor, cerca de 20% do PIB brasileiro e 60% dos 94 milhões de empregos estabelecidos correspondem a atividades empreendedoras.
Dados do Ministério da Economia também confirmam que muitas novas empresas são abertas no país. Em 2020, os números chegaram a 3,36 milhões em todo o território nacional. Ao mesmo tempo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) afirma que80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o primeiro ano, e 60% fecham antes dos cinco.
Construir uma empresa do zero é um desafio e tanto. São diversos obstáculos que podem surgir ao longo do caminho. Para começar, é necessário se aprofundar com o segmento de mercado, o produto e/ou serviço a ser oferecido, todas as etapas da gestão, as contratações, a divulgação, entre muitos outros aspectos.
Porém, após muita pesquisa e estudo é possível ter conhecimento de todos os quesitos que precisam ser cumpridos e enfrentar os problemas que venham a surgir. Ao estar preparado, todo o processo torna-se menos complexo.
Mas, então, porque a maioria das empresas duram tão pouco?
Muito pode ser explicado com uma análise de gestão e do relacionamento com o público externo. Esses são os dois pontos-chave para você se atentar antes mesmo da criação de uma nova marca.
Um levantamento do SEBRAE mostra exatamente isso. De acordo com os dados, a maior parte das empresas fecham rapidamente porque os empreendedores não levantam informações importantes sobre o mercado antes de seu início.
Sem contar com a não realização de um planejamento estratégico prévio ao começo das atividades, o que, segundo o estudo, corresponde a mais da metade dos empreendedores.
Tais problemas podem ser muito prejudiciais ao negócio. Isso porque, um planejamento bem elaborado culmina em uma boa gestão, a qual, por sua vez, é capaz de tornar todos os processos mais claros e eficientes. Com ela, os bons resultados serão nítidos.
Hoje, com o avanço da tecnologia esse gigante, que é a gestão, pode ser facilitado. Ao abrir um negócio, é importante ainda utilizar as transformações ao seu favor. Dessa forma, mais oportunidades podem ser aproveitadas. O que pode resultar, inclusive, no lucro maior.
Uma boa gestão aproveita-se da tecnologia para levar o negócio a níveis inimagináveis
Outro ponto a ser considerado é o relacionamento com o cliente, fornecedores e parceiros. Uma empresa que sabe gerir e tem as ferramentas adequadas, consegue dar conta de tudo de forma mais simplificada.
Para essa função, os ERPs, sistemas de gestão, são aliados. São ferramentas completas de gerenciamento que auxiliam o seu negócio na hora de gerir e oferecer a melhor experiencia para os seus clientes.
Atualmente, existem diversos tipos de softwares, ferramentas e soluções avançadas que promovem melhorias no dia a dia dos negócios. Confira alguns deles:
- ERPs: como já falado, esse é um dos mais completos sistemas para a gestão. O seu nome é autoexplicativo. A sigla remete a “Sistema integrado de gestão empresarial”, ou seja, é um dashboard completo de todas as áreas do negócio.
- CRM: esse sistema é usado para controlar as interações com os clientes. Ele armazena as informações sobre os possíveis e atuais clientes, gerencia e analisa todas as interações. Possibilitando, assim, um preparo maior da empresa, otimizando a rentabilidade, a personalização de campanhas e até o aumento de vendas. Esta ferramenta pode ser conectada ou estar dentro do ERP.
- BI: ele é outro conceito que lida com dados. Nesse caso, combina a análise empresarial com mineração e visualização de dados, ferramentas e práticas que ajudam na tomada de decisões mais estratégicas.
- PDV: já existem sistemas completos e futuristas para gerenciar o PDV. Ele pode envolver desde a impressão das placas, até o sistema integrado com promoções que enviam mensagens de texto personalizadas quando o cliente está em contato com ele.
Seja qual for o tipo de gestão ou ferramentas utilizadas para ela, podemos concluir que a sua existência e o auxílio da tecnologia são indispensáveis nos dias atuais. Se a sua empresa não as tiver, as chances de ficar entre os 80% que fecham as portas com menos de um ano aumentam.
A tecnologia chegou para adicionar agilidade, segurança, eficiência e maior produtividade. A boa notícia é que a digitalização e a automação chegaram para ficar. Por isso, a tendência é que a tarefa de organizar uma empresa se torna cada vez mais fácil. Porém, para isso, ainda é necessário muito planejamento e conhecimento antes de iniciar as atividades.
A ONCLICK é uma das empresas que podem facilitar a gestão do seu negócio. Por meio de suas soluções – ERP, o PDV e o KPL -, oferece as soluções completas para a melhor eficiência, organização e facilidade na tomada de decisões. Além da plataforma de e-commerce, que também combina as ferramentas mais completas e o seu programa de canais.