Se você deseja diminuir a perda de vendas no seu estabelecimento, a atenção aos produtos pode ser um caminho para evitar a ruptura de estoque, um dos contratempos mais comuns, principalmente para o varejo.
Ela acontece por má gestão de controle e análise das operações, resultando na ausência de mercadorias e, consequentemente, na perda de negócios.
Principais causas que contribuem para a ruptura de estoque:
Falta de planejamento
A ausência de análises e entendimento de quais produtos são mais demandados em um estabelecimento contribui para situações de falta de mercadorias.
Ter conhecimento sobre os hábitos de compras dos consumidores é fundamental para acertar no pedido dos produtos e realizar as ações promocionais mais assertivas.
Má organização
Em geral, a não emissão do pedido, os erros no abastecimento do centro de distribuição e a demora para a entrega das mercadorias podem desencadear o aumento da ruptura de estoque.
Ausência de integração entre setores
É papel da área de compras de um estabelecimento buscar as melhores condições no momento de aquisição das mercadorias.
Porém, essa negociação nem sempre é rápida e o atraso pode afetar a quantidade de produtos disponíveis em loja para os consumidores — seja ela física ou virtual.
Sem a integração e a comunicação clara entre setores, como de compras e controle de estoque, pode haver prejuízos no cumprimento dos prazos entre o contato com o fornecedor e a aquisição dos produtos.
Leia também na ONCLICK: 5 passos para otimizar o seu estoque.
Quais são as consequências de uma ruptura de estoque?
Os pesquisadores Gruen, Corsten e Bharadwaj realizaram uma análise bibliográfica sobre comportamento do consumidor e de causas de ruptura de estoque. Veja os dados abaixo:
- 32% compram o mesmo item em outra loja;
- 20% substituem o item por outra marca;
- 17% adiam a compra;
- 11% desistem totalmente da compra.
Ou seja, a marca perde não apenas uma venda, mas pode fazer com que o cliente seja fidelizado pela concorrência ou não tenha mais a loja no topo das preferências nas próximas compras.
Como fazer para evitar as rupturas de estoque?
A ruptura de estoque afeta toda a cadeia: varejistas, fabricantes de produtos e consumidores.
Confira, a seguir, dicas da ONCLICK para como, em conjunto, propor soluções que combatam esse problema das lojas virtuais e físicas:
Conheça o público
Saber quais são os produtos mais demandados pelos clientes resultam no melhor preparo de estoque, com planejamentos mais assertivos para que não ocorra falta de mercadorias.
É importante ainda considerar as datas comemorativas, já que demandam mais produtos e, consequentemente, um melhor planejamento para aquisição e investimento neste estoque específico.
Por isso, contar com sistemas operacionais que auxiliam com relatórios atualizados em tempo real e que integram toda a operação da empresa, indicam quais produtos são mais consumidos e quais não tem muita procura.
Fornecedores
Manter um bom relacionamento com os fornecedores é importante para conseguir negociar valores, mesmo quando o pedido não tem uma grande quantidade de mercadorias.
Outro fator relevante é manter o planejamento para que, em momentos de alta do mercado ou de falta de insumos, a marca tenha preferência na aquisição.
Com um software de gestão, é possível agendar as compras de mercadoria com os fornecedores.
Desse modo, sempre que algum produto estiver perto de acabar, a reposição será feita em tempo hábil, sem correr riscos de ruptura de estoque.
Colaboradores
Um time bem treinado auxilia na gestão de estoque coordenada.
Após implementar um sistema de gerenciamento, é preciso que os profissionais do estabelecimento entendam como utilizá-lo. Assim, os processos serão mais eficientes e o negócio será mais organizado.
ERP
O sistema ERP pode ser a sua principal solução para combater a ruptura de estoque.
Por meio dele é possível controlar todas as operações do seu negócio: desde a compra da mercadoria até frente de caixa.
O software permite registrar o recebimento de produtos, a armazenagem, realizar agendamentos de compra e integrar todas as áreas de forma fácil, rápida e prática.
ERP ONCLICK
Você conseguiu visualizar a importância de ter uma gestão de qualidade no setor de estoque da sua empresa.
Agora, é a hora de colocar em prática e o ERP da ONCLICK te oferece suporte neste processo.
Com um sistema de ERP completo, você integra todas as áreas operacionais, otimizando o estoque e não tendo mais problemas com rupturas.
É possível realizar contagem de mercadorias em tempo real mesmo durante a realização das operações de compra e venda, além do controle simultâneo de diversos estoques.