Você sabia que 21% das empresas não conseguem sobreviver após o primeiro ano de vida? Esse dado é resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E um dos principais motivos para que isso aconteça é a falta de planejamento estratégico e organizacional, especialmente nos negócios de pequeno e médio porte.
A gestão empresarial é ampla e complexa para ser feita com processos manuais ou planilhas diversas. Afinal, cada área têm as suas informações e dados para administrar e controlar de forma integrada.
Fica a pergunta: qual é a solução?
A resposta está em centralizar os negócios em softwares de gestão empresarial, que são sistemas operacionais com a função de automatizar processos, reunir os canais de venda — ou seja, concentrar todas as informações em um único local e contribuir para o desenvolvimento maduro de qualquer negócio.
Entretanto, quando se trata de lojas — sejam B2B, B2C ou B2B2C —, dentre os diversos sistemas disponíveis no mercado, o ERP e o HUB de integração fazem toda a diferença para esse perfil específico, uma vez que os processos são complexos e realizados tanto off quanto online.
Leia mais na ONCLICK: ERP e HUB de integração: complementares ou concorrentes?
Por que sua empresa precisa de um ERP?
O software ERP atua diretamente na gestão empresarial do negócio.
Existem ERPs especializados em determinados segmentos, como financeiro ou o estoque, mas a principal funcionalidade deste sistema é contribuir na melhor administração dos processos de todas as áreas.
Algumas vantagens de se utilizar sistemas ERP
- Otimização dos processos;
- Emissão de nota fiscal e boletos;
- Relatórios de fluxo de caixa e tributações financeiras;
- Gestão de estoque;
- Marketing e vendas;
- Visão geral e integrada do negócio.
Por meio de uma única plataforma, é possível ter acesso a todas as informações administrativas em um só lugar, possibilitando maior controle das operações e, consequentemente, uma tomada de decisões mais assertiva com base em dados e análises.
O recurso disponibiliza relatórios e atualização em tempo real de qualquer alteração em qualquer uma das áreas. Desta forma, ganha-se tempo no acesso rápido das informações, além de contar com processos automatizados.
Qual é a função do HUB de integração?
Essa é uma ferramenta que integra os seus processos e canais de venda.
Na área de e-commerce e marketplaces, o HUB de Integração agiliza e organiza a operação de vendas online, unindo todas as soluções que um vendedor precisa.
De modo simples, agrega marketplaces e e-commerce ao ERP, culminando no gerenciamento e visibilidade completos.
É ideal para comércios com multicanais pelo gerenciamento das informações de venda em um só lugar.
Principais vantagens de se utilizar HUB de integração
- Cadastro de produtos centralizado;
- Atendimento às regras de cada plataforma;
- Relatórios de vendas e estoque;
- Gerenciamento de vendas;
- Automatização de processos de separação e envio.
Por meio do HUB de integração, é permitido enviar todos os produtos cadastrados de uma vez, com maior controle de estoque e pedidos.
Com a ferramenta, minimizam-se as falhas de informação, cadastros errados e interrupções de venda por mal controle da operação.
ERP e HUB aplicados no desenvolvimento completo do seu negócio
Você já sabe que o sistema de gestão ERP e o HUB de integração possuem particularidades. Enquanto o ERP é direcionado para os processos administrativos, o HUB é estratégico nos setores de marketing de vendas.
Para o desenvolvimento completo do seu negócio, é recomendado combiná-los para atender todas as particularidades da operação.
Enquanto se tem acesso aos relatórios de fluxo de caixa no seu sistema ERP, verificam-se os pedidos e o setor de estoque por meio do HUB de integração, facilitando e agilizando a tomada de decisão. Tenha já mais praticidades e o melhor controle das suas operações através do ERP e HUB da ONCLICK.