Entenda o picking e packing na logística

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Alguma vez sua empresa recebeu de fornecedores ou mesmo fez o envio de produtos errados ou danificados?  

Essas duas situações exemplificam como a falta de conhecimento dos conceitos picking e packing podem implicar em prejuízos financeiros e de imagem para a sua empresa.  

Definidos como processos logísticos que acontecem após a conclusão de uma compra. São etapas diferentes, mas conectadas e necessárias para oferecer o melhor serviço e atendimento aos clientes. 

Todas as fases de separação de produtos são tarefas complexas e, para que a mercadoria entregue pela sua empresa chegue corretamente e em segurança, é importante adotar essas técnicas no processo logístico.  

Quando se inclui o picking e o packing, sua empresa e os seus consumidores saem ganhando.  

Para começar, o que é, de fato, o picking? 

O termo em inglês significa escolhendo e define o processo de separação dos produtos que serão encaminhados aos clientes. 

O objetivo e a importância dessa etapa é garantir que as mercadorias estejam de acordo com o que o cliente pediu. Nesse momento, reúnem-se todos os itens da compra: produtos e quantidades, brindes (se houver), folders, nota fiscal, etc.  

Esses passos estão diretamente ligados à experiência do clientes e ao cuidado com o consumidor final, gerando satisfação com a compra pela entrega correta, além de evitar devoluções e cancelamentos. 

O bom atendimento e processamento de produtos impactam positivamente na fidelização de clientes, elevando o interesse em comprar mais na mesma loja. 

Leia também na ONCLICK para melhorar a sua logística: Ruptura de estoque: por que e como evitar? 

O que é o processo packing? 

Em tradução livre, significa embalando. Ou seja, packing está atrelado à etapa de embalagem dos produtos.  

Com importância reforçada às mercadorias frágeis e de fácil deterioração, este momento do processo é essencial para garantir a segurança e a qualidade do produto a ser entregue nas mãos do cliente.  

São exemplos de packing as práticas de prevenção a danificações, furtos ou roubos e verificações de qualidade — incluindo conferências a todo momento sobre aspectos do estado do pacote original da compra. 

Como melhorar as etapas logísticas de picking e packing? 

Ter ótima gestão na logística de picking e packing é mais que necessário para melhorar a sua administração, evitar rupturas de estoque, vender mais, atrair novos clientes e aumentar a fidelização da marca.  

Devido ao maior poder de compra dos consumidores online, hoje não é mais aceitável demoras ou falhas na operação. Este é um fator decisivo para o abandono de carrinhos e a contribuição para feedbacks negativos.  

Se você quer garantir que os seus processos ocorram da melhor maneira, entregando qualidade e segurança aos clientes, as ferramentas de gestão são a solução para acompanhar as etapas de picking e packing.  

O sistema ERP realiza o controle e a integração dos setores de entrega da sua loja — desde o cadastro de pedidos, estoque e financeiro —, para o acesso rápido e ágil durante os processos de separação e embalagem.  

Tudo é centralizado em uma única plataforma, evitando o risco de perda ou de ter informações erradas sobre as demandas, facilitando o processo de entrega e automatizando a operação. 

Diminua os problemas de logística no seu comércio com o ONCLICK ERP e tenha como diferencial a melhor gestão de picking e packing do seu segmento.  

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