Quando um dos maiores eventos do varejo digital chega ao fim, é hora de preparar as estratégias para que o seu e-commerce continue com resultados positivos. O período de pós-Black Friday é o momento certo para impulsionar os resultados aproveitando as vendas de natal e ano novo – e, assim, fechar o ano com chave de ouro.
Um estudo da Nuvemshop havia projetado um crescimento expressivo durante a Black Friday de 2022: a expectativa era de aumentar o faturamento em 10% frente 2021, no mesmo período de compras. No ano passado, esse valor foi de R$ 122 milhões.
Com a alta nas vendas, os lojistas se depararam com uma lista repleta de clientes e um prato cheio para buscar e fechar novos negócios. E o momento não poderia ser melhor, já que estamos próximos das festas de final de ano – outras datas aquecidas para o comércio brasileiro.
Neste artigo, a ONCLICK separou as seis principais estratégias para o seu negócio ter sucesso no pós-Black Friday. Continue a leitura para saber mais!
Principais estratégias para o pós-Black Friday
Analise os resultados
Os dados e resultados são essenciais para entender o desempenho dos negócios e para aumentar o nível de assertividade nas próximas campanhas.
Por isso, no pós-Black Friday, leve as suas análises de métricas para além do básico: entenda por quais canais os clientes foram mais impactados, a taxa de conversão, a métrica de ROI (Return of Investment) e a taxa de rejeição, por exemplo. Dessa forma, você consegue avaliar se as suas estratégias funcionaram e realizar as mudanças necessárias.
Investigue quais canais de comunicação funcionam
O pós-Black Friday é o momento ideal para saber quais canais de comunicação atraíram mais clientes e qual abordagem funciona melhor em cada um desses meios. E-mail marketing, mídias sociais, mensagens de texto ou blogs? Qual a melhor estratégia com os consumidores?
Mantenha contato com os clientes
De acordo com uma pesquisa, 60% dos clientes que têm experiência de compra positiva na Black Friday retornam ao mesmo e-commerce para consumir nas festas de final de ano.
Para tanto, é necessário manter a sua marca na cabeça dos consumidores. Foque no e-mail marketing, nas redes sociais e nas mensagens para manter a comunicação ativa. Utilize esses canais para pedir feedbacks e enviar conteúdos e ofertas.
Aposte no cross selling
Uma estratégia interessante para conquistar os clientes é o cross selling – ou seja, oferecer produtos complementares aos comprados. Caso ele tenha adquirido um tênis, por exemplo, você pode oferecer meias.
A técnica funciona no pós-Black Friday porque, além de aumentar o ticket médio, consegue-se aproveitar o momento de compra para despertar e sugerir novos desejos aos consumidores.
Estenda os descontos e promoções
Caso você tenha investido no estoque para a Black Friday, uma estratégia para “desencalhar” os produtos parados é investir nos descontos e promoções.
Dessa forma, além de ajudar os clientes a garantir os presentes para o natal com um preço mais baixo, você abre espaço na sua loja.
Tenha um ERP para e-commerce
Para fechar com chave de ouro, uma dica para o sucesso na pós-Black Friday é usar um ERP para e-commerce com o objetivo de automatizar as atividades e ter uma gestão integrada. O sistema, aliado à uma visão de negócio contemplando todas as áreas da sua empresa, facilita diversos processos.
A ONCLICK oferece um acompanhamento de gestão com uso de tecnologias avançadas e uma solução completa e flexível que integra e automatiza todo o gerenciamento da sua organização. Acesse o nosso site para saber mais.