Integrar a gestão com o canal de vendas da sua empresa é uma estratégia que envolve alinhar de forma eficiente todos os processos e sistemas com os canais de distribuição. Isso pode incluir a utilização de sistemas de CRM (Customer Relationship Management) para acompanhar as interações com os clientes, assim como a melhoria na comunicação entre os departamentos.
Também chamado de conceito omnichannel, a estratégia une o mundo offline com o online.
Siga com a leitura e entenda por que apostar em integrar a gestão com o canal de vendas no seu negócio!
O cliente entende que o foco está nele
Visto que as informações disponíveis nos canais do seu negócio, como redes sociais, permitem conhecer o seu público e promover uma melhor experiência de compra, é essencial contar com uma infraestrutura pronta para tirar dúvidas.
Nesse sentido, entende-se que já foi feito o caminho que o consumidor percorre em seu e-commerce até o fechamento da compra. Estratégia correta para integrar a gestão com o canal de vendas! O diferencial é ainda compreender com o máximo de detalhes também as dificuldades da sua persona.
Marketing inovador diante dos consumidores
O fato de ter canais que “conversam” entre si representa uma inovação não somente para a gestão, mas também diante dos clientes, que entendem a possibilidade de ter suas dúvidas e questões sanadas de forma rápida e eficaz.
Para integrar a gestão com o canal de vendas, contudo, é necessário que a estratégia de marketing da empresa esteja alinhada com o conteúdo das mensagens distribuídas pelos diferentes canais. Não há motivo para ter a tecnologia adequada e faltar no quesito de possuir as diretrizes que realmente resolvam o que o cliente precisa.
Facilidade para avaliar resultados
Apesar da garantia de melhores resultados, a operação de integrar a gestão com o canal de vendas envolve uma logística bastante complexa. É importante analisar dados coletados, identificar erros e corrigir problemas existentes para otimizar os resultados.
A boa notícia está aí: com uma plataforma unificada que seja resultado da integração, é possível ter em mãos dados e relatórios completos por métricas que facilitam a gestão do seu negócio.
E mais: quando o assunto é o conceito omnichannel, o cliente ganha a autonomia de, mesmo dentro da loja física, utilizar o aplicativo da marca para saber se há o produto específico que deseja. Se sim, ele faz o pedido com um dos vendedores da loja física e escolhe receber em sua residência.
Entende como um canal ajuda o outro rumo a uma melhor experiência de compra? Esteja preparado para a era omnichannel da sua empresa!