Uma das principais escolhas que devem ser feitas ao abrir uma loja virtual envolve a forma de pagamento online disponibilizada para os clientes. É preciso buscar as melhores opções para os consumidores e mensurar o impacto de cada uma delas no negócio.
Para acertar na decisão, o ideal é conhecer o perfil dos clientes e as vantagens dos meios de pagamento. Também é importante fazer um planejamento para o fluxo de caixa, pois o repasse do dinheiro não é imediato em alguns meios. Lembre-se de que essa escolha é fundamental para garantir o sucesso da sua empresa.
Neste artigo, vamos explicar a importância dos meios de pagamento, mostrar as vantagens e desvantagens de alguns deles e dar dicas para você optar pelo melhor. Continue a leitura!
A importância de escolher a melhor solução
A escolha correta da forma de pagamento traz alguns benefícios para os negócios. Além de facilitar as vendas e contribuir para o crescimento, uma boa decisão será importante para diminuir o número de fraudes. Isso porque o segmento de vendas online ainda sofre com um alto número de golpes.
Inibir tal tipo de ação é fundamental para manter o equilíbrio financeiro do e-commerce, pois grande parte do prejuízo dessas atitudes recai sobre o lojista. Portanto, buscar pela solução que seja capaz de dar mais garantia e segurança às transações é uma forma de demonstrar que sua empresa tem credibilidade e é um local seguro para comprar.
As formas de pagamento online
Existem algumas formas de pagamento mais conhecidas e utilizadas pela maioria dos consumidores. Vamos conhecê-las!
Boleto bancário
Trata-se de uma das opções mais utilizadas pelos clientes, pois basta que a pessoa imprima o boleto da compra e pague no banco de sua preferência. Essa modalidade é útil para atender aos consumidores que não têm cartão de crédito.
Uma desvantagem, porém, é a alta taxa de desistência. Como a transação não é automática, muitas pessoas desistem da compra antes de acessarem ou chegarem ao banco para pagar.
Cartão de crédito
O cartão de crédito é o responsável pela maior parte das vendas. Como é possível parcelar, essa opção facilita a compra e traz mais comodidade aos clientes. As desvantagens ficam por conta das taxas cobradas e da demora em disponibilizar o dinheiro — caso não haja um intermediário de pagamento.
Débito em conta
Nessa opção, o cliente digita os dados da conta e a senha bancária. Assim que as informações forem conferidas e o banco liberar, o dinheiro será transferido para a conta da loja. Trata-se de um meio menos utilizado, pois ainda desperta desconfiança entre os consumidores e lojistas.
Os sistemas de pagamento
De maneira resumida, os gateways e intermediadores permitem que as lojas tenham todas as formas de pagamento em um único sistema. Os dois modos costumam receber meios de transação como cartão, boleto ou débito em conta.
Vamos explicar as diferenças entre eles, além das vantagens e desvantagens de cada um dos métodos, abaixo. Acompanhe!
Gateway
O gateway faz automaticamente a ligação entre as operadoras financeiras e sua loja. Portanto, é necessário que a empresa estabeleça uma conexão direta com os bancos e as operadoras de cartão. Assim, os pagamentos realizados pelo cliente caem diretamente na sua conta.
Existem algumas vantagens nessa modalidade, como o pagamento entrando de modo direto na conta da loja, um checkout transparente e a possibilidade de contar com ferramentas para prevenir fraudes. É preciso apenas ter uma integração técnica, que deixe o lojista mais tranquilo, pois o gateway se responsabiliza por ajustes em sua plataforma.
Do lado das desvantagens, está a necessidade de estabelecer relações contratuais com cada empresa. Apesar de oferecerem ferramentas, os gateways não filtram ativamente as transações, portanto é preciso investir na gestão de risco para garantir a saúde financeira do negócio.
Intermediário de pagamento
A relação é com o intermediário, então a loja não se filia diretamente aos bancos e às operadoras de cartão. Dessa forma, os pagamentos são enviados para o intermediário, que disponibiliza o valor ao lojista alguns dias depois (sendo que esse período varia de acordo com cada serviço).
Tal método busca facilitar o processo e torná-lo mais simples para o lojista, pois cuida de todas as etapas por trás do pagamento. A existência de apenas uma relação contratual e a possibilidade de um checkout transparente, além de opções para evitar fraudes, são algumas das vantagens notadas.
A grande desvantagem está na falta de controle por parte do gestor, já que as operações acontecem no tempo e do modo determinado pela empresa intermediadora. Como as negociações não são feitas diretamente com os bancos e as operadoras, as taxas ficam mais altas.
As dicas para escolher a melhor forma de pagamento online
Agora que você conhece um pouco mais sobre as formas e os sistemas de pagamento, é preciso saber escolher o melhor para sua empresa. Como vimos, todos os meios têm suas vantagens e desvantagens, portanto é fundamental fazer uma análise aprofundada e buscar descobrir qual deles trará mais benefícios ao negócio, de acordo com suas especificidades.
O serviço oferecido pelos gateways costuma ser mais utilizado por empresas de maior porte, pois têm mais poder para negociar as taxas diretamente com bancos e operadoras, uma vez que já operam com um grande volume de vendas. Os comerciantes de pequeno e médio porte geralmente optam pelos intermediadores, que oferecem um serviço mais completo e simplificam os processos do negócio.
O importante é que você conheça bem seu negócio e também os costumes dos clientes, procurando facilitar a experiência de cada um deles e encontrar a solução que funcione melhor para as duas vias. Fique atento às tarifas dos serviços, avaliando qual proporciona o melhor custo-benefício.
Neste artigo, você aprendeu a importância de buscar as melhores soluções, além das vantagens e desvantagens de cada forma de pagamento online. Avalie todos os pontos levantados e faça a escolha de acordo com a necessidade do seu negócio, buscando sempre oferecer o melhor serviço.
Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para ficar por dentro das diferenças entre o gateway e os intermediários de pagamento.