Como funciona a integração de dados em uma empresa? Confira!

Os avanços tecnológicos contribuem para aperfeiçoar os processos das empresas, inclusive o gerenciamento das informações. A integração de dados é importante para facilitar a comunicação, a gestão e a tomada de decisão do negócio.

Com o passar do tempo, uma empresa acumula milhares de informações, que estão coletadas em sistemas diferentes e que muitas vezes não possibilitam a comunicação entre eles. Por isso, colocar todos os dados um único local ajuda a otimizar os processos e aumentar a produtividade.

Neste artigo, vamos entender a importância da integração de dados, quais as vantagens que ela traz e como funciona. Acompanhe a leitura!

Qual a importância da integração de dados?

A integração de dados é fundamental para uma empresa, pois ela simplifica as rotinas operacionais e traz agilidade nos processos. O cotidiano dos funcionários é corrido, com muitas tarefas, portanto, buscar informação em múltiplas fontes atrasa as etapas de trabalho e diminui a produtividade do negócio.

Ao manter as informações em um só lugar, a busca é mais rápida e o tempo é economizado. O sistema reúne tudo o que a empresa coletou e armazenou durante os anos em softwares distintos e disponibiliza em um único local. 

Desse modo, é possível combinar todas as informações relevantes do processo produtivo. O objetivo não é apenas captar essas informações, mas promover o armazenamento e a apresentação padronizada e coerente delas, de uma forma segura.

Quais são as vantagens que ela traz?

Uma das vantagens é o aumento no controle dos processos. Como todas as informações são centralizadas em um sistema informatizado, a gestão pode ser feita a qualquer momento, sendo simples analisar o trabalho dos setores e verificar a produtividade de cada etapa do serviço.

Usando a mesma plataforma para consolidar a informação, os colaboradores ganham praticidade no acesso aos dados. A informação rápida contribui para detectar as falhas com antecedência, dando tempo para a correção de alguma etapa do serviço. Isso aumenta as chances de resolver gargalos que diminuem a capacidade produtiva dos setores e colocam em risco a lucratividade do negócio.

A redução de custo também é uma das grandes metas de qualquer negócio, sendo também um benefício que a integração traz. Ao antecipar os erros, a empresa evita desperdícios e falhas que prejudicariam a produção. A centralização dos dados também contribui para o planejamento financeiro, tornando-o mais preciso.

Além disso, ela é a maneira mais eficiente de produzir informações para uma companhia. A informação é imprescindível para o sucesso de um negócio, portanto, quanto mais rápido e preciso for o acesso, melhor para o gestor. Isso facilita o processo de tomada de decisão, que passa a ser feito com base em dados concretos e corretos, afetando diretamente o futuro da empresa.

Como funciona esse processo?

De modo resumido, o processo funciona pela sincronização de todos os dados da empresa em um único sistema. Informações produzidas em diferentes setores e em formatos distintos devem estar disponíveis no mesmo local.

Portanto, é fundamental que a ferramenta tenha capacidade para receber os diferentes tipos de informação e transformá-los em uma leitura mais simples e eficiente. Para possibilitar a integração de dados na sua empresa, é preciso seguir alguns caminhos, que facilitarão o processo. Confira algumas dicas!

Simplificar os dados

Antes de mais nada, é necessário a compreensão acerca dos dados de sua empresa. Portanto, você precisa saber de quais fontes eles são provenientes, como estão organizados e a função de cada tipo de informação.

Essa análise contribui para que a integração possa ser aplicada da forma mais efetiva possível, já que possibilita direcionar os dados mais importantes e organizar a apresentação deles.

Escolher o sistema

Depois disso, é necessário escolher um sistema para fazer esse processo. O software adequado proporciona um processo de integração mais certeiro, o atendimento de suas necessidades e a maior relação custo-benefício.

Porém, se a escolha for errada, você pode ter problemas na gestão e gastar mais do que o previsto. Por isso, pesquise bem e evite o desperdício de investimentos em tempo, esforço e capital. Além disso, a ferramenta inadequada diminui o interesse por novas tentativas de otimização, o que é prejudicial.

Portanto, não hesite em pesquisar com calma, até encontrar o sistema que seja ideal para a sua realidade. Confira também a flexibilidade da ferramenta e como é o suporte, já que você pode precisar de auxílio em alguns momentos.  

Treinar os colaboradores

Como o investimento está sendo feito, é importante que os colaboradores estejam preparados para utilizar a solução. Mesmo o software facilitando os processos e o acesso aos dados, é necessário orientar quem utilizará o programa.

Os colaboradores são responsáveis pelo controle e operação do sistema, além das análises dos resultados gerados. Investir no treinamento desses funcionários é fundamental para aproveitar ao máximo a integração de dados.

Qual é a importância de contar com um ERP atualizado?

Como vimos durante o texto, a integração é crucial, pois contribui para otimizar a execução das tarefas, evitar desperdícios e tirar o melhor de cada profissional. Portanto, é importante escolher um sistema que consiga potencializar a gestão de informações da empresa.

Com o uso de um software ERP, informações dos diferentes departamentos da companhia podem ser disponibilizadas para os setores de gestão em tempo real. Esse processo possibilita que a tomada de decisão seja feita baseada em fatos concretos, deixando de lado as suposições.

O ERP precisa estar atualizado com todas as novidades do mercado tecnológico, que se renova constantemente. Por isso, é recomendável buscar uma solução que seja maleável e disposta à adaptação de acordo com as necessidades do cliente.

Neste artigo, vimos o quanto a integração de dados é importante para a empresa, já que facilita o controle das informações e a tomada de decisão. Por meio desse processo, é possível aumentar a produtividade e detectar falhas que atrapalham o andamento do serviço, prejudicando a lucratividade. Portanto, encontrar a ferramenta ideal é decisivo para o crescimento do negócio.

Gostou de aprender sobre o tema? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos relevantes para a gestão da sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *