Os relatórios são uma peça-chave para os negócios. Isso porque reúnem informações de todas as áreas, mostram resultados totais ou segmentados para que o gestor possa avaliar e tomar as decisões mais embasadas e assertivas.
Mas não adianta ter vários dados e não saber o que fazer com eles. Implementando o Business Intelligence (Inteligência dos Negócios/BI) na sua loja, por exemplo, você terá informações mais estruturadas sobre os setores para a tomada de decisões. Assim, você conseguirá encontrar o que precisa com maior velocidade e assertividade.
E ao contar com a Inteligência Operacional nos relatórios, você pode contemplar todas as áreas da sua loja física ou virtual a partir de dados e análises práticos e completos.
O que você precisa saber sobre os relatórios inteligentes
O acesso aos dados é feito por uma plataforma que permite extrair todas as informações possíveis. Ao combinar as métricas contidas nos relatórios gerenciais de cada área da sua loja, consegue-se melhorar o desempenho de cada uma delas. Isso porque, você passa a observar o todo, e não mais uma a uma de forma isolada.
Quanto maior a integração entre diferentes sistemas da organização, melhor. O relatório inteligente concentra as informações na plataforma, através do chamado Data Warehouse. As métricas, mesmo vindo de diferentes fontes de dados, como sistemas ERP, CRM, planilhas ou até mesmo arquivos de texto, podem ser visualizadas em grupo e ajudam na criação de indicadores empresariais muito mais eficientes.
Nesse caso, você precisa ter em mente que as ferramentas utilizadas nesse processo devem ter uma conexão entre si. Portanto, quanto mais integradas elas forem, melhor será para obter informações rápidas e completas.
E qual é a aplicação desses relatórios?
O ideal é que os relatórios sejam implementados diariamente, mas vale lembrar que cada negócio tem a sua peculiaridade.
Com essas informações, os gestores são capazes de fazer comparações e desenvolver estratégias de crescimento e aumento da produtividade, bem como medir o impacto da empresa. Sempre com o objetivo de guiar a organização ao crescimento, com uma maior faixa de lucro, clientes mais satisfeitos, maior rapidez no empreendimento, dentre outras características.
Além disso, os relatórios gerenciais podem ser usados para analisar a evolução dos departamentos dentro da empresa, mostrando o posicionamento dela como um todo.
Gestores comerciais dependem de relatórios frequentes para analisar o desempenho de vendedores e funcionários. Por meio deles também é possível perceber se o funil de vendas apresenta gargalos em alguma etapa e se a estratégia comercial definida tem trazido o potencial de vendas esperado.
Uma abordagem mais assertiva é adotar uma perspectiva que foque em um determinado problema para assim entender como utilizar os dados para resolvê-lo. Suponhamos que sua loja tem na rotatividade de clientes o maior gargalo e precisa entender os motivos pelos quais isso acontece. Ao aplicar as métricas referentes a este tema, recebe-se os relatórios necessários para análise do problema.
Na prática, quais são os benefícios dos relatórios inteligentes?
Por meio dos relatórios inteligentes é possível evitar problemas como:
- Erros e discrepâncias em cálculos de indicadores;
- Dificuldade para atualizar os dados;
- Risco de perda de informações-chave.
Esses relatórios dispensam o trabalho manual de gestores e vendedores do operacional, deixando-os a cargo da parte analítica e estratégica do processo.
Vale lembrar que a Inteligência Operacional personaliza esses relatórios. Então podem ser customizados conforme as necessidades e os indicadores utilizados pela loja. E por ser um processo automatizado garante:
- Mais confiabilidade nas informações;
- Rapidez na compilação de dados;
- Maior assertividade na leitura das métricas.
No aspecto geral da empresa, os relatórios inteligentes geram:
Diminuição de custos: o emprego de uma solução de BI pode ajudar a reduzir custos dentro do negócio, já que elimina a perda de tempo em análises infrutíferas sobre dados que não acrescentam nem na otimização nem para a operação e a gestão.
Melhoria na tomada de decisões: colabora na definição de múltiplos cenários para as campanhas.
Aumento da produtividade: tanto gestores quanto colaboradores param de agir de acordo com medidas de tentativa e erro. Suas atitudes passam a ser mais objetivas e eficientes.
Maior conhecimento do público-alvo: faz uma avaliação comportamental dos clientes com mais acerto e propriedade. Ela possibilita realizar testes hipotéticos e assegurar que as ações sigam os parâmetros do negócio estabelecidos pelo cliente, inclusive dando suporte para a mensuração do retorno adquirido.
Otimização de tempo: o conteúdo é atualizado em tempo real e isso diminui consideravelmente o período de reação. Essas informações pontuais contribuem para a implementação de estratégias compatíveis com as demandas dos clientes, o que é ótimo para estreitar o relacionamento com eles.
As ferramentas de Business Intelligence são capazes de acessar e examinar conjuntos de dados apresentando seus resultados em relatórios analíticos, resumos, painéis gráficos e mapas, visando fornecer aos utilizadores informações detalhadas sobre o estado do negócio.
Na ONCLICK automatizamos os processos para alavancar a sua empresa. Oferecemos uma solução que utiliza o conceito de IoT no monitoramento, alerta, sugestão e controle de todos os processos e atividades dentro da sua arquitetura operacional.
Por meio dos dados gerados e da consultoria especializada, você poderá desfrutar de todos os benefícios e elaborar estratégias mais assertivas para sua loja física e virtual.