O que você precisa saber para trabalhar com o tempo real!

Nos últimos anos, os avanços das ferramentas e da própria internet permitiu que você tenha acesso e o controle dos processos do seu negócio. De fato, a conexão trouxe o conceito de tempo real para todos os segmentos de mercado, principalmente no de operações on-line

Mas, antes de entender qual é a sua aplicação e os seus benefícios, você precisa saber o que é o tempo real – ou real time, como é chamada a expressão em inglês. 

O tempo real surgiu com a praticidade das tecnologias, auxiliando no gerenciamento e controle dos negócios. A partir de um software de gestão na nuvem, hoje é possível ter acesso aos dados gerais da empresa de e em qualquer lugar, com uma visibilidade completa de todas as áreas para a tomada de decisão mais assertiva em cada uma delas. 

Entretanto, quando falamos de e-commerce, esse tempo é uma variável que se tornou fundamental para aumentar a capacidade e velocidade em todo processo até o produto chegar ao cliente final. 

Porém, como executar o tempo real na sua operação?

Tempo real proporciona experiência ao cliente


As tecnologias permitem controlar e analisar os dados em tempo real. Sendo assim, é possível personalizar o seu e-commerce para melhorar a experiência dos usuários, o que amplia as oportunidades de conversão. 

Essa adaptação é feita com base na captura de preferências e comportamentos dos visitantes da loja virtual. Ao identificar os perfis e o que procuram, é possível antecipar tanto desejos quanto necessidades, para que estes sejam impactados. 

Neste caso, as redes sociais são os meios mais comuns. Através da resposta e/ou atendimento em tempo real das dúvidas e comentários, mostra-se que a sua marca é humana. Diferencia-se não apenas dos concorrentes, bem como aumenta o engajamento e volume de compras na sua loja virtual. 

Na hora da navegação, softwares com inteligência artificial podem interagir com os clientes de forma natural, personalizada e ao mesmo tempo por diversos canais, seja pelo desktop ou por dispositivos móveis.

Toda essa habilidade tecnológica com coleta de dados faz com que os sentimentos dos potenciais e já clientes venham à tona e tornem-se vantagem competitiva para a construção de toda a jornada de compra da sua loja virtual. 

Como proporcionar a experiência completa ao seu cliente com o tempo real? 

Aplique o tempo real também na gestão. A tendência é aderir a uma plataforma integrada. De forma automatizada, ele altera a movimentação de materiais, produtos e serviços. Maximiza o uso das informações disponíveis para tomadas de decisões imediatas. Ao integrar as áreas do seu e-commerce há otimização de tempo e dinheiro. 

Como funciona na prática? Um exemplo é a integração do controle de vendas, estoque e reabastecimento.

Primeiro, para ter um bom controle das vendas realizadas e manter os dados atualizados é fundamental aumentar a eficiência da gestão de compras. Logo, é possível identificar os produtos de maior giro, o portfólio ofertado e saber quais mercadorias são vendidas em determinado período de tempo.

Esse processo pode ser totalmente digitalizado, gerando um controle de resultado completo para ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora.

Tendo em vista o controle de vendas, o sistema verifica o estoque. Se houver falta de um ou mais itens, o reabastecimento é iniciado ainda antes de o pedido ser liberado para a fábrica. Nessa integração com os fornecedores, há a possibilidade de enxergar a capacidade de produção e de estoque deles antes de disponibilizar os produtos no site. 

A ideia de implantar o tempo real é nunca separar um pedido com faltas para deixá-lo pendente. Por isso, há a realização de múltiplas tarefas simultaneamente. Enquanto o reabastecimento estiver a caminho, as outras atividades, tais como separação e contagem no sistema, podem ser realizadas, economizando tempo. 

Quais são os benefícios?

  • Colabora para o maior controle sobre o que cada área está fazendo e as melhorias que podem ser aplicadas na loja virtual; 
  • Libera o acesso ao histórico de versões, tarefas e mudanças realizadas;
  • Mostra quais são as vantagens competitivas para o negócio;
  • Aumenta o QoS (Quality of Services) entregue;
  • Melhora o índice de rentabilidade no negócio;
  • Amplia a capacidade de entrega e disponibilidade de produtos;
  • Integra o estoque com a indústria fornecedora; 
  • Permite visibilidade interna de cada etapa até a entrega ao cliente.

Controle a entrega em tempo real

Um bom sistema de entrega é crucial para tornar a loja on-line competitiva e fidelizar os clientes. As duas principais áreas do controle de entrega de produtos e serviços para aplicar o tempo real são: rastreamento e roteirização. 

Nesse caso, ele monitora todo o processo desde que o produto sai do estoque até chegar ao destinatário. Também escolhe o melhor caminho para o trajeto. Somente usando a web o profissional pode acessar a localização de todos os funcionários e produtos com um rastreador GPS avançado. 

Quais são as vantagens?

Ao invés de desperdiçar combustível em engarrafamentos ou rastrear novamente as ordens de serviço, a otimização de rota exibirá o caminho mais econômico para cada tarefa e priorizará as rotas para os motoristas mais próximos.

Isso permite aos entregadores, por exemplo, que localizem quaisquer problemas em potencial, como tráfego congestionado durante a entrega. Também apresenta relatórios do processo para que se analise melhorias e verifique os resultados.

Para o cliente, há transparência quanto ao prazo de entrega, o acompanhamento da mesma, sendo até mesmo possível agendar o horário em que o produto chegará ao destino solicitado.

Com o ERP, você é capaz de adicionar o tempo real e controlar toda a sua operação. É uma solução fácil e objetiva que possibilita as visões gerenciais que garantem praticidade nos processos, confiabilidade na tomada de decisões, mais eficiência e produtividade. Tudo isso de forma prática, automatizada e simplificada.

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre o que é o tempo real. Para trazer mais insights ao seu e-commerce, acompanhe os nossos conteúdos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *