Gamification: saiba como usar essa estratégia

Utilizar novas estratégias para atrair e engajar consumidores é um desafio para os e-commerces que pretendem crescer. Porém, também pode ser uma grande oportunidade. A gamification é uma dessas opções e aproveita algumas características de jogos para motivar os clientes.

Os jogos têm a capacidade de manter as pessoas envolvidas de forma concentrada e compromissada. Por esse motivo, a gamificação busca extrair estruturas e dinâmicas de jogos com a intenção de usá-las em outros contextos, o que possibilita engajamento.

Neste artigo, vamos entender o que é gamification, como funciona e alguns de seus benefícios. Além disso, veremos como pode ser utilizada no e-commerce. Confira!

O que é gamification?

Gamification, também conhecida como gamificação, é a mistura de elementos comuns nos jogos para outros fins. Com a incorporação desses atributos, é possível criar conteúdos que mantenham os consumidores engajados, interessados e extremamente motivados.

A técnica de usar elementos de jogos pode ser utilizada em diferentes conceitos, como o aprendizado, a motivação para perder peso e o engajamento de profissionais de uma empresa. No contexto empresarial, ela pode ser usada para aplicar os conceitos no marketing, nos produtos, na estratégia de vendas ou no cotidiano da empresa.

Como ela funciona?

Usar a gamificação não significa simplesmente criar um jogo. Ela é uma estratégia mais complexa, que traz elementos de games para cenários diferentes. Ao usar essas características, a estratégia também envolve a interação e o engajamento.

Dentro dessa estratégia, tudo o que é realizado precisa ser recompensado. Isso pode ser notado, por exemplo, em programas de fidelidade, que permitem o recebimento de produtos ou promoções após a realização de alguma etapa.

A gamification pode ser estabelecida de acordo com alguns elementos, que são:

  • metas: são os motivos que o jogador tem para concluir as tarefas designadas;
  • regras: é o regulamento que direciona como o jogo pode ser jogado ou não, promove mais equilíbrio e competitividade para o jogo;
  • feedback: serve para informar como está o desempenho do jogador dentro dos diferentes ambientes do jogo;
  • recompensa: é a razão principal pela qual os jogadores se motivam e continuam em um jogo até sua finalização. As recompensas podem ser em forma de brindes, status, promoções ou outro incentivo.

Qual a efetividade dessa técnica?

Os impactos da gamificação podem ser notados de várias maneiras quando essa estratégia é utilizada com os consumidores. Vamos conhecer algumas vantagens que ela proporciona!

Estimula o engajamento

O cliente gosta de estar envolvido em jogos que tragam pontuações, como troféus e tabelas de classificação, que, por sua vez, resultam em benefícios para ele. Isso aumenta o engajamento, já que ele está motivado a continuar evoluindo na sua proposta para receber mais em troca.

Contribui para a satisfação dos consumidores

Com o uso de elementos de um jogo, é possível transformar as compras em algo divertido. Dessa maneira, o cliente passa a encarar o processo de aquisição como uma tarefa satisfatória, o que contribui para a melhoria da experiência do consumidor e para a sua fidelização.

Possibilita o aumento do alcance

Com a gamificação dos conteúdos, é possível conseguir dados importantes sobre os clientes e seus hábitos de consumo. Uma pessoa que passa por uma experiência estimulante tem mais chances de compartilhar isso com amigos e colegas, gerando um marketing espontâneo para o seu negócio.

Contribui para o crescimento das vendas

Com o aumento da interação e do tempo de permanência dos clientes no site, é provável que as vendas aumentem. Outro fator que explica isso é o oferecimento da recompensa, que faz parte da estratégia.

É mais fácil um cliente efetuar a compra quando ele sabe que será beneficiado por isso. Essa é a sensação experimentada em um processo de gamificação. Por isso, o crescimento das vendas é uma possibilidade real.

De que maneira utilizar a gamification no e-commerce?

Agora, que você já conhece mais sobre a gamification, daremos algumas sugestões para utilizar essa técnica no seu e-commerce. Confira as nossas dicas!

Emblemas de conquista

Os emblemas podem ser utilizados para demonstrar quais clientes estão em um nível superior. Isso gera um senso de exclusividade, induzindo os consumidores a aumentar o volume de compras.

Você pode definir o recebimento dos emblemas pelo número de compras ou pelo valor, por exemplo. Assim, consumidores que vão evoluindo e crescendo recebem novos escudos. É claro que isso precisa vir acompanhado de uma série de benefícios, que podem variar entre descontos, sorteios e promoções.

Programas de fidelidade

O programa de fidelidade contribui para aumentar a taxa de recompra na sua loja virtual, pois faz com que a frequência dos clientes aumente. Algumas promoções podem ser feitas, como liberar o frete grátis depois de três compras ou descontos progressivos.

Sistemas de pontuação

Para empresas que desejam aumentar o engajamento entre os clientes da sua loja, o sistema de pontos pode ser uma opção interessante. Nessa estratégia, os consumidores têm o seu espírito competitivo incentivado, sendo uma ótima de forma para engajá-los ao seu negócio. O compartilhamento de um ranking também é bom para manter a motivação e acirrar a competição.

Caça ao tesouro

Esse é um jogo conhecido, que leva os participantes a encontrar pistas específicas para chegar ao prêmio final. Uma forma de aplicar isso no e-commerce é por meio de uma campanha em que o consumidor encontra dicas para chegar a uma recompensa, que pode ser um brinde, desconto ou frete grátis.

Dessa maneira, o consumidor percorrerá as suas páginas, podendo se interessar por vários produtos. Além de promover o engajamento, ela estimula que o cliente visualize e conheça outros itens de sua loja, aumentando a possibilidade de venda.

Neste artigo, você entendeu mais sobre o que é a gamification e como ela funciona. Como vimos, essa é uma estratégia que proporciona engajamento dos consumidores com o seu negócio, pois as tarefas aumentam a satisfação e a motivação. Portanto, investir nesse método traz vantagens para o cliente e, principalmente, para o seu e-commerce.

Gostou de aprender mais sobre esse tema? Então, aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais a ajudar mais pessoas a compreenderem os benefícios da gamification!

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