O que você sabe sobre a importância da gestão da reputação da sua empresa online? Fato é que a imagem da sua marca é responsável pela visibilidade que o seu negócio tem na internet. Assim sendo, ter uma repercussão negativa pode prejudicá-lo, além de afastar consumidores dos seus produtos e serviços.
Dessa forma, a necessidade de gerenciar sua imagem é uma preocupação real que pode trazer consequências positivas ou negativas para o seu negócio — dependendo exclusivamente de como você trata esse assunto. Saber como construir o valor da empresa junto à sua reputação é a forma mais eficiente de se destacar na internet e conquistar o sucesso.
Pensando nisso, separamos, neste texto, como você pode contornar momentos de crise e fazer a melhor gestão da reputação da sua empresa. Continue a leitura e confira!
Como fazer uma gestão da reputação de forma eficiente?
Tenha um plano para momentos de crise
Para garantir uma ótima gestão da reputação, você precisa de um plano eficiente para qualquer tipo de cenário. Em uma possível crise, por exemplo, é preciso muito preparo para ser capaz de agir em tempo hábil e contornar o prejuízo da melhor forma possível.
Ter uma resposta ou um posicionamento preparado pode ser o diferencial para preservar sua reputação. Nesse sentido, é essencial que, no primeiro momento, a empresa deixe claro que está ciente de quaisquer problemas encontrados e que está fazendo o possível para encontrar uma solução.
Isso significa que você deve emitir notas sucintas e diretas nos principais meios de comunicação da empresa, como o site da marca ou as páginas nas redes sociais. Assim, garante maior tranquilidade para o seu público por meio de um posicionamento sobre o que está ocorrendo.
Você deve ainda fornecer eventuais atualizações sobre o estado da situação no momento. Ao tomar as medidas necessárias para contornar a crise, você deve divulgar, em todos os canais, os efeitos que as ações tiveram. Quanto mais transparente e direto você for com o seu público, mais eficiente vai ser sua gestão da reputação da empresa.
Faça um monitoramento da sua reputação online
O monitoramento é responsável justamente por evitar a maioria dos problemas que sua empresa pode ter. Assim, é possível facilitar a gestão da reputação analisando a repercussão do conteúdo disponibilizado e evitando que materiais negativos prejudiquem a sua imagem online.
O ideal é você traçar um plano sobre como o monitoramento das suas ações vai ser feito. Escolha os melhores horários para acompanhar os reviews de seus usuários nas redes, avalie a qualidade do seu conteúdo e forneça uma interação frequente com a sua audiência.
Além disso, procure expandir o monitoramento para todo o segmento do seu negócio. Isso permite acompanhar as principais tendências e problemas que podem impactá-lo. Outro ponto em que você deve prestar atenção é na reputação dos seus concorrentes de mercado.
Incentive comentários positivos
De nada adianta contar com muitos comentários nas páginas da sua empresa, se eles, em geral, prejudicam a sua imagem. Para garantir uma boa gestão da reputação da marca, é preciso incentivar um feedback positivo para o seu negócio.
Dessa forma, torna-se necessário fazer um trabalho preventivo capaz de estimular os consumidores já satisfeitos com seus produtos e serviços para que eles deixem a impressão que tiveram ao fechar negócio com você.
Além de melhorar sua reputação na internet, essa ação ajuda a destacar sua marca positivamente, possibilitando alcançar novos clientes e, consequentemente, melhorando sua lucratividade.
Outra vantagem que os comentários positivos podem trazer ao seu negócio é destacar sua marca nos mecanismos de busca.
Evite discussões
Em algumas situações, as repercussões negativas podem gerar uma série de comentários danosos relacionados à sua imagem. Durante esse momento, é muito importante manter a calma e evitar qualquer tipo de atrito com seu público. Para garantir uma ótima gestão da reputação da empresa, você não deve deixar sua audiência no escuro, porém precisa evitar qualquer tipo de comportamento agressivo.
Discutir com seus consumidores não traz nenhum benefício — muito pelo contrário. Esse tipo de atitude pode prejudicar sua imagem, fortalecendo qualquer argumento contra a sua reputação na rede.
É preciso lembrar que muitos comentários negativos não estão antagonizando o seu negócio, mas apenas servindo como um meio de as pessoas extravasarem uma possível frustração que tiveram com a sua empresa e também como forma de serem ouvidas.
Assim, procure responder ao máximo de comentários, mas buscando sempre ser gentil e indo direto ao assunto. Em casos mais extremos, é possível entrar em contato direto com a pessoa como meio de contornar a insatisfação.
Como reparar uma reputação negativa?
Caso a credibilidade da sua empresa já esteja comprometida, é preciso respirar fundo e ter bastante calma. Antes de tudo, procure avaliar o tamanho do problema enfrentado. Com isso esclarecido, é possível começar a planejar um meio de iniciar seu processo de recuperação no mercado. Essa estratégia é crucial para que seu negócio consiga se reerguer com sucesso.
Dessa forma, se o seu objetivo é reparar uma reputação negativa, é preciso ter consciência de que suas ações estão sendo efetivas. Procure definir indicadores que comprovem o sucesso de todos os passos que você tomou e como eles estão repercutindo no mercado.
Em seguida, busque responder a todos os resultados negativos que levaram sua reputação por “água abaixo”. Encontre os principais aspectos levantados pelo seu público e comece a agir desde já. Quanto mais você expressar o seu comprometimento em relação à experiência dos seus clientes, melhor vai ser a resposta deles.
Portanto, procure sempre se comunicar claramente. Mesmo em períodos de crise, se você deixar o seu público no escuro, isso vai repercutir negativamente na gestão da reputação da sua marca. A postura ideal ao procurar uma forma de reparar sua imagem é assumir o seu erro, mas mostrar-se à disposição a fim de fazer o possível para corrigi-lo.
Pronto! Agora você já sabe fazer uma gestão da reputação da sua empresa com sucesso. Para auxiliar nesse processo, o investimento em sistemas de ERP é ideal para auxiliar os gestores com os processos internos, permitindo a integração de atividades de diferentes setores.
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