Google Analytics: como utilizá-lo para avaliar sua empresa?

Você sabe como funciona o Google Analytics? Vivemos em um momento no qual há muitas informações disponíveis. Além disso, é importante destacar que também existe uma grande oferta de dados, e que nem sempre é fácil administrá-los. Isso porque, diante dessa overdose, pode ficar difícil saber quais são os dados mais importantes a serem observados e, consequentemente, se aplicam mais a um determinado tipo de negócio.

Você está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste post informaremos detalhadamente sobre o que é o Google Analytics, como ele funciona e qual é a importância dessa ferramenta. Além disso, explicaremos como avaliar os resultados da empresa com esse recurso. Acompanhe a seguir.

O que é o Google Analytics?

Essa ferramenta foi desenvolvida baseada na ideia de ser uma plataforma de relatórios eficaz e simples de ser usada. Tal recurso possibilita a visualização da sua marca em um dashboard. O local registra dados importantes como conversões, vendas e informações sobre os visitantes e o site.

Por meio dessa plataforma, é possível fazer relatórios personalizados que descrevem de forma detalhada somente o que o gestor deseja. Dessa maneira, evitam-se dados que o dono de uma empresa não considera relevantes para as estratégias de marketing digital. Diante dessas características, podemos afirmar, portanto, que o Google Analytics é uma das melhores formas de se fazer monitoramento e gerenciamento empresarial.

Além disso, a plataforma é extremamente útil para as empresas avaliarem os resultados em um período específico. Essa tarefa é muito importante, pois o ajudará a perceber se a sua empresa está caminhando na direção correta da realização dos objetivos.

Vale destacar que a parte de análise dos resultados pode ser feita utilizando diferentes critérios. Pode ser, por exemplo, observado o faturamento, número de visitas dos clientes, conversões, entre outros.

A partir dessa análise, fica mais fácil verificar as ações que estão dando resultado e identificar quais são os pontos de melhoria. Dessa maneira, será mais viável para a sua empresa direcionar os esforços e os recursos (podem ser financeiros, de pessoas, ferramentas, entre outros) para aquilo que é mais importante.

Qual é a importância dessa ferramenta?

Primeiramente, vale destacar que essa plataforma é gratuita, ou seja, é possível obter dados muito relevantes em relação ao seu público e estratégias digitais utilizando tal ferramenta. Entre os principais dados estão o número total de visitantes, pessoas que retornaram ao site, origens de tráfego (se veio, por exemplo, do Facebook, se o seu site foi encontrado por meio dos mecanismos de busca etc.), horário e localização dos acessos, entre outros dados relevantes.

As várias métricas disponíveis no Google Analytics tem diversas utilidades e, por isso, se aplica a diferentes setores de uma empresa. Entre os principais departamentos podemos destacar:

  • marketing: há métricas que possibilitam a análise precisa dos resultados das estratégias dessa área. Entre as principais estão a taxa de rejeição, perfil do público engajado e conversão. Todos esses números o ajudarão a observar o que tem dado certo ou não nas campanhas e, assim, fazer os ajustes necessários para garantir mais sucesso nesse departamento;
  • e-commerce: o Google Analytics possibilita que você observe detalhadamente qual é o desempenho da loja virtual, taxas de conversão, os produtos mais procurados e vendidos, entre outros números;
  • redes sociais: nesse ambiente é possível conferir quais são os destinos dos seguidores nas campanhas de anúncios, verificar as taxas de conversão, engajamento e rejeição;
  • blogs: pode-se observar quais são os posts mais acessados do mês, período de permanência na página (quanto maior é esse tempo, maiores também serão as probabilidades de o site ser encontrado pelos mecanismos de busca) e como os internautas chegaram até as páginas.

Vale destacar ainda que além de gerar todas essas métricas citadas no ambiente digital, o Google Analytics gera relatórios cumprindo períodos específicos determinados pelo usuário (pode ser feita a análise, por exemplo, considerando os últimos 30 dias, 2 meses etc.). É possível, portanto, criar relatórios personalizados indicando quais são os dados que devem ser captados e com que frequência. Dessa forma, a plataforma apresentará os dados automaticamente para você.

Como avaliar os resultados da empresa?

Destacamos anteriormente que o Google Analytics conta com diferentes métricas e elas possibilitam a análise dos resultados. Agora, você deve estar se perguntando: como fazer essa análise? Na sequência do artigo, abordaremos detalhadamente sobre os principais índices e explicaremos como analisar cada um. Continue lendo!

Visualizações na página

Não há muitos segredos em relação a essa definição e ela é bem simples de ser entendida. Como o próprio nome diz, a métrica faz referência ao número de usuários que acessaram a sua página.

Vale destacar que um mesmo visitante pode visitar a sua página várias vezes em um determinado período, começar a navegá-la por intermédio de diferentes canais (fazendo pesquisas no Google ou Facebook, por exemplo), acessar vários sites e gastar mais ou menos o mesmo tempo em cada interação.

Por isso, de forma complementar com o número de visualizações da página, é importante verificar qual é o número de visitantes únicos. Essa métrica não considerará visitas feitas mais de uma vez pela mesma pessoa. Por meio dela é possível analisar se a sua estratégia de marketing está alcançando mais pessoas e se há novos visitantes no site ou blog.

Taxa de rejeição

Essa é uma das métricas que mais geram confusão por parte dos usuários. Isso, pois, o nome nos leva a entender a “rejeição” como algum internauta que abandonou o site porque rejeitou o conteúdo. No entanto, não é esse o significado. Tal índice não leva em consideração os segundos que o usuário passou no site. Ele demonstra uma sessão em que o internauta visitou somente uma página e saiu, sem interagir com nenhuma outra.

Origens de tráfego

Esse índice também é muito importante, pois demonstra de onde vem os visitantes do site. Se eles, por exemplo, encontraram a sua página por meio dos mecanismos de busca, das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter etc.).

O Google Analytics conta com diversas ferramentas que possibilitam a análise de dados e elas podem gerar vários insights. O melhor de tudo é que essa ferramenta é gratuita. Considerando isso, vale muito a pena utilizar essa plataforma, pois ela o ajudará a alcançar melhores resultados nas estratégias.

Agora que você já sabe como funciona o Google Analytics, confira este post e conheça quais são os principais indicadores destinados às lojas virtuais.

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