Logística 4.0 e e-commerce: entenda essa relação poderosa

A evolução da tecnologia trouxe inúmeras vantagens para os processos e resultados no mundo empresarial como um todo. E diante da acirrada competitividade no mercado, foi preciso desenvolver métodos aptos a garantir a excelência na prestação dos serviços, de modo aumentar a visibilidade e a expansão de qualquer tipo de empreendimento.

Nesse cenário, a logística 4.0 se apresenta como uma ferramenta indispensável ao sucesso das estratégias dos e-commerces, e da cadeia logística das empresas em geral. Em vista disso, se a sua empresa ainda não está dentro de tal realidade, é bom correr e avaliar as soluções que mais se encaixam ao seu perfil.

Mas fique tranquilo! Para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto, conversamos com Giuli Romano, analista de marketing da Intelipost e elaboramos este conteúdo abordando os principais aspectos desse conceito de logística 4.0 e sua importância para o sucesso da grande maioria dos negócios. Siga a leitura e confira!

Afinal, o que é a logística 4.0?

Quando falamos de logística 4.0 estamos pensando em recursos tecnológicos que viabilizam ganhos e eficiência de uma empresa, gerando especialmente agilidade e redução de custos. E esse cenário surge justamente diante da ascensão do e-commerce e também do mercado business to business (b2b), que exige a estruturação de canais de vendas diretos aos consumidores — o que impacta a logística de distribuição, reversa e intralogística.

O novo modelo de comércio exigia aprimoramento nos processos, maior flexibilidade, visibilidade ao longo das operações e, a partir daí, surgiu a logística 4.0, conceito esse que também foi trazido para a atividade industrial, à medida que as organizações passam a adotar um modelo mais enxuto, eliminando um grande acúmulo de estoque.

De acordo com Giuli Romano, analista de marketing da Intelipost, a logística 4.0 baseia-se no uso de tecnologias inteligentes para otimizar a capacidade organizacional do seu negócio, bem como a adoção de estratégias diferenciadas a fim de aumentar a eficácia na prestação do serviço.

Quais as principais mudanças que ela proporciona?

Além otimização dos resultados internos, a experiência diferenciada da logística 4.0 favorece o engajamento e a fidelização de clientes pois é capaz de garantir a oferta de prazos de entregas mais curtos, preços diferenciados para os fretes, o rastreamento do pedido e facilidade no acesso aos canais de atendimento.

Enfim, ela traz consigo fatores que podem colocar o seu negócio como a primeira opção na hora de adquirir algum produto online. Entre algumas das transformações no setor relacionadas a essa logística contemporânea, podemos destacar:

  • a transparência e melhor visibilidade na cadeia de suprimentos;
  • maior controle sobre os produtos e respectivas localizações;
  • controle dos estoques;
  • condições do produto e custos mais assertivos.

Ademais, com a logística 4.0 também surge a necessidade de colaboradores alinhados com as transformações e inovações dentro do setor, resultado que será atingido com a promoção de treinamentos ou, ainda, por meio de contratações de novos profissionais que estejam mais abertos a essa realidade.

Qual a importância de adequar a cadeia logística com o crescimento do e-commerce?

Os resultados da logística 4.0 no e-commerce podem ser sentidos não somente em relação ao controle e gerenciamento dos estoques, mas sobretudo no que diz respeito à gestão da cadeia de suprimentos e ao transporte do produto até o seu destinatário final.

A inovação desses processos será uma peça-chave para otimizar tarefas como o rastreio e visualização dos itens durante cada etapa, o gerenciamento de um atendimento de alta qualidade para o consumidor, tudo isso por meio do monitoramento e da oferta de ótimos prazos de entrega. Em suma, a implementação de tecnologias é um meio fundamental para se alcançar um desempenho de excelência e, consequentemente, as metas de crescimento delineadas para o e-commerce.

Quais são os benefícios propostos e alcançados com esse novo modelo?

A proposta de automação é um caminho sem volta na logística. E se adequar aos  conceitos da logística 4.0 pode trazer inúmeros benefícios. “Um deles é o aprimoramento da análise de dados com a utilização de sistemas inteligentes. Como todas as informações são integradas em um único device, e podem ser acompanhadas em tempo real, facilita na obtenção de insights para tomar decisões mais assertivas de processos e criar estratégias viáveis para o seu negócio”, afirma Romano.

Dessa forma, se as ações são planejadas e desenvolvidas com alto nível de qualidade e, ainda, de maneira automatizada, os gestores conseguem mais tempo para focar nas estratégias do negócio, como: eliminar gargalos, ganho de tempo e produtividade.

Portanto, a logística 4.0 é uma excelente alternativa à redução nos custos sem comprometer os níveis do serviço prestado, graças à integração entre os processos por meio do uso de softwares inteligentes, como um TMS (Transportation Management System), que possibilita o acesso a informações atualizadas em tempo real.

Outra consequência positiva é a redução de perdas no estoque, bem como questões que possam pôr em risco a produtividade da empresa. É possível, por exemplo, diminuir significativamente problemas com extravios de carga e avarias nos produtos.

Como a tecnologia ajuda esse relacionamento a ser duradouro e eficiente?

Em linhas gerais, a incorporação de um software ERP é uma das grandes responsáveis pela potencialização das atividades no cotidiano de diversas áreas, e agiliza a tomada de decisões. Isso porque, ao implementar esse sistema, os gestores alcançam um maior controle das operações, com aumento da produtividade.

Os sistemas ERP exercem um papel de protagonistas na gestão empresarial, uma vez que compilam as informações geradas por todos os setores e transformam-nas em dados estratégicos, permitindo uma comunicação mais precisa, com respostas em tempo real. Devido ao acesso fácil às referências obtidas com a utilização de um ERP, podemos destacar:

  • redução de estoques e tempo de ciclo de ordens e fechamento contábil;
  • redução de custos em TI;
  • melhorias dos prazos de entregas e no transporte;
  • emissão de relatórios gerenciais;
  • melhorias nos processos de suprimentos e manutenção.

Por todo o exposto, conclui-se que a logística 4.0 é um elemento decisivo para que uma empresa a se torne mais competitiva no mercado, uma vez que a melhora na qualidade do serviço prestado impacta diretamente na satisfação do cliente final e, consequentemente, na credibilidade da sua marca no mercado.

Gostou do artigo? Agora que você já conheceu todas as vantagens de incorporar os preceitos da logística 4.0, aproveite para visitar o site da ONCLICK e conhecer algumas soluções personalizadas para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *