A logística é responsável por grande parte do desempenho de vendas de uma empresa tradicional e o mesmo acontece no e-commerce. Um bom controle da logística no e-commerce é fundamental para conseguir a fidelização dos clientes e aumentar a margem de lucro do negócio.
O desafio nessa área é conseguir manter uma operação sem tomar prejuízo. Para tal, é necessário controlar o estoque, o preço de frete, as estratégias de vendas e outros fatores fundamentais para o sucesso. Como as lojas virtuais são relativamente novas no Brasil, o setor ainda enfrenta problemas estruturais. Mas, não se preocupe, há solução para todos eles.
Neste artigo, nós trataremos sobre algumas dificuldades do setor, trazendo também as principais soluções para a logística no e-commerce e os benefícios de investir nessa área. Acompanhe a leitura!
Dificuldades encontradas no e-commerce
Apesar de saber da importância de setores como armazenagem, estoque e entrega, muitas lojas virtuais ainda sofrem com isso. De acordo com o site Reclame Aqui, no primeiro trimestre de 2017, 70 mil reclamações sobre atraso na entrega foram registradas, já em 2018 as queixas nos problemas com entrega sofreram um aumento de 34%, com mais de 90 mil reclamações registradas no mesmo período.
As falhas de comunicação entre os processos são um dos grandes causadores dos problemas de entrega. Se o transportador recebe a mercadoria com as informações erradas, é provável que problemas ocorrerão na hora da entrega. Quando a comunicação é eficiente, a empresa não sofre com essa adversidade e diminui as devoluções de produto.
Outro problema está nos altos custos de armazenagem, que acabam minando a margem de lucro do negócio. A complicação nessa etapa também afeta o controle de estoque, que necessita ser preciso e eficiente. Apesar de serem problemas que tiram o sono dos empresários, há solução para todas essas áreas.
Soluções para a logística no e-commerce
Se nos negócios on-line existissem apenas dificuldades, não seria uma boa área de investimento. Por isso, traremos algumas soluções que ajudam a manter a lucratividade no e-commerce.
Elabore um plano de vendas e operações
O sucesso de um e-commerce está ligado aos processos de armazenagem, expedição e entrega. Para conseguir efetuar uma venda, você precisa ter o produto disponível. Uma boa forma de conseguir isso é elaborando um planejamento de vendas e controle de estoque. É aqui que entra toda a preparação, desde a produção do produto até a chegada dele ao cliente.
Invista em recursos de monitoramento
O monitoramento dos processos e resultados é um dos segredos do sucesso. As métricas indicam os pontos fortes e fracos de cada setor. Ao manter um acompanhamento constante, você consegue detectar os pontos fracos e trabalhar para corrigir esses erros. Por outro lado, também é possível detectar os pontos fortes, o que contribui para a gestão dos demais processos, como o estoque.
Defina políticas de estoque
O bom controle do estoque é imprescindível para evitar o acúmulo ou falta de produtos, além de contribuir para a redução das despesas. Para conseguir bons resultados nesse processo, a comunicação entre os setores é importante. Descobrindo quais são os produtos mais vendidos, você pode se planejar para evitar que fiquem em falta. Do mesmo modo, ao descobrir quais produtos têm baixa procura, você evita o acúmulo deles no estoque.
Utilizar um software para a gestão de estoque também é uma atitude que pode trazer inúmeros benefícios. Essa ferramenta ajuda na otimização dos processos, dá maior controle no inventário do estoque, reduz erros e produz relatórios de acompanhamento.
Busque as melhores ferramentas
Além da ferramenta de controle de estoque, outras tecnologias podem ser necessárias para o sucesso do seu negócio. Um bom sistema de gestão – ERP – é importante para controlar todas as atividades relacionadas ao e-commerce e auxiliar no crescimento do negócio. Esse sistema pode ajudar na geração de relatórios, além de trazer inúmeros benefícios.
Uma plataforma de e-commerce também é fundamental para o bom funcionamento da loja virtual. Ela deve permitir a diversidade de opções de pagamento, vários centros de distribuição, variadas opções de transporte e outras funcionalidades. Não se dê por satisfeito se a plataforma não entrega o que a sua empresa precisa. Procure sempre o serviço que mais se adéqua à realidade dos seus produtos e do seu negócio.
Inove no transporte
Talvez este seja o processo mais delicado de toda a área de logística, inclusive no e-commerce. É preciso fazer um estudo e avaliar a opção de terceirizar essa atividade. A terceirização evita que você tenha gastos com manutenção da frota, além da desvalorização com o tempo. Lembre-se de sempre procurar a cotação de várias transportadoras e fechar o contrato mais vantajoso para a sua empresa, não ficando preso a apenas uma delas.
Benefícios de investir em logística
O investimento na área de logística é um esforço que se paga em pouco tempo. Com o aperfeiçoamento dos processos do seu negócio, você conseguirá promover a redução de custos, aumentando a margem de lucro. É interessante, também, pois diminui a possibilidade de erro em cada etapa e potencializa as vendas.
Usando as ferramentas de logística, é possível detectar de forma mais clara e objetiva os pontos fortes e fracos do negócio e trabalhar para corrigir os erros e, explorar os acertos. É importante ressaltar que quem procura uma loja virtual está em busca de velocidade e praticidade. Para conseguir entregar o que o cliente quer, é preciso investir em estratégias que possibilitem isso. Todas essas práticas só contribuirão para o sucesso da loja virtual e para a satisfação do cliente.
Conhecendo um pouco sobre as dificuldades da logística no e-commerce e aprendendo sobre como trabalhar para solucionar esses contratempos, é possível compreender que o e-commerce pode ser um negócio lucrativo. Uma excelente maneira de contribuir para o sucesso é investir em cada processo da logística do negócio, evitando desperdício e agilizando os processos.
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