O que é o código EAN? Veja porque utilizá-lo

Para conseguir fazer a comercialização de produtos no Brasil e no exterior, é preciso usar o código EAN. Ele facilita o comércio no cotidiano, tornando cada mercadoria única na hora de passar no caixa.

A tecnologia permite conhecer o caminho do produto, desde a matéria-prima até o estoque, bem como todo o percurso logístico. O uso do código de barras é uma maneira de modernizar a empresa e uma necessidade para empreendedores que investem no crescimento dos seus negócios.

Neste artigo, explicamos o que é o código EAN, sua função e estrutura numérica. Além disso, mostraremos os motivos para utilizá-lo e o que deve ser feito para implementá-lo. Continue a leitura!

O que é o código EAN?

O código EAN é uma combinação numérica única, usada para identificar um produto ou objeto. A sigla significa European Article Number em inglês, ou Número de Artigo Europeu, em português. Ele é formado por uma série de barras verticais e uma sequência numérica.

Esse código é usado em todo o mundo para registrar produtos de varejo, contribuindo para o controle interno das vendas. Ele armazena diversas informações relacionadas ao produto, o que possibilita o gerenciamento de cada mercadoria de maneira individual.

Como é a estrutura numérica desse código?

Como o código é internacional, ele precisa de informação sobre o país de origem. Além disso, a empresa fabricante, o produto produzido e o número verificador são as outras informações presentes. Veja como é a estrutura dele:

  • país de origem — 3 primeiros dígitos (os do Brasil são 789);
  • empresa fabricante — 4, 5 ou 6 dígitos;
  • produto por ela produzido — 3, 4 ou 5 dígitos;
  • digito verificador — 1 dígito.

O último número é conhecido como verificador. Ele deve ser recalculado sempre que houver alguma mudança na numeração e tem a finalidade de auxiliar na segurança da leitura.

Por que você deve utilizá-lo?

Agora que você já entendeu o que é o código EAN, vamos mostrar alguns motivos que reforçam a importância de utilizá-lo. São inúmeros os benefícios dessa tecnologia, que vão desde a redução de custos até a economia de tempo. Confira!

Oferece agilidade no caixa

O leitor digital de código de barras identifica o produto de maneira rápida. Isso significa mais agilidade no atendimento do caixa, pois os registros não precisam ser feitos manualmente. Dessa forma, é só aproximar a mercadoria do leitor que os dados são automaticamente enviados para o computador.

Melhora a eficiência no estoque

O estoque precisa ser muito bem controlado, e fazer isso manualmente não é uma tarefa muito fácil. O código de barras facilita esse processo, uma vez que atua no reconhecimento do produto da entrada à saída.

Com esse controle, é possível ter uma visão mais completa sobre o armazenamento e, consequentemente, facilitar a gestão financeira, muito importante para a saúde do negócio.

Reduz o tempo de treinamento dos funcionários

Leva pouquíssimo tempo para um funcionário aprender a usar o scanner portátil para leitura de códigos de barras. Além disso, os colaboradores não são obrigados a se familiarizarem com um inventário completo ou qualquer outro procedimento próprio.

De modo geral, é economizado tempo e esforço, já que não é necessário tirar um funcionário do trabalho para treinar um iniciante, além de reduzir o impacto da perda de quem já sabe operar o sistema, visto que outra pessoa pode assumir essa função rapidamente.

Permite mais precisão nas informações

A probabilidade de erros de um sistema digital é bem menor, se comparada ao trabalho manual. Quando todos os registros são feitos por humanos, a possibilidade de falhas aumenta, o que pode comprometer o sucesso do negócio. A leitura das informações é rápida, confiável e leva bem menos tempo do que a entrada de dados à mão.

Como os dados são obtidos com rapidez e precisão, é possível tomar decisões baseadas em informações certeiras, evitando falhas no planejamento. A melhoria nesse processo otimiza o funcionamento da empresa e proporciona mais qualidade ao serviço.

Proporciona economia com a redução de desperdícios

A gestão de estoque eficiente proporciona o menor desperdício de produtos com prazo de validade vencido. O sistema permite a consulta rápida e fácil sobre as mercadorias, informando, por exemplo, a data de vencimento. O controle sobre esses dados contribui para economizar e não desperdiçar recursos.

Estimula o crescimento da empresa

Ao proporcionar todos os benefícios acima listados, é normal pensar na expansão do seu negócio. Ao utilizar essa tecnologia, você proporciona novas possibilidades para a empresa. É possível ampliar a produção, controlar melhor as finanças, aumentar as vendas e, claro, o faturamento.

Como implementar o código em seu negócio?

Como vimos acima, existem diferentes formas de usar e se valer do código de barras para qualificar processos internos da empresa. Se você quer implantar a tecnologia no seu negócio, saiba que há só uma organização no mundo responsável por controlar a numeração e padronizá-la: é a GS1.

Para conseguir esse código, é preciso seguir os seguintes passos:

  • fazer o cadastro informando os dados da empresa;
  • enviar a documentação necessária por fax, e-mail ou Correios;
  • efetuar o pagamento do boleto.

O código é gerado de acordo com as características do produto, pois permite identificar vários aspectos, como peso, tamanho e cor. Cada mercadoria comercial tem um tipo de código específico.

É importante ressaltar que é preciso gerar um código individual para cada produto. Por exemplo, se você é um fabricante de canetas e vende um mesmo modelo em cores diferentes, deverá gerar um código para cada uma. Dessa maneira, se sua empresa produz ou vende cerca de 30 itens diferentes, serão necessários 30 códigos, um para cada mercadoria.

Neste artigo, você entendeu o que é o código EAN e como ele é importante para uma empresa. A lista de benefícios que ele traz, como mais agilidade e redução dos custos, demonstra a necessidade de utilizá-lo em seu negócio. Portanto, busque implementá-lo assim que for possível e estimule o crescimento das vendas e o aumento do faturamento.

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