As vendas são o coração de quase toda empresa. Afinal, é pela comercialização dos seus produtos ou serviços que um negócio gera caixa recorrente e de forma produtiva. E hoje existem diversos canais para se comunicar com os clientes em potencial e dar visibilidade aos seus anúncios.
Nessa análise, os marketplaces vêm passando por uma grande consolidação no nicho de e-commerce e tornaram-se grandes pontos de vendas. Pensando nesse contexto, preparamos este material com todas as informações que você precisa sobre como anunciar em marketplace de forma eficiente e lucrativa. Vamos lá?
O que são anúncios em marketplace?
Antes de entender as melhores dicas e estratégias para seus ads, é preciso ter um conhecimento consolidado sobre o que são os anúncios em marketplaces. Pois bem, essas estratégias de comunicação visual consistem em diversos banners ou espaços online que são ofertados dentro dessa plataforma de vendas.
Existe também outra versão muito comum que é a de rankeamento dos produtos. Ou seja, quando um cliente procura por um item específico, o da sua loja aparece nas primeiras colocações dos resultados. Vamos exemplificar para facilitar o entendimento desse processo!
Imagine que um certo cliente realizou uma busca por secador de cabelo no marketplace das Lojas Americanas, por exemplo. Além disso, você é proprietário de um e-commerce e revende itens eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Essa modalidade de melhorar as posições dos produtos faria com que seu anúncio de secador fosse um dos primeiros a surgir na página de busca. Consequentemente, isso aumenta muito as chances de vendas do seu negócio.
Principais características
Outro detalhe que precisa ser compreendido é o fato de que os anúncios em marketplaces têm algumas particularidades quando comparados aos de mídias tradicionais. Eles são direcionados para um público-alvo e têm diversos posicionamentos dentro do layout do marketplace.
Uma estratégia adotada e que gera muitas vendas é o remarketing. Nesse modelo, após um cliente realizar uma busca por um produto específico, campanhas são direcionadas com ofertas dessa mercadoria. Por exemplo, imagine que um comprador pesquise máquina de café. Ele não efetua a compra no primeiro contato, mas, após alguns anúncios e até mesmo descontos direcionados, ele pode realizar a aquisição desse item.
Como os anúncios são feitos?
Existem alguns pilares que norteiam a produção dos anúncios para a sua loja. Em primeiro lugar, está o nome do produto. Ou seja, é o termo que os clientes buscaram para encontrar os produtos que pretendem adquirir. É muito interessante observar como os seus concorrentes estão anunciando as mercadorias similares e adequar isso ao seu negócio.
Na sequência, outro ponto de extrema importância é a descrição do produto. Esse campo precisa ter as informações essenciais do seu produto, sendo escrito de forma leve e objetiva. Lembre-se de que erros de português não são toleráveis, pois passarão uma péssima imagem da sua empresa.
A imagem também é outro fator que merece atenção. Seus anúncios devem ter imagens de boa qualidade e com um bom enquadramento. Uma dica muito válida é a de nomeação dos arquivos de imagem que vão subir como anúncios. Por exemplo, imagine que o seu produto é uma cadeira bege. Você pode renomear a imagem como cadeira_bege.jpg para facilitar a busca pelos arquivos e não cometer erros.
Por fim, temos um dos elementos mais cruciais: o preço. Assim como foi dito sobre a análise de concorrentes para descobrir como os produtos estão sendo anunciados, é possível verificar as faixas de preço. Além disso, avalie quais são os custos envolvidos e detalhe tudo acerca disso para formular o valor final.
Como os anúncios atingem o público correto?
Uma das maiores vantagens de investir em anúncios está no fato de que a plataforma de vendas (marketplace) traça um perfil de consumo de cada visitante do seu site. Existem algoritmos e estratégias para saber exatamente as páginas que o cliente acessou e em qual produto ele estava interessado.
Isso faz com que as campanhas de marketing sejam entregues para leads quentes, ou seja, pessoas com alta chance de efetuar a compra. Essa é uma das grandes vantagens desse modelo de divulgação, pois entrega o anúncio correto ao cliente certo. Afinal, imagine ofertar um ferro de passar roupa para um consumidor que está à procura de uma máquina de lavar. As chances de essa venda ser efetuada são muito baixas, não é mesmo?
Como otimizar o desempenho dos anúncios em marketplace?
Ao longo deste material, você já teve um grande aprendizado sobre como funcionam os anúncios em marketplace e entendeu um pouco sobre como é a lógica de distribuição desses conteúdos. Agora, vamos descrever algumas dicas práticas de otimização do desempenho dos anúncios. Continue a leitura!
Ter cuidado no momento de cadastrar os produtos é algo vital para melhorar o desempenho dos seus anúncios. Informações errôneas ou redundantes podem acabar reduzindo a frequência de divulgação das suas campanhas.
Outro ponto é referente à divulgação nas redes sociais. É possível criar anúncios específicos para cada layout das redes sociais (feed, stories, chat) e ofertar seus produtos a potenciais consumidores. Isso aumenta consideravelmente as chances de sucesso e de conversão de vendas.
Ao optar por estratégias de otimização de anúncios em marketplace, você consegue resultados significativamente melhores. A conversão de vendas pode ser aumentada, bem como a demanda pode ser ampliada. Além de tudo isso, seu orçamento para veiculação das campanhas será executado de forma mais produtiva, melhorando os resultados operacionais da estratégia.
Neste artigo, você conferiu como anunciar em marketplace e descobriu como é possível alavancar as suas vendas com essa estratégia de comunicação. Assim, se o perfil dos consumidores brasileiros mudou significativamente, migrando do mundo off-line para o on-line, é necessário ampliar sua presença digital para conseguir crescer cada vez mais e efetuar vendas de forma recorrente.
Conhecimento é poder! Então, não perca mais tempo e confira um material exclusivo que preparamos para você sobre como fazer uso do storytelling para criar anúncios muito mais criativos e diferentes. Lembre-se de que a atenção dos seus clientes é um dos grandes pontos na hora de criar um anúncio. Boas vendas!