Como a Copa do Mundo vai impactar o varejo em 2022?

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A poucos dias do início da Copa do Mundo de 2022, que acontece entre 20 de novembro e 18 de dezembro no Qatar, a grande expectativa é que o evento movimente a economia brasileira – com destaque para o setor do varejo.  

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) prevê que R$ 1,48 bilhões em vendas no comércio e serviços relacionados ao maior evento esportivo do mundo. Essa projeção mostra um avanço de 7,9% em comparação com a edição ocorrida em 2018, na Rússia.  

Já segundo a pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 37% das micro e pequenas empresas, incluindo microempreendedores individuais (MEI), se preparam para a Copa do Mundo. 

Outro dado interessante, de um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em conjunto com a Confederação Nacional de Dirigentes de Lojistas (CNDL) projeta que aproximadamente 60 milhões de brasileiros pretendem consumir durante o período – criando potencial para injetar R$ 20 bilhões na economia do país somente com gastos relacionados ao torneio.  

As informações acima mostram como o evento esportivo tem grande potencial para alavancar o varejo na reta final de 2022. Neste cenário, saiba como a sua empresa pode marcar alguns golaços ao aproveitar a data comemorativa para impulsionar os negócios.  

Como o varejo pode aproveitar a Copa de Mundo de 2022? 

Para ajudar os seus negócios a alavancar as vendas no período da Copa do Mundo de 2022, a ONCLICK separou seis dicas essenciais para o setor de varejo. Confira abaixo! 

Faça um controle de estoque e pense na logística 

Antes de definir a sua estratégia de marketing e de preços, é preciso fazer um levantamento de estoque: afinal, quais e quantos produtos poderão ser oferecidos para a Copa do Mundo?  

Outro ponto importantíssimo é garantir que a logística da sua empresa esteja alinhada com o setor de vendas. Caso seja oferecido ou vendido um produto que o cliente não pode levar ou receber em casa, com certeza haverá insatisfação.  

Por isso, ter processos bem definidos ajuda a entender melhor como o trabalho deve ser realizado, desvendando dificuldades e detectando oportunidades de melhoria na forma como a empresa gera resultados. 

Mantenha a excelência dos produtos e de atendimento  

Certifique-se que os produtos oferecidos atendam aos padrões habituais da empresa. Lembre-se que eles devem seguir a qualidade e excelência praticada pela companhia durante todo o ano, e não somente durante a Copa do Mundo. Isso, inclusive, ajuda a construir uma reputação para os negócios.  

Também não deixa de pensar no treinamento dos colaboradores. É interessante investir no atendimento otimizado e em uma linguagem amigável com os compradores – sempre dando a atenção necessária aos consumidores e focando no treinamento do time. 

Pesquise a concorrência 

Neste período, vale pesquisar os preços dos produtos oferecidos pelos concorrentes. Assim, o seu negócio pode corrigir ou adequar preços que estejam fora do escopo.  

Além disso, acione a criatividade como oportunidade para ter a Copa do Mundo a seu favor nos negócios. Se tiver um produto relacionado ao tema, por exemplo, abuse da imaginação para divulgá-lo ou mesmo relançá-lo. 

Ofereça descontos ou brindes 

Aposte em descontos verdadeiros. Ao exibir os produtos disponíveis para compra, não esqueça de deixar os abatimentos nos preços claros na descrição.  

Outra forma de chamar atenção dos clientes é oferecendo brindes relacionados à Copa ou outros tipos de incentivos – como cashbacks, programas de fidelidades ou entrega grátis

Use e abuse das redes sociais 

Se você quer que os clientes tenham um olhar diferenciando para a sua marca, é preciso investir na construção de presença nas redes sociais. Aposte na identidade visual do seu negócio, crie propagandas fortes e destaque o seu catálogo de produtos na mídia. 

Tenha um ERP para e-commerce 

Caso um dos seus principais objetivos seja automatizar as atividades e ter uma gestão integrada na empresa, a dica é usar um ERP para e-commerce. O sistema, aliado à uma visão de negócio contemplando todas as áreas da sua empresa, facilita os processos não somente durante a Copa do Mundo, mas durante o ano inteiro. 

A ONCLICK oferece um acompanhamento de gestão com uso de tecnologias avançadas e uma solução completa e flexível que integra e automatiza todo o gerenciamento dos seus negócios. Saiba mais no nosso site

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