Segundo o antropólogo Edward Burnett Tylor, do ponto de vista etnológico, cultura pode ser definida como “o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Nesse sentido, estende-se suas variações para um cunho mais social e também voltado às relações de trabalho. No ambiente organizacional, a cultura corporativa é presente e necessária para garantir o sucesso de uma empresa.
Assim, estabelecida de maneira interna nas companhias, ela é um conjunto de regras, normas, valores e princípios que incidem no comportamento praticado no local de trabalho.
Além disso, a cultura corporativa está diretamente ligada aos resultados do seu negócio, isso porque é a partir dela que é construída a imagem da sua empresa perante os clientes, à concorrência e, principalmente, seus colaboradores.
Logo, se você não tem uma cultura bem definida internamente, o desempenho dos funcionários pode ser afetado, bem como as conversões de vendas.
Um grande exemplo a ser tomado é o Google, que busca proporcionar aos seus trabalhadores algumas regalias para aumentar a motivação e garantir o bom desempenho. Por meio da inovação, a gigante da internet trouxe para a rotina de trabalho premiações, festas e diversos produtos gratuitos.
Dessa forma, quando um cliente encontra sua marca e denota o padrão social que a sua corporação segue, pode se identificar ou não, tornando isso um fator determinante para que ele adquira algum produto seu.
Mas, estabelecer uma cultura corporativa vai muito além dessas razões.
Entenda, portanto, qual a importância de instituir essas condutas e protocolos no setor varejista
A princípio, o intuito da sua aplicabilidade é, assim como toda e qualquer ação empresarial, alcançar resultados com vendas e, consequentemente, gerar lucro.
Para isso, existem alguns componentes que compõem a cultura corporativa. São eles:
Trabalho em equipe
É fundamental que você tenha colaboradores que vivam em harmonia e se sintam bem no ambiente de trabalho. Dessa forma, incentivar um clima amistoso e colaborativo garante que os indivíduos se mantenham satisfeitos em trabalhar de maneira unida e com foco.
Não apenas ao nível operacional, você precisa estender o estímulo a esse comportamento também nos cargos estratégicos e de decisão. Assim, os trabalhos se tornam sincronizados e o objetivo será atingido de maneira integral.
Inovação
Outro elemento que deve estar associado à sua cultura corporativa é o encorajamento aos colaboradores para exporem ideias de melhorias nos processos da sua empresa.
Afinal, investir em otimização nos procedimentos é sinal de modernidade, agilidade e, até mesmo, reduz custos a curto prazo.
Logo, dar espaço e oportunidades para o pessoal da sua equipe se sentir aberto em participar de forma criativa, nessas situações, demonstra que seus funcionários estão engajados em trazer melhores resultados à organização.
Entregas de trabalho
Por meio da cultura corporativa, é essencial estabelecer padrões de entrega de trabalho. Ou seja, deixar claro o que você espera de cada colaborador, no que se refere a prazos, conduta, qualidade do material ou serviço entregue por eles.
Essas orientações impactam de maneira positiva todas as etapas do processo de produção, desde os procedimentos iniciais até a satisfação do cliente ao finalizar uma compra.
Busca por resultados
Associado ao item acima, você precisa compreender que não se deve pensar apenas no lucro e se preocupar somente com os resultados. Essa atitude implica em uma má gestão acerca de todos os meios que compõem o seu negócio.
Com isso, para obter mais chances de desenvolvimento, o fluxo de trabalho deve ser acompanhado por completo. Isso faz com que seja possível a identificação de pontos de melhorias para automatizar e otimizar os sistemas internos.
Competitividade
Presente em todo o setor varejista, a competição entre as empresas é comum quando se busca conquistar os clientes. A famosa concorrência se torna algo natural no mercado e traz benefícios ao seu negócio, visto que você é sempre incentivado a oferecer sempre os melhores produtos.
Não diferente disso, de maneira interna, a competitividade entre os colaboradores deve existir, mas de maneira saudável e amigável. Aplicar metas individuais ou em equipe, desde que sejam possíveis de serem alcançadas, faz com que os colaboradores busquem se esforçar pelo bem da empresa.
Ao reconhecer os trabalhos empregados por cada um para atingir os objetivos, aumenta a probabilidade de todos os funcionários procurem dar o seu melhor para também serem recompensados.
Agora, que você sabe alguns elementos principais da cultura corporativa, saiba como criar ou replanejar a sua
Como desenvolver a cultura corporativa na sua empresa
Desenvolver uma boa cultura corporativa é expressar por meio dela os princípios e valores da sua empresa e como você gostaria que ela fosse reconhecida.
Desse modo, é preciso desempenhar algumas ações para projetar e colocar em prática os protocolos estabelecidos.
Portanto, antes de tudo, foque na criação e planejamento da cultura do seu negócio, baseando-se em alguns pontos principais.
- Determine os princípios da sua empresa
Primordialmente, é crucial que você tenha definido quais são as convicções da companhia, o que ela preza e onde almeja chegar.
Por meio de três pilares que norteiam a direção da empresa, você deverá definir:
- Missão: Qual o propósito do seu negócio;
- Visão: Quais os objetivos principais da companhia;
- Valores: Quais os princípios que guiam a conduta dos seus profissionais.
- Comunicação interna
Constituir um relacionamento entre a empresa e os colaborados é fator fundamental para um bom negócio. Assim, por meio do endomarketing, é possível criar esse vínculo entre a marca, na totalidade, e os funcionários.
A ideia é promover, por meio dos canais de comunicação, as informações essenciais para que todos possam conhecer a empresa e ficar atento às novidades.
Além disso, você deve pensar nessa prática para aproximar as pessoas e fazer com que elas conheçam sobre a história da empresa, o seu modo de trabalho e principalmente estejam cientes dos objetivos do seu empreendimento.
Sendo assim, por meio de boletins, murais, mensagens e jornais internos, você pode instruir sobre a conduta e as boas práticas que devem ser adotadas por todo mundo.
Outro ponto é que fica mais fácil e organizada a forma com que são repassadas informações importantes aos colaboradores, como horários de trabalho específicos, eventos, ações de marketing para internos e notícias urgentes.
- Pesquisa aprofundada
Um dos primeiros passos para definir uma cultura corporativa é verificar e analisar tudo sobre a sua empresa. Isso quer dizer que você precisa observar o modelo de negócio, processos, infraestrutura, planejamento estratégico e alguns outros elementos que fazem parte de uma empresa.
Com isso, junto à uma pesquisa com os colaboradores sobre cargos, salários, benefícios, gestão, condições de trabalho e tudo o esteja relacionado diretamente com os profissionais.
- Investir na retenção de colaboradores
Aplicar a cultura corporativa faz muita diferença para um profissional comprar a ideia da sua empresa e se dedicar ao máximo para os resultados. Isso porque, quando não existem certos recursos, é muito difícil reter um bom colaborador.
Portanto, você entende que é preciso ter uma boa cultura organizacional para manter membros da equipe produtivos e motivados, certo?
Dessa forma, garanta que os melhores profissionais estejam no seu negócio, trabalhando em prol aos seus resultados e se dedicando de maneira integral às metas.
Para isso, você tem que oferecer vantagens que permitam a permanência deles na sua companhia. Isso inclui um plano de carreiras bem definido, abertura para insights, treinamentos, promoções e benefícios.
Por fim, não esqueça de pensar nos cargos de liderança das equipes. Contar com pessoas de confiança e lidam de maneira autêntica e prestativa para manter os colaboradores unidos, estimulados e felizes é aspecto indispensável para a sua empresa.Para te auxiliar nessa missão, a ONCLICK oferece diversas soluções na gestão do seu negócio e contribui para o aperfeiçoamento da sua cultura corporativa.