5 formas de reduzir os custos operacionais na sua distribuidora 

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Uma das tarefas mais difíceis de um gestor é conseguir reduzir custos operacionais para atingir as metas e objetivos. Nesse sentido, vale ressaltar que todo e qualquer gasto além do necessário pode acarretar em resultados negativos para o seu negócio. 

A princípio, custos operacionais são todas as despesas essenciais para manter o funcionamento da empresa como salários dos colaboradores, insumos e materiais, taxas e tributos, matéria-prima, operação logística, dentre outras. 

Devido aos acontecimentos recentes, como as consequências da pandemia da COVID-19 e os conflitos entre a Rússia e a Ucrânia, a sociedade vem enfrentando uma notável crise com aumento considerável sobre os produtos e serviços.  

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o preço dos produtos alimentícios no Brasil subiu cerca de 9,83% entre janeiro e julho de 2022. Dados como esse expressam que o comprador, atualmente, está mais criterioso no momento de desembolsar certo valor para adquirir algo. 

Desse modo, é imprescindível que haja um controle efetivo sobre todas as contas e, principalmente, sejam realizadas com frequência análises para identificar e mapear qualquer tipo de gasto em excesso ou dispensável.  

Assim, essa medida é primordial para que a sua distribuidora se mantenha competitiva e gerando lucro. Isso porque, se os custos operacionais são muito elevados, é refletido no preço final, impactando na decisão do consumidor.  

Logo, manter um preço acima do praticado no mercado torna o seu negócio inviável a médio e longo prazo. 

Como fazer a redução nos custos operacionais sem alterar a qualidade do serviço? 

Agora que você já sabe o quanto é importante ficar de olho nos custos operacionais da sua distribuidora, é comum existir dúvidas sobre o assunto. 

Confira, portanto, algumas dicas de como colocar em prática ações efetivas de redução de gastos sem afetar a qualidade. 

1. Mapeie processos 

Primordialmente, antes de tomar qualquer decisão extrema, é crucial saber em qual situação se encontra a sua empresa. Analise, prontamente, quais as atividades desempenhadas, recursos utilizados e investimento em cima de cada processo. 

Dessa forma, é necessário efetuar um mapeamento, a fim de avaliar e identificar as principais falhas, pontos de melhorias, replanejamento, oportunidades e rever etapas que podem ser eliminadas.  

Com isso, é possível aprimorar processos para reduzir não somente gastos, mas otimizar tempo e mão de obra empregados em determinados procedimentos. 

2. Negocie com fornecedores 

Esse é um dos pontos principais no planejamento de buscar soluções para a redução de gastos excessivos. Por ser extremamente fundamental contar com bons fornecedores, é nesse momento que as negociações precisam ser repensadas.  

Ao fechar um contrato com determinado fornecedor, diversos fatores precisam ser considerados, como preço, qualidade, prazo, capacidade de entrega e reputação da marca.  

Sendo assim, considere criar um bom relacionamento com o fornecedor atual ou então procure negociar com outros possíveis parceiros. Busque, além de preços vantajosos, qualidade dos produtos ou serviços e também por descontos, elemento que pode fazer grande diferença no fluxo de caixa. 

3. Conheça a sua equipe 

Possuir um time de colaboradores bem treinado e motivado é a maior chave para conquistar as metas e objetivos. Embora a mão de obra seja uma das maiores despesas da empresa, quando o gestor sabe aproveitar ao máximo o desempenho de cada um, os resultados são impactantes. 

Então, oferecer treinamentos especializados e garantir uma política clara e justa acerca de cargos e salários gera alta performance e produtividade.  

Dessa forma, contar com uma equipe de confiança e saber a fundo como que cada colaborador agrega à marca facilita na redução de gastos com tarefas desnecessárias e também na hora de designar novas atribuições.  

4. Planeje o estoque 

Com o intuito de buscar maneiras de economizar também no setor logístico, é fundamental adequar o estoque conforme o giro dos produtos. 

Para isso, existe a necessidade de identificar o tempo em que cada mercadoria permanece no local desde a chegada até o momento de ser distribuído.  

A partir dessa análise, o gestor pode saber quais itens devem ser adquiridos em determinado período e quais as quantidades necessárias. Além disso, ele pode verificar quais artefatos possuem mais demandas e quais necessitam de mais prazo e espaço no ambiente. 

Com isso, alinhado a ferramentas e recursos indispensáveis, como softwares e plataformas de gestão, certamente farão com que a operação logística obtenha mais rendimento e menos gastos. 

5. Investir em tecnologia 

Por fim, pode parecer contraditório pensar em investimento no momento que se está procurando diminuir despesas. No entanto, contar com um sistema de automação que oferece controle total de gestão é uma das alternativas mais efetivas para atingir o objetivo.  

Isso se deve ao fato de que, por meio de um sistema simplificado e automatizado, a integração mútua entre as áreas da distribuidora garante mais produtividade e menos chances de perdas. Assim, contar com soluções como o ONCLICK ERP, garante redução de custos operacionais e expansão do seu negócio

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