*Por Marcel Farto, CEO da ONCLICK
Entramos naquele período do ano em que as empresas param para avaliar os resultados e pensar nas estratégias e objetivos dos próximos 12 meses. Esse é um momento fundamental para nortear as ações que serão adotadas, a distribuição de metas para cada área e, claro, a definição do budget.
Quando falamos de orçamento, tendemos a destinar mais verba para as áreas que são o core business do negócio, o que não é errado. Afinal, quanto mais recursos tivermos para atender às necessidades do cliente, melhor. Por outro lado, podemos estar cometendo um erro se não considerarmos a necessidade de inovar, munindo a empresa de ferramentas inteligentes.
Se olharmos para 2020, vemos que estar apto para mudanças é um item de sobrevivência. Um exemplo disso foi a expansão do varejo omnichannel, o qual indica que as marcas precisam estar nas plataformas on e offline, e gerenciar as operações de forma integrada e em tempo real.
A experiência serviu para despertar nos líderes de negócios a importância de ter uma estratégia digital consistente. A pesquisa “A digitalização do varejo brasileiro pós-pandemia”, mostrou que 89,1% desses executivos reconhecem que o digital será cada vez mais presente.
Ou seja, para um futuro mais promissor é urgente incluir no planejamento anual a adoção de tecnologias para o desenvolvimento e sustentação de ações que agreguem em todos os canais de contato da sua empresa.
Como ser assertivo e tornar a tecnologia uma aliada do seu negócio?
A internet e mais recentemente as aplicações em nuvem revolucionaram a forma como trabalhamos e nos relacionamos. Atualmente são inúmeras tecnologias que facilitam a comunicação e a qualidade dos serviços prestados. Isso se dá pela facilidade e instantaneidade dos diversos meios aos quais estamos conectados.
Trazendo para o dia a dia dos negócios, as ferramentas mais necessárias para uma maior competitividade são aquelas que auxiliam na melhor tomada de decisão ao integrarem informações de todas as áreas. Desta forma, elas podem ser programadas para entregar total visibilidade das vendas, do estoque, da satisfação ou insatisfação dos clientes, do fluxo de caixa e de todas as demais áreas que impactam a sua operação.
Ao adicionar tecnologias operacionais no seu negócio, faz-se um investimento que será revertido em economia de tempo e dinheiro para a realização de atividades que antes eram manuais e demandavam horas – ou até dias – para se concretizar.
Além disso, as probabilidades de se obter maior produtividade e crescimento da sua marca serão ainda mais garantidas.
No que apostar?
Aproveite esse momento de planejamento estratégico para considerar a adoção de ferramentas que apoiem o desenvolvimento da sua empresa. Separei algumas para mostrar por que e como incluí-las no seu planejamento estratégico:
- Inteligência Operacional – a partir da análise de dados, a inteligência operacional permite a rápida tomada de decisões, bem como o controle em tempo real de determinadas áreas, como estoque, logística e atendimento ao cliente.
- ERP é o sistema de gestão empresarial que viabiliza a automatização dos processos e a integração de várias áreas. Ao adicionar no sistema a inteligência operacional, ganha-se uma análise em tempo real, aumentando as oportunidades, ameaças e grau de eficiência das operações.
- HUB é um integrador dos canais de vendas da sua marca. Ele apoia na gestão e controle de todos os canais de maneira centralizada, trazendo um enorme ganho de eficiência e produtividade.
- PDV integrado ao ERP, é uma solução com foco nas vendas da loja que adiciona praticidade, comodidade e agilidade. Na versão de autoatendimento, por meio de um totem, o cliente pode realizar os pedidos, fazer o pagamento das compras e ter uma experiência digital.
Pense a longo prazo!
A tecnologia é uma estratégia a longo prazo. Ao conhecer e dominar o seu mercado e entender os seus clientes, você pode seguir adotando ferramentas complementares para atender aos desejos de forma mais assertiva.
Com a implantação de métodos e ferramentas, as quais interligam as operações de negócios e de TI, tem-se um panorama geral para ação rápida ou para analisar os cenários e agir de modo preventivo, o que economiza tempo e dinheiro.
Desta forma, adiciona-se diferencial competitivo à sua marca, com agilidade, rapidez e visão completa de todas as frentes.