Ter um sistema integrado que planeja, controla e confere os resultados de todas as áreas de uma empresa já é realidade desde a década de 1970, quando o primeiro protótipo do Enterprise Resource Planning foi lançado. Mas foi após 20 anos que passou a ser mais utilizado e, desde então, observamos o futuro do ERP.
Este software de gestão concede às empresas o manejo dos dados, que crescem a cada dia, criação de regras, avaliação de negócios e, principalmente, continuar aumentando o market share. Ou seja, faz com que sejam mais ágeis, inteligentes e eficientes.
Entretanto, você sabia que a tecnologia core evoluiu em velocidade mais acelerada do que o ERP?
As máquinas rapidamente tornaram-se mais inteligentes ou foram substituídas por robôs em alguns processos. Enquanto o ERP manteve o mesmo formato de controlar as áreas dos negócios, o que não é sustentável.
Um estudo do IDG Research Services apontou que, de 300 empresas de médio porte que utilizam um ERP e operam em alta performance chegam a 35% de crescimento anual. Com a tecnologia embarcada e uma melhora na inteligência de dados, poderia ser observado um aumento anual de até 2,2% na receita.
Para conhecer o futuro do ERP e as novas tecnologias que já são realidade no mercado, continue a leitura deste artigo.
Tecnologia no futuro do ERP
Sabendo que as empresas têm buscado por soluções completas para atender todas as áreas do negócio, bem como apoiar a estratégia, a demanda pelo monitoramento, alertas e tomada assertiva de decisões cresce.
Sendo assim, ferramentas e softwares inovadores ganham destaque, principalmente por melhorar a visibilidade e a adaptabilidade em tempo real das informações.
Conheça as três principais tecnologias e o valor agregado:
- Inteligência Operacional (IO)
Esta realiza análises de negócios em tempo real com completa cobertura dos dados, eventos de fluxo contínuo e operações. De acordo com o Gartner Research, as plataformas que utilizam IO já são bastante requeridas pelo mercado.
Ao ser aplicada no sistema de gestão, antecipa o futuro do ERP.
ERP com Inteligência Operacional (IO) também pode ser chamado de iERP, que tem a capacidade de tomar decisão e agir imediatamente sobre percepções analíticas, através de ações manuais ou automatizadas.
Leia mais na ONCLICK: Como escolher o melhor ERP para sua empresa?
- Inteligência Artificial (IA)
A quantidade de dados produzidos e coletados pelas empresas chega a 2,000,000,000,000,000,000 bytes diários em todo o mundo, de acordo com o Notas do IT Chronicles.
Para lidar com as informações e posicionar o negócio a uma visão orientada aos dados, é recomendado que a Inteligência Artificial seja aplicada para analisá-los, evitando erros e desperdício de talentos que podem dispender tempo atuando em atividades mais estratégicas do negócio.
- Internet das Coisas (IoT)
É a integração de dispositivos de forma autônoma e totalmente automatizada. Com o ERP acontece o mesmo.
Ao ser integrado na operação de uma empresa, o sistema de gestão pode reportar problemas em maquinário, brechas de segurança, notificar acerca de questões logísticas, dentre outras atribuições.
Com isso, a comunicação em tempo real alerta as áreas responsáveis para solucionar rapidamente o ocorrido, bem como aciona a gestão para que todos estejam cientes.
Contar com um ERP significa ter total controle de forma sincronizada. Por meio de cada área, é possível entender as suas particularidades, remediar problemas antes de se tornarem prejuízos, e gerir toda a operação em dashboards específicos.
Por meio da tecnologia abarcada, que é um ativo de valor, o ERP transforma-se em um grande aliado gerencial. Conheça a ONCLICK e o ERP que antecipa o futuro às empresas de todos os segmentos, com conhecimento de mercado e inteligência exclusiva.