O que é gestão de qualidade e por que adotar?

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A gestão de qualidade é uma ferramenta estratégica utilizada para ter uma visão geral de todos os sistemas e operações de uma empresa. 

Em outras palavras, trata-se de um método que visa analisar e controlar os procedimentos organizacionais afim de alcançar os objetivos estabelecidos em um negócio.

Na prática, ele permite documentar atividades, desempenhos e resultados em todas as áreas — desde o estoque até as finanças e gestão de dados. Mas como esse processo é feito?

Para isso, as corporações utilizam softwares que facilitam a coordenação e o direcionamento de suas atividades no intuito de atender aos requisitos reguladores e de interesse dos clientes. 

Assim, proporcionam a melhoria contínua de produtos e serviços em busca de garantir a satisfação dos consumidores por meio da eficácia e eficiência das operações internas. 

Por que a gestão de qualidade pode fazer diferença em uma empresa?

Além do que já foi citado, adotar os métodos da gestão de qualidade é mais que necessário se uma empresa deseja superar impasses e se destacar no mercado.

Isso porque a busca constante de padrões elevados contribui na identificação de pontos fracos de uma organização e possibilita mudá-los, principalmente com o melhor desempenho dos profissionais, dos processos, dos produtos e do ambiente de trabalho como um todo.

Veja mais na ONCLICK: Sistema ERP como diferencial competitivo para seu negócio 

E isso, consequentemente, resulta em benefícios significativos de gestão na empresa. Entre eles, os principais estão:


Redução racional de custos

Com a promoção de um controle maior através de pesquisas e relatórios de desempenho, gastos desnecessários ou não urgentes são reduzidos, melhorando o aumento da rentabilidade do negócio. 

Um exemplo é utilizar o software ERP em todas as áreas. Por meio dele, é possível analisar precisamente dados sobre fluxo de caixa, entradas e saídas, estoque, além de BackOffice e áreas satélites, contribuindo na melhoria da gestão de qualidade.

Padronização como benefício

Um sistema de gestão de qualidade deve seguir padrões específicos, o que assegura a organização na adoção das melhores práticas existentes e analisadas do mercado.

Sendo assim, a empresa se torna ainda mais competitiva, enquanto sua marca passa a ter mais valor. Afinal, ao seguir as normas rígidas de controle, os produtos aumentam seu valor agregado frente à concorrência.

Qualidade de serviço 

Um dos objetivos da gestão da qualidade é garantir o padrão de excelência aos produtos. Ou seja, sua intenção é evitar que sejam comercializados itens diferentes e fora do padrão.

Logo, essa atividade garante o cuidado desde a aquisição da matéria-prima até a entrega final, evitando discrepâncias e mantendo a consistência em todo o processo. 

Maior satisfação dos clientes

Se seguido à risca os tópicos mencionados, atender as exigências do consumidor se torna menos complicado, o que melhora não só a entrega de produtos e serviços, como também o relacionamento a longo prazo.

Afinal, o público-alvo tem a certeza de estar sempre adquirindo a mesma mercadoria e serviço, sem perda da qualidade.

Aumento da produtividade

Com processos e responsabilidades bem definidas, a produtividade aumenta significativamente. 

Isso ocorre não apenas porque todos sabem exatamente como agir, mas porque as falhas tendem a diminuir. Logo, retrabalhos, paradas bruscas e desperdícios na produção deixam de fazer parte do cotidiano.

Desta forma, a empresa passa a produzir mais, com menor custo e reduzindo o tempo — ou seja, otimiza os processos como um todo, incluindo os resultados finais.

Veja, a seguir, exemplos de como a não adoção de uma estratégia de gestão de qualidade pode impactar a sua empresa:

  • Modelos gerenciais ultrapassados;
  • Processos lentos e padrões instáveis;
  • Posturas e atitudes engessadas que não promovem a melhoria contínua;
  • Falta de controle da matéria-prima;
  • Má administração do estoque;
  • Deficiência de transporte e logística;
  • Venda de produtos fora do padrão estipulado.

Muitas dessas dificuldades passam a ser reparadas através da gestão da qualidade, uma vez que ela proporciona uma análise sistêmica que permite identificar pontos de melhoria.

Leia mais: Quais são os pilares da qualidade de gestão?

A adoção de uma estratégia de gestão de qualidade pode impactar diretamente a sobrevivência de uma organização, pois permite o melhor desenvolvimento e crescimento dos pilares essenciais para um bom funcionamento, com foco na qualidade sempre.

A ONCLICK te auxilia a implementar esta solução na sua empresa, a partir de um ERP completo de controle nas áreas de suporte gerencial, financeiro, estoque e mais funcionalidades integradas que resultam na melhoria da sua gestão de qualidade. Conheça as melhores soluções de gestão para o seu negócio!

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