O que é multiexperiência e por que aplicá-la na sua loja

É fato que a tecnologia revolucionou as relações em todas as esferas a partir de mudanças na comunicação, consumo, trabalho e entre clientes e marcas. Por isso, ser multiexperiência é palavra de ordem no cenário atual.  

Apenas a venda de produtos não é mais o essencial para as marcas. Estar conectado e integrado em diversos canais, possibilita funções diversas dentro dos aplicativos, além da entrega de múltiplas experiências ao cliente, consolidando e dando destaque perante ao mercado.  

Por isso, é preciso estar atento às tendências e novas inovações que chegam a cada momento, com destaque para a multiexperiência.  

Mas o que é, de fato, a multiexperiência? 

Como o próprio nome sugere, a multiexperiência, no conceito mais simples de se entender, refere-se à possibilidade de oferecer diversas experiências nos meios mais variados de comunicação, interação e consumo aos consumidores. 

Agora, o sistema deixou de ser centralizado nas empresas e passou a focar nos clientes. 

Esta é uma tecnologia mais sensorial e imersiva. As experiências não são mais oferecidas apenas por telefones celulares, tablets e computadores, mas utilizam os órgãos do sentido e as sensações relacionadas a eles. 

Tudo isso para incorporar novas formas de transmitir informações e de permitir resolução de problemas do desejo do consumidor.  

Desta forma, o conceito de multiexperiência utiliza meios que envolvem ações ou mecanismos, tais como: gestos, toques, vozes, interfaces multissensoriais e os wearables, também conhecidos como computação vestível, sendo os relógios inteligentes, óculos de realidade aumentada e muitos outros dispositivos.  

Este é um processo estratégico aplicado que atua diretamente na relação entre o cliente e a empresa durante a experiência digital, criando uma maior conexão, fortalecendo a comunicação e firmando a marca como referência.  

Todo este processo multiexperiência só é completamente entregue com o apoio e a integração de outras tecnologias, como a realidade aumentada, realidade virtual, e realidade híbrida, sendo a junção da virtual com a real. 

Um exemplo é de uma loja de roupas que pode mostrar na tela do celular as combinações possíveis de um vestido combinado com acessórios. Essas interações melhoram a experiência de atendimento, impulsionando os clientes a comprar e se manterem fieis à loja. 

Leia mais em: Entenda como a busca por imagem eleva a experiência na loja virtual 

Por que aplicar a multiexperiência nas lojas é um bom negócio? 

Os clientes estão mais conectados e práticos. No mesmo passo, os negócios estão investindo em inovações e automações de sistemas para facilitar a entrega e o gerenciamento dos serviços.  

Um levantamento feito pela PwC aponta que os consumidores estão dispostos a pagar 1/3 a mais por uma experiência diferenciada. Por isso, os negócios que não investem em aplicar melhorias na experiência do cliente deixam de se firmar como competitivos no mercado.  

Além de melhorar o atendimento, quem implementa a multiexperiência desfruta de outras vantagens. Confira as principais a seguir:  

  • Fortalecimento do relacionamento com o cliente 

Se o cliente vivencia experiências positivas em contato com o seu negócio, inclusive nas situações de pós-venda, tende a consumir mais produtos e/ou serviços da sua empresa. 

  • Fidelização  

Quando a experiência é de qualidade em qualquer um dos meios de interação com o cliente, a tendência é que ele seja fidelizado, além de ser um canal de propaganda para outros potenciais consumidores. 

  • Consolidação no meio digital 

Como já citado acima, cada vez mais o meio digital e as tecnologias dominam o cenário das marcas, o que atualmente passou a ser um recurso essencial para uma empresa.  

Devido as inovações que não param de surgir, os consumidores se sentem mais seguros e propensos para comprar virtualmente pela praticidade, automação e experiências que uma loja tradicional não consegue oferecer.  

Atualmente, um negócio que não possui nenhum canal online, ou não conta com alguma ferramenta tecnológica para gestão interna e externa, pode perder seu marketshare.  

Desta forma, a experiência de compra para o consumidor em qualquer plataforma é primordial. 
  
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