Um sistema para PDV é, basicamente, uma ferramenta desenvolvida para ajudar as empresas a aperfeiçoarem a etapa de compra dos seus clientes. E, de fato, os benefícios que ele oferece ao negócio são muito interessantes — mas eles só serão reais se você acertar na escolha do software.
Além das necessidades próprias da sua empresa, há alguns quesitos técnicos que não podem ser ignorados. Então, para ajudar você a extrair as melhores vantagens desse investimento, veremos aqui tudo o que é preciso considerar na hora de adquirir um sistema para PDV. Continue com a gente e saiba mais!
Os recursos e serviços fiscais oferecidos pela ferramenta
Com certeza, esses são alguns dos pontos mais relevantes de se avaliar em um sistema para PDV, pois farão toda a diferença no dia a dia do seu estabelecimento.
Em primeiro lugar, a automação da emissão de notas e cupons fiscais possibilita que o atendimento ao cliente seja eficaz e otimizado, diminuindo as filas e garantindo uma melhor experiência. Mas, para que tudo aconteça corretamente, o sistema também deve estar configurado para atender as leis fiscais locais.
Isso exige uma homologação com SAT-CF-e (software de autenticação e transmissão de cupons fiscais eletrônicos), NFC-e (nota fiscal de consumidor eletrônica) e ECF (emissor de cupom fiscal). Além disso, a ferramenta precisa realizar a integração com o sistema de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), que realiza a integração entre a automação comercial do PDV e as vendas realizadas com os cartões de crédito e débito.
O TEF também faz a comunicação direta entre a operadora do cartão e o estabelecimento comercial. Com isso, a sua loja dinamiza o serviço e elimina a necessidade de digitação na hora das transações com cartões, praticamente zerando as chances de erros.
A usabilidade do sistema para PDV
Apesar de os recursos fiscais precisarem ser diferenciados, quando se trata de um software para PDV a usabilidade deve ser simples e prática. Por isso, é essencial que a ferramenta escolhida apresente uma configuração intuitiva e de fácil navegação.
Na verdade, essa avaliação deve considerar sempre as suas necessidades. Tirando as emissões fiscais — que são prioridades nesse tipo de ferramenta — todas as outras funcionalidades só passam a ser interessantes se forem, realmente, úteis para o seu negócio.
Quando um software vem com “1001 recursos”, a sua usabilidade tende a ser bastante complexa. Por isso, você precisa considerar se todas as opções são de fato benéficas para o seu negócio. Também é importante lembrar que muitos funcionários manusearão a ferramenta. Assim, um sistema com configurações mais simples economizará tempo e recursos financeiros em treinamentos longos, diminuindo os seus gastos.
Em suma: para que o sistema escolhido entregue os resultados esperados, garanta que haja uma relação eficiente entre homem e software.
A integração com outros setores e sistemas
Bom, já explicamos que um bom sistema para PDV precisa se integrar ao TEF para otimizar as operações com cartões de crédito no estabelecimento. No entanto, para garantir mesmo uma vantagem competitiva para a empresa, essa ferramenta tem que integrar-se ainda aos outros sistemas e setores do negócio.
Um software de PDV está sempre gerando informações valiosas para empresa. Para que esses dados sejam aproveitados corretamente, é importante que o seu compartilhamento aconteça de forma instantânea e diversificada. Assim, a integração de todos os processos e departamentos da sua empresa é o melhor método para gerar dados seguros e reais para as equipes trabalharem de maneira analítica e direcionada.
Entre os departamentos mais beneficiados nesse sentido estão:
- frente de caixa;
- administrativo;
- financeiro;
- estoque;
- vendas.
Lembre-se: processos integrados resultam em serviços de maior qualidade, reduzindo custos, aumentando a produtividade e, consequentemente, gerando lucros para a empresa.
O atendimento e o suporte realizados pela empresa
Ainda que a configuração do software seja de simples usabilidade, no dia a dia do varejo é comum que algumas situações despertem dúvidas sobre qual é a melhor ação a se tomar em relação à ferramenta.
Como se trata de um segmento no qual um minuto faz toda diferença, é impensável ter que paralisar as operações por falta de um apoio adequado do desenvolvedor do software. Justamente por isso, tão ou mais importante que as funcionalidades oferecidas é o atendimento de suporte realizado pelo fabricante.
Em especial certifique-se sobre a veracidade e a funcionalidade dos canais de comunicação oferecidos pela empresa contratada, bem como a disponibilidade de atendimento do setor.
A reputação da fornecedora no mercado
Com certeza, você já ouviu a expressão “o barato pode sair caro”. Entre outras coisas, ela alerta para o fato de que nem sempre é vantajoso adquirir produtos ou serviços com preços abaixo da média ou de procedências duvidosas. Bom, ainda que seja uma ideia extensiva, ela pode facilmente ser aplicada nessa situação.
Ao avaliar a contratação de sistema para PDV, é imprescindível pesquisar sobre a reputação da fornecedora no mercado. Do contrário, você pode ser bastante prejudicado em curto prazo.
Pense da seguinte maneira: você já sabe o quanto um software pode ser benéfico para o negócio, trazendo inúmeras vantagens. Porém, se o processo de desenvolvimento da ferramenta não seguir um alto padrão de qualidade, todo o seu esforço e investimento resultarão em frustração e desperdício de capital.
Então, para evitar dores de cabeça futuras, é de suma importância adquirir o sistema de empresas que tenham um bom histórico de mercado e apresentem boas avaliações de usuários anteriores. No geral, vale muito mais a pena primar pelo custo-benefício do que por uma aparente economia inicial.
Enfim, um bom sistema para PDV precisa apresentar todas essas funcionalidades e facilidades para otimizar o seu negócio como um todo. Garantindo isso, as suas equipes de trabalho terão rotinas mais produtivas e você conseguirá monitorar seus resultados de forma bem mais segura e real. Então, analise bem as dicas que vimos aqui e garanta um software que aumente, de fato, a qualidade e a vantagem competitiva do seu negócio!
E agora, se gostou desta leitura, que tal continuar se aprofundando no assunto e conferir também um pouco mais sobre automação comercial?