Em um mundo cada vez mais globalizado, onde as pessoas prezam em utilizar o seu escasso tempo livre da melhor maneira possível, é preciso explorar novas oportunidades para atrair potenciais clientes, principalmente no setor varejista.
Uma prova desse cenário é o aumento do Índice de Atividades Turísticas no Brasil que, nos cinco primeiros meses de 2022, subiu 50,2% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o IBGE.
Isso porque, após viver longo período em pandemia, onde todos foram privados de viajar ou viver momentos fora da rotina, as pessoas estão propensas a “recuperarem” o tempo ou aproveitá-lo melhor.
Nesse sentido, o quadro se estende de maneira global, abrindo portas para novas maneiras de se beneficiar com essa tendência. Assim fez o Walmart, uma das maiores empresas do mundo no setor varejista, com mais de 10 mil lojas e cerca de 2,3 milhões de colaboradores em todo o globo.
A princípio, a companhia percebeu que poderia oferecer uma experiência de mini varejo para a comunidade de viajantes. Desse modo, a ideia é proporcionar ao consumidor uma vivência diferenciada dentro da loja física, onde o consumidor encontra nas prateleiras exatamente o que deseja e procura no momento.
Seguindo essa linha, o Walmart se junto à Getaway, empresa norte-americana cuja missão é abrir espaços para o tempo livre, oferecendo pequenas cabanas em meio à natureza, para que as pessoas possam aproveitar melhor cada minuto do seu dia.
A ideia rendeu bons resultados e, por isso, a marca está em expansão, abrindo novos Outposts por todo o país. Vamos entender o exemplo?
Continue neste artigo, aqui, você verá:
- A estratégia do Walmart
- Soluções dos varejistas em meio às crises
Informe-se mais com a ONCLICK: Gestão de vendas em múltiplos canais: controle em sistema integrado
A estratégia aplicada pelo Walmart
Ao perceber esse movimento, a gigante companhia do setor varejista buscou soluções para atingir esse público e fazer com que a marca gerasse lucro e também valor social. Portanto, a partir de uma parceria estabelecida com a Getaway, a rede desenvolveu pequenas lojas nos postos em que se encontram as modernas cabines.
Dessa forma, o intuito é comercializar produtos sazonais provenientes de comerciantes locais. Com isso, prevê proporcionar a experiência de mini varejo aos viajantes oferecendo tudo o que será necessário durante o retiro.
A parceria visa “tornar as viagens pela natureza ainda mais fáceis e convenientes”, de acordo com as empresas. Além de criar o apreço no sentido sustentável e social, o Walmart enxergou uma oportunidade de negócio ao levar até o consumidor exatamente o que ele precisa no momento em que não seria dedicado às compras.
Em outras palavras, o vice-presidente de marketing da rede varejista, Casey Schalaybaugh, comentou que a parceria do Walmart com a Getaway aumenta a missão de ajudar as pessoas a viverem melhor, não importa onde estejam.
Contudo, a ação também faz parte de uma tentativa de frear o impacto da inflação que atinge os Estados Unidos. Assim, o propósito é amenizar a alta porcentagem na queda de lucros prevista para este segundo trimestre em relação ao mesmo período nos anos anteriores.
No momento em que a inflação no país norte-americano aumentou dois dígitos com relação ao primeiro trimestre, o setor varejista tem enfrentado dificuldades em estabelecer bons resultados. Assim, o Walmart reduziu a perspectiva de lucro para este trimestre, porém conta com a nova estratégia para alavancar os números.
O lançamento da primeira “General Store by Walmart” aconteceu no mês de agosto, em Getaway Hill Country em Wimberly, Texas. No entanto, o planejamento envolve a inauguração de mais comércios em diversos outros postos da Gateway.
Em suma, o objetivo é abrir mais quatro lojas ainda em 2022 e, posteriormente, atender os Outposts de Getaway Machimoods em Moods, Connecticut; Fuga Big Bear em Running Springs, Califórnia; Getaway Western Catskills em Roscoe, Nova York; e Getaway Ozark Highlands em Osceola, Missouri.
Soluções no setor varejista em meio à crise
Tomando como exemplo a ação promovida no setor varejista pelo Walmart, é possível identificar que as oportunidades podem ser encontradas nas tendências de consumo.
Assim, por meio de alguns pontos estratégicos, soluções podem ser desenvolvidas para agregar à sua marca, tanto no sentido lucrativo, quanto nas questões sociais, as quais são de extrema importância para qualquer organização.
Para descobrir campos a serem explorados, é importante:
- Desenvolver pesquisas de mercado
- Buscar inovação
- Promover parcerias
- Estar atento às novidades
Logo, são passos fundamentais para estabelecer conexão com as pessoas e criar uma forte relação com seu consumidor. À medida em que o cliente se identifica coma sua marca, são criados laços que duram por longos períodos.
Em uma situação atípica ou de crise, é necessário se adaptar ou até mesmo se reinventar. O que não pode acontecer é deixar de explorar grandes possibilidades.
Por certo, implantar o mini varejo é um bom recurso para driblar momentos adversos ou até mesmo expandir os negócios. Para isso, a especialista no setor varejista ONCLICK oferece soluções inovadoras para melhorar o seu negócio.