Assim como há a mobilização de consumidores durante datas e feriados especiais, como o Natal, o varejo também enxerga as ocasiões como oportunidades de lucrar mais. Mas, é claro, é preciso preparação após ter entendimento de como o seu público-alvo se comporta diante das vendas sazonais.
As tradições e emoções são fatores intimamente ligados às compras em tais datas. O ato de presentear é visto como motivador e até um gesto de gratidão, mesmo sendo apenas uma “lembrancinha”. No Natal de 2022, o e-commerce no Brasil faturou cerca de R$ 2,8 bilhões, de acordo com dados da ClearSale, e a expectativa para este ano é superar a marca.
Para fornecer o que os seus consumidores esperam das vendas sazonais, siga a leitura deste artigo.
Impulsione as vendas sazonais do seu e-commerce com essas 3 dicas
1. Decoração temática
A criação de um ambiente temático ajuda a atrair a atenção dos clientes e, consequentemente, aumenta o interesse nas vendas sazonais.
Com uma decoração bem planejada, é promovida uma atmosfera festiva e emocionalmente envolvente, estimulando a compra e o tempo que os consumidores passam na loja.
Para a época natalina, as pessoas associam vermelho, verde, branco, dourado e prata. Conte com estes tons também nas estratégias visuais de marketing nas redes sociais e no site da empresa, como, por exemplo, em banners feitos por designers que podem ser contratados temporariamente.
2. Feedbacks dos clientes
Seja do ano inteiro ou das últimas vendas sazonais, incluindo a Black Friday, o feedback de clientes – colhido por e-mail, redes sociais ou no próprio SAC da empresa – é uma interessante estratégia para seguir o caminho certo na próxima campanha.
Para a data comemorativa, é possível também apostar em novos tipos de divulgação, como um e-mail marketing, que promove interações diretas, e anúncios pagos nas redes sociais.
3. Comunicação clara com a equipe
Para que a sua equipe não enfrente percalços durante períodos de grande procura, direcione os olhares em conjunto também para os mesmos objetivos.
Informe aos funcionários, de forma clara e concisa, sobre combos, brindes e descontos disponíveis nas vendas sazonais, já que o objetivo final é garantir uma experiência satisfatória para os consumidores.
Com base em suas últimas vendas sazonais, trace estimativas da demanda. Se a expectativa concreta apontar para mais compradores, considere também aumentar temporariamente a equipe e treiná-la.
Neste próximo Natal, lance seus insights e estratégias e aproveite o potencial da data. Em equipe, é mais do que possível transformá-la em chances de crescimento da sua marca e fidelização de clientes.