As datas comemorativas costumam ser muito usadas pelo e-commerce e negócios em geral para obter melhores resultados. Porém, nem todas as lojas já enxergaram o potencial de mercado para vender no carnaval.
Mesmo não sendo um período de grande crescimento, é totalmente possível aproveitar a data para lucrar mais, desde que adotadas medidas inteligentes para ter o retorno esperado. Já colocou em prática suas ideias para o carnaval desse ano?
Para ajudá-lo nessa missão, trouxemos um post recheado de dicas sobre o que deve ser feito para colocar em prática ações bem-sucedidas. Confira!
Como ampliar as oportunidades de venda do seu e-commerce no carnaval?
Faça uma comunicação eficiente, estratégica e antecipada
O carnaval é um período tradicionalmente marcado por viagens. Seja em busca de destinos mais tranquilos ou programações mais agitadas, é fato que muitas pessoas aguardam ansiosamente essa data, se programam com antecedência e de alguma maneira vão aproveitar a folia.
Em vista disso, para garantir uma boa margem de vendas nesta época do ano, é fundamental que as empresas planejem e comuniquem suas ações de marketing com antecedência. O objetivo é impulsionar o comércio antes do feriado prolongado.
Nesse contexto, vale usar de toda a sua criatividade para atrair o público-alvo — campanhas de e-mail marketing, links patrocinados, publicações de banners e posters nas redes sociais, mudanças no layout de página — enfim, estratégias de vendas lançadas antes que as festas roubem a atenção dos clientes e os seus esforços não tenham tanta efetividade.
E para quem atua no comércio virtual, é viável estruturar campanhas com tempo hábil para os procedimentos de logística, ou seja, que as encomendas sejam entregues antes do início do feriadão. Afinal, esta é uma excelente oportunidade para venda de itens relacionados ao tema.
Aposte em produtos que relacionem com a data
Quando a meta é movimentar o fluxo de venda de produtos ou serviços, nada melhor do que uma temática específica para estimular os consumidores, como dia das mães, natal, dia dos pais, dia das crianças.
Embora o carnaval não seja uma data tão expressiva para o comércio, apostar em produtos que tenham relação com a data, sempre é uma boa opção. A dica é entrar na onda da sazonalidade.
Mesmo que a loja não trabalhe com itens exclusivos para o carnaval, esse pode ser um diferencial para que as pessoas também comprem do seu catálogo de produtos principais.
Ofereça frete grátis
Quer uma proposta mais atrativa para um e-commerce que a oferta de frete grátis? Pois bem, essa tática tem um grande potencial não somente para alavancar as vendas no período de carnaval, mas também para aumentar a taxa de conversão do negócio.
Muitas vezes o frete é uma condição determinante para tornar potenciais compradores em clientes. Ainda que não haja pretensão de comprar nenhum item, as pessoas naturalmente se sentem mais atraídas pelo simples fato de não precisar pagar uma taxa pelo transporte.
Há ainda os que têm a necessidade pelo produto, mas devido ao preço do frete acabam adiando a compra. Então, as tarifas de transportes devem ser objeto de análise antes de a empresa lançar qualquer campanha.
Conceda cupons de desconto
O carnaval é um bom momento para aumentar o volume de vendas em inúmeros tipos de negócios. Porém, para garantir que esse cliente vai voltar, isto é, criar um vínculo de fidelização, é ainda mais importante do que ter em mente apenas os lucros imediatos.
Então, aliada às promoções de carnaval é interessante estabelecer campanhas que estimulem esse retorno, como usar a ferramenta de cupons de desconto — comprando nesse período, a pessoa terá um percentual de desconto na sua próxima aquisição. Isso ajuda, por exemplo, a:
- atrair novos clientes;
- conquistar os indecisos;
- fidelizar quem já compra com frequência.
Esteja presente nas redes sociais
Hoje, manter uma presença forte nas redes sociais é uma peça-chave para o sucesso de qualquer tipo de negócio. No carnaval, a tendência é que os usuários estejam mais ativos nessas plataformas — publicando fotos, vídeos, acompanhando a movimentação dos seus seguidores.
Assim, independentemente se o seu negócio trabalha com produtos carnavalescos ou não, este é um momento importante para ganhar visibilidade de forma orgânica.
Fique atento às hashtags deste ano e seja criativo para fazer as suas postagens. O perfil do seu empreendimento certamente vai chamar atenção e atrair novos consumidores.
Foque na responsividade
Com a tendência da popularização da internet, as pessoas estão cada vez mais em busca de facilidade e comodidade. Por essa razão, atualmente é bastante comum que os smartphones ou outros dispositivos móveis sejam utilizados para resolver desde assuntos de trabalho até mesmo as compras.
Tal mudança no comportamento dos consumidores gerou uma necessidade de adaptação por parte das empresas que trabalham com a internet — os canais de venda devem proporcionar uma fácil navegação em qualquer dispositivo, a chamada responsividade. Caso contrário muitas vendas serão perdidas.
Cuide da segurança
O item segurança merece estar no topo da lista de prioridades de um e-commerce, afinal, o cliente para concluir a sua compra precisa informar uma série de dados pessoais, inclusive informações de pagamento.
Então, o site que não oferece uma política de privacidade clara, não transmite segurança sobre a preservação desses dados infelizmente tem a imagem de credibilidade da sua marca abalada, e isso prejudicará o desempenho do negócio.
Nesse sentido, o fato de oferecer um atendimento de qualidade e de simples acesso. Ademais, também vale fornecer endereço e telefones fixos, compartilhar depoimentos de outros clientes, adotar medidas que vão contribuir positivamente.
Vender no carnaval, assim como no restante do ano, não é uma tarefa simples, requer ações bem estruturadas, alinhamento com as tendências de mercado e expectativas do público, mas com a combinação dos recursos certos, esta data pode trabalhar a seu favor. O segredo é se preparar para entrar na folia o quanto antes.
Gostou das dicas? Para aprimorar os seus conhecimentos e continuar tendo sucesso nas suas estratégias de venda em todas as épocas do ano, veja também o artigo sobre como melhorar a experiência do consumidor no e-commerce!
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