Considerada uma das datas mais importantes para o comércio – perdendo apenas para o Natal -, a Black Friday já está chegando. E você, como gestor, deve preparar a sua loja para aproveitar todas as vantagens da época em que os consumidores desejam e buscam descontos imperdíveis.
Esta data pode – assim o faz – alavancar as suas vendas de maneira significante, como mostra uma pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil, a qual expõe que, apenas em 2020, as vendas no e-commerce foram de R$ 4,02 bilhões em dois dias de campanha na Black Friday, o que significa uma alta de 25,1% nas vendas digitais em relação ao ano anterior.
Os números reforçam a popularidade da data comemorativa acumulada ao longo dos anos. Esta foi propagada e facilitada, principalmente, pelo aumento significativo de lojas online com uma diversidade imensa de catálogos disponíveis aos consumidores. Assim, como um reflexo desse crescimento gradual apresentado anualmente, o estudo desenvolvido pela Méliuz prevê que 71% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday de 2021.
Sabendo disso, utilizar estratégias assertivas para a data em que são oferecidas promoções imperdíveis ao consumidor, pode ajudar (e muito!) as suas vendas na última sexta-feira de novembro, dia 26, neste ano.
Continue neste artigo, aqui, você verá:
- O que é a Black Friday?
- 7 estratégias eficientes para a Black Friday 2021
O que é a Black Friday?
Originada nos Estados Unidos, a Black Friday acontece após o famoso feriado de Ação de Graças, a qual também visa descontos em lojas por todo o país, e leva milhares de consumidores às compras.
No Brasil, esta data chegou apenas em 2010. Mesmo idealizada para apenas oferecer ofertas em lojas físicas ou online na última sexta-feira do mês de novembro, muitas vezes acaba sendo prolongada até o mês de dezembro.
Essa cultura de estender a data comemorativa dos consumidores funciona para alavancar ainda mais as vendas das lojas, além de gerar maiores receitas aos lojistas.
7 estratégias eficientes para a Black Friday 2021
Sabendo dos principais benefícios que a Black Friday é capaz de trazer a sua loja física ou online, é importante ter em mente algumas estratégias para que as suas vendas alavanquem em 2021.
Pontuamos, assim, sete estratégias eficientes para que a Black Friday 2021 traga lucro ao seu negócio:
- Estenda as promoções até dezembro
Isso mesmo, se você deseja alavancar as suas vendas de forma considerável, é importante pensar na possibilidade de estender as promoções até dezembro. Muitos consumidores optam por antecipar as “compras de Natal”, já que as datas são relativamente próximas.
- Invista em lojas online
Com o e-commerce em alta, como mostra a pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil do aumento 25,1% nas vendas digitais durante a Black Friday 2020, é imprescindível a presença de seu negócio no ambiente virtual.
Além de ter a possibilidade de expor um catálogo mais completo em uma loja online, também é possível adquirir meios mais seguros para pagamento, como o Paypal ou Mercado Pago.
- Atendimento especializado ao cliente
Há uma necessidade cada vez mais exigida pelos consumidores de um atendimento considerado mais “íntimo” e especializado nas empresas. Só como um reflexo dessa exigência, uma pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência Padrão, mostra que o atendimento otimizado melhora a experiência do cliente em 63%.
Com isso, invista em uma linguagem amigável na sua loja e saiba receber os feedbacks dos consumidores de maneira construtiva, sempre dando a atenção necessária aos pedidos deles e treinando o seu time.
- Construa sua presença nas redes sociais
Para que os consumidores tenham um olhar diferenciado para os seus produtos, é necessário investir nas redes sociais no intuito de criar uma propaganda ainda mais forte da marca.
Nas redes sociais, intensifique a identidade visual do seu negócio e opte por legendas claras e objetivas sobre a funcionalidade dos produtos catalogados tanto na loja física quanto na virtual.
- Otimize o seu site
Segundo uma pesquisa realizada pela Solarwinds, se o tempo de carregamento de um site é de mais de cinco segundos, cerca de 38% dos visitantes escolhem deixar essa página de maneira prematura.
Ou seja, otimizar o seu site para as vendas de produtos é importante para que os consumidores consigam realizar a compra de maneira eficiente.
Para isso, utilize Google PageSpeed Insights ou o GTMetrix para testar a velocidade do seu site em tempo real, o que é muito útil!
- Ofereça opções diversas de pagamento
Quando falamos de vendas, o meio de pagamento precisa ser seguro e eficiente para os consumidores. Com isso, é importante oferecer diversas opções de pagamento, como por exemplo: dinheiro, débito, crédito, PIX e até parcelamento via boleto.
- Faça uma análise dos preços de seus concorrentes
Para que o seu negócio não fique por trás nas promoções oferecidas durante a Black Friday, tire um tempo para analisar os preços de seus concorrentes. Esta analise pode ser muito importante, pois caso o seu valor esteja desproporcional ao mercado, as chances de compra serão pequenas.
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