O mercado do e-commerce no Brasil ainda apresenta muito espaço para crescimento. Apesar de já ser um mercado consolidado, permanecem algumas dificuldades comuns para quem investe nessa área.
Entre os desafios que mais se destacam, estão a logística, a alta taxa de devolução de produtos, o relacionamento com os consumidores e o controle dos principais indicadores. Com um pouco de cuidado e um trabalho profissional, é possível superar esses desafios e tornar o e-commerce um negócio lucrativo.
Neste artigo, mostramos um breve panorama do e-commerce no Brasil, listamos alguns desafios que precisam ser superados e trazemos dicas para essas dificuldades. Acompanhe a leitura!
Panorama do e-commerce no Brasil
O maior acesso à internet e o aumento do uso de dispositivos móveis são alguns dos fatores que contribuem para o sucesso do e-commerce brasileiro. Existem vários dados que comprovam o crescimento da área, um deles estima a expectativa de crescimento anual em 12%, um número que mostra a possibilidade de sucesso em investir na área.
Por outro lado, as estatísticas também demonstram alguns desafios. Segundo o site Reclame Aqui, no primeiro trimestre de 2017, 70 mil reclamações sobre atraso na entrega foram realizadas. Já em 2018, as queixas nos problemas com entrega sofreram um aumento de 34%, com mais de 90 mil protestos registrados no mesmo período. Esse atraso, na maioria dos casos, é causado por dificuldades na armazenagem e também no estoque.
Os problemas do setor se concentram principalmente na parte de logística, e as dificuldades se dão em várias etapas. Os altos custos de armazenagem, a dificuldade em ter um controle de estoque eficiente e o constante atraso na entrega de produtos, são falhas que prejudicam a confiabilidade do e-commerce no Brasil e causam dor de cabeça para empresários dos mais variados segmentos.
Principais desafios do setor
Ainda existem vários pontos que podem ser colocados como desafiadores no e-commerce. Falaremos um pouco mais na sequência.
Superar os problemas de logística
O principal motivo de reclamação dos clientes está ligado à demora nas entregas. Para evitar isso, é necessário ter uma logística eficiente, o que é uma tarefa complicada. As empresas sofrem com problemas de armazenagem, com gerenciamento defasado de estoque e falta de comunicação com as transportadoras e entregadores.
Controlar a logística reversa
Como já falado, uma das tarefas mais difíceis de um e-commerce é a logística. Dentro de vários problemas dessa área, podemos ressaltar a logística reversa. Esse processo é responsável por cuidar das devoluções e trocas de mercadoria. Para o bom andamento, é necessário o recolhimento do item e definir as novas etapas de um novo produto ou o estorno do pagamento.
Para não ter prejuízos grandes nessa operação, é necessário estabelecer uma política de troca e devolução. Essa política deve buscar cumprir o que foi prometido ao consumidor, sem onerar o empresário. Um bom canal de atendimento com o cliente também ajuda a melhorar a comunicação e a diminuir os contratempos.
Superar os desafios tributários
Outro problema para quem tem negócio no setor é lidar com a legislação e os impostos. O e-commerce se desenvolveu de modo acelerado, mas as leis não acompanharam o ritmo. Entre as principais dificuldades para as empresas estão a substituição tributária e o pagamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em uma única fase. Isso impacta diretamente no preço das mercadorias e faz com que o comerciante pague imposto pelo que ainda não vendeu.
Conseguir um bom relacionamento com o cliente
Para atrair um cliente e fidelizá-lo como consumidor da sua loja, você precisa de um atendimento claro e objetivo, e estar disposto a solucionar os empecilhos. Esse é um grande desafio do empreendedor virtual, que muitas vezes não é capaz de oferecer feedback rápido, humanizado e dispor das soluções para os problemas de seu cliente. A falta de preparo do vendedor, transparece ao comprador, que pode perder a confiança e desistir do negócio.
Evitar o abandono de carrinho
No meio de tanta oferta e produtos variados, o cliente chega até sua loja virtual, escolhe os produtos que precisa e desiste da compra. Esse é o famoso e temido abandono de carrinho. Alguns motivos podem explicar esse fenômeno, como o preço elevado do frete, um cadastro com muitas informações desnecessárias, o prazo de entrega muito longo e navegabilidade ruim do site.
Monitorar os principais indicadores
Não adianta procurar fazer tudo da melhor forma e depois não conferir se o trabalho gerou resultados. É imprescindível acompanhar os principais indicadores do seu negócio, como a taxa de conversão, o tráfego no site, valor médio por pedido etc. Sem esses dados, não é possível corrigir as falhas encontradas nas operações e nem planejar o futuro do empreendimento.
Soluções para a sua empresa
Depois de conhecermos alguns desafios do e-commerce no Brasil, é interessante conhecer as soluções para eles. Uma boa medida para diminuir os problemas de logística e gestão é investir em um sistema de ERP, que ajudará a resolver problemas de armazenamento e gestão de estoque. O software também é importante para auxiliar no monitoramento das principais métricas e planejamento das próximas ações.
Com os problemas legais, a ajuda de um bom profissional de consultoria para e-commerce é uma boa solução. Algumas plataformas também auxiliam o empresário com os cálculos de impostos, deixando mais claro o que será pago em cada etapa e ajudando no planejamento do negócio.
Na busca pelo aperfeiçoamento do relacionamento com o cliente, a solução é treinar e preparar a sua equipe para esse atendimento. O planejamento do negócio já deve contar com as possíveis soluções para os problemas do cliente e com uma cartilha de opções para resolver os contratempos. Quanto mais eficiente for o seu atendimento, maior a probabilidade de conquistar e fidelizar clientes.
Agora, que você conhece os principais desafios do e-commerce no Brasil e as soluções para esses problemas, é tempo de aperfeiçoar os processos do seu negócio e se preparar para as oportunidades. A ajuda profissional pode contribuir com o sucesso do seu empreendimento e auxiliar a evitar falhas que prejudicam as vendas e impedem o lucro.
Gostou de conhecer mais sobre o e-commerce, seus desafios e como superá-los? Então, aproveite para comentar no post e contar um pouco da sua experiência nessa área ou tirar dúvidas sobre o tema.