Imagine a seguinte cena: em um dia comum, acessando as suas redes sociais, você se depara com o anúncio de um produto pesquisado anteriormente. Poderia até ser coincidência, se ele não continuasse aparecendo conforme você navega na Internet. É comum isso acontecer com várias pessoas, todos os dias — mas a maioria delas não sabe o motivo.
Isso significa que o site no qual você buscou esse produto está praticando o remarketing. Esse conceito diz respeito a uma estratégia de Marketing Digital baseada no fato de que a maioria das pessoas não chega a realizar uma compra ao acessar um item pela primeira vez. Então, o site dá um jeito de conduzir os usuários de volta para finalizarem o processo.
Claro que não basta sair bombardeando as redes sociais dos clientes com anúncios. É preciso ter planejamento e cuidado, ou os resultados não vêm. Por isso, neste artigo, vamos ajudar você a entender como usar o remarketing no seu negócio. Acompanhe!
O que é remarketing e como ele funciona?
Como o próprio termo sugere, remarketing significa refazer o marketing para uma determinada pessoa. Isso pode ocorrer por meio de anúncios nas redes sociais ou de e-mails que tentam reconquistar a atenção do consumidor. Assim, o objetivo dessa estratégia é impactar novamente o usuário de modo a gerar conversões.
A ideia é impactar aquele consumidor que tende a passar cada vez mais tempo ponderando se deve fechar uma compra, até que isso finalmente aconteça. Em geral, essa estratégia dura em torno de 30 dias, mas isso pode variar.
Por isso, é importante sempre analisar o comportamento dos usuários em seu site para que seja possível realizar um remarketing bem direcionado e objetivo.
Quais são as suas vantagens?
A principal vantagem na utilização do remarketing é o aumento nas conversões, já que você mantém a atenção do consumidor por mais tempo, ampliando as chances de compra.
Além disso, boa parte dos usuários gosta de ter a atenção dos sites de compra visitados por eles. Basicamente, eles gostam de receber um tratamento direcionado, mais pessoal e íntimo por parte do e-commerce.
Sabe quando você entra em uma loja e é atendido por uma pessoa carismática, que faz com que você se sinta especial e lhe convence a adquirir um item, mesmo que não tenha planejado comprar nada no início? O remarketing busca gerar essa mesma sensação!
Como usar o remakerting?
Antes de tudo, é de extrema importância ter um planejamento baseado nos quatro estágios do processo de compra: consciência, consideração, compra e fidelização. Isso porque, dependendo de onde o consumidor se encontrar, o remarketing terá uma abordagem diferente. Assim, você pode conduzi-lo pelos estágios e ganhar mais um cliente fiel.
Tendo isso em mente, é preciso filtrar o que será enviado por e-mail ou aparecerá nos anúncios para os usuários, de acordo com a ação que eles tomaram. Por exemplo, se uma pessoa acessou um produto, mas não clicou para comprar, talvez seja interessante oferecer um desconto.
Antes de começar a preparar sua campanha, um aviso: cuidado com os excessos! É comum vermos críticas na Internet quando uma empresa utiliza anúncios em massa. Portanto, procure por outras estratégias para complementar o remakerting — como o Marketing de Conteúdo.
Quais são as formas de criar uma campanha de remarketing?
Existem várias ferramentas que podem ajudá-lo a criar uma campanha de remarketing online. As mais utilizadas são o Google Ads e o Facebook Ads. A principal diferença entre as duas é a verba necessária: como o Facebook não é uma plataforma tão direcionada para vendas como o Google, seu custo para divulgar os anúncios será menor.
Agora que você já sabe o básico sobre remarketing e conhece duas plataformas que podem ser utilizadas com esse objetivo, vamos ver, a seguir, como usá-las para as suas campanhas. Acompanhe!
Google Ads
No Google Ads, existem duas formas de fazer remarketing: a rede de display e a rede de pesquisa. No primeiro caso, é oferecido um espaço nos sites de parceiros para a divulgação de anúncios. Já com a rede de pesquisa, eles aparecem na própria página de resultados do buscados, e apenas em forma de texto.
Outra diferença entre essas duas redes é que, na de display, os anúncios aparecerão em sites parceiros mesmo que o usuário não esteja procurando pelo seu conteúdo. Na rede de pesquisa, por outro lado, eles só aparecem se a pessoa já tiver pesquisado sobre o seu conteúdo. Ou seja, a chance do remarketing ocorrer em um momento de interesse é maior.
Facebook Ads
O remarketing do Facebook é parecido com a rede de display do Google Ads, pois os anúncios aparecem ao longo da rede social na forma de imagens.
Como essa não é uma plataforma na qual as pessoas entram especificamente para comprar, o custo de seus anúncios é mais barato. Por isso, seu remarketing é mais utilizado para atrair possíveis clientes para o futuro.
Ao configurar as definições dos anúncios que serão exibidos na plataforma, é preciso conhecer o tipo de público que você pretende atingir e criar peças que atraiam a atenção dele. Assim, a conversão de leads funciona de maneira mais eficiente e mais usuários realizarão compras em sua loja.
Como vimos, o remarketing pode ser uma estratégia muito eficaz para converter leads e atrair novos clientes para o seu negócio. Porém, é muito importante utilizar essa estratégia com sabedoria, para não prejudicar a experiência dos usuários na Internet e conseguir conquistá-los. Com um planejamento antecipado, é mais fácil criar uma campanha de sucesso.
Uma das maiores dificuldades dessa estratégia é medir o seu retorno, já que não é possível prever com total segurança as ações dos usuários. No entanto, é possível ter aproximações disso e, caso você tenha condições de realizar essa medição, vale a pena tentar. Afinal, conhecer os riscos antes de fazer um investimento é sempre uma boa ideia!
Agora que você já sabe o que é remarketing, que tal aprender sobre outros assuntos relacionados a esse tema? Então, aproveite para conhecer 6 dicas de marketing para e-commerce!