Loja física e loja online: por que a tendência é unificar as duas?

A diferenciação entre loja física e loja online é algo que está ficando no passado. Mesmo que recente, o conceito omnichannel está crescendo rapidamente no Brasil e a tendência de transformar a loja física em um ponto de distribuição também.

A integração das lojas pode trazer benefícios, tanto para os empreendedores quanto para os negócios. Portanto, é importante saber quais são as vantagens desse modelo de negócios e como trabalhar de modo a aplicá-lo com eficiência.

Neste artigo, conversaremos com a professora Fabíola Paes, especialista em varejo e soluções omnichannel para o mercado varejista e porta-voz da Neomode — uma empresa que conecta os canais de vendas online no PDV das lojas e gateways de pagamento, permitindo o clique e retire em tempo real. Além disso, vamos mostrar como você pode se preparar para ter sucesso nesse mercado. Acompanhe a leitura!

Lojas físicas como centro de distribuição?

As lojas físicas podem ser tornar um centro de distribuição, facilitando que o cliente compre online e retire o produto no endereço especificado. De acordo com a professora Fabíola, “além de ampliar as vendas, a integração dos canais pode impactar diretamente na administração do estoque e na logística ao transformar as lojas físicas em minicentros de distribuição”.

Qual a vantagem para o lojista e os clientes? “Para o lojista é vantajoso, pois vê o fluxo de clientes aumentar na loja física e, para o cliente, diminui o tempo de espera pelo produto e custos com frete”, diz Fabíola. Dessa forma, os consumidores podem sentir mais confiança em adquirir produtos e se planejarem, não dependendo do frete ou dos dias de espera para a mercadoria chegar.

Além disso, segundo estudo do IDC Retail Insights divulgado recentemente no portal Home Center View, varejistas que utilizam o conceito multicanal perceberam um aumento de 15 a 35% no ticket médio das transações, e alta de 5 a 10% na rentabilidade com clientes, levando em conta os dados do 3º trimestre de 2018. Portanto, a integração do offline com o online traz benefícios para os negócios e para os consumidores.

A mudança do perfil do consumidor

Com os avanços tecnológicos o consumidor passou a ser mais exigente, sempre em busca de atendimento diferenciado e personalizado. Quando um cliente chega a uma loja e não encontra a variedade de produtos que espera ou vai a um site e não acha o que quer, a probabilidade dele adquirir algo diminui.

“Isso mostra a importância das soluções tecnológicas que facilitam a vida do cliente, permitindo a ele pesquisar à vontade, fazer comparações, comprar com segurança e ter rapidez na entrega. A integração elimina qualquer tipo de atritos existentes no varejo tradicional, quando se trabalha separadamente cada canal”, ressalta Fabíola.

Na sequência, falaremos sobre a importância de investir em omnichannel e algumas vantagens dessa estratégia.

O que é o omnichannel e quais são suas vantagens?

O omnichannel é um conceito que representa a integração de todos os canais utilizados por uma empresa de varejo. A intenção é que os clientes não percebam a diferença entre os universos online e offline. Portanto, é necessário integrar lojas físicas, sites e compradores para conseguir explorar todas as possibilidades de interação.

Como falado acima, é importante investir nesta estratégia, pois o mercado varejista caminha para essa direção e os hábitos dos clientes também. Confira algumas vantagens desse método:

Compartilhamento de informações

A integração das informações dos negócios traz mais conhecimento para o empreendedor, que dessa forma pode trabalhar de maneira mais inteligente e eficiente. Essa prática possibilita aumento na coleta de dados e permite fazer cruzamentos entre eles em maior escala, oferecendo estatísticas para obter estratégias melhores.

Crescimento da taxa de conversão

Como o consumidor consegue tirar suas dúvidas em mais canais e tem mais oportunidades de experimentar coisas diferentes, ele fica mais convencido a comprar na sua loja, aumentando assim a taxa de conversão.

Aumento da satisfação dos clientes

Quando os processos estão mais fáceis e trazem mais conforto para o cliente, a satisfação também aumenta. Consumidores satisfeitos têm tendência a comprar mais vezes no mesmo local.

Como se preparar para integrar loja física e loja online?

Para conseguir fazer a integração é preciso utilizar ferramentas e estratégias que contribuam para atender essa demanda. Veja como você pode agir na busca por uma transição de qualidade.

Invista na tecnologia

Para começar o processo de integração de forma correta, procure uma plataforma que facilite este trabalho. Uma boa solução é contar com softwares de gestão, que são eficazes para unir os mais variados setores de uma empresa. É por isso que muitos empreendedores investem em um software ERP (Enterprise Resource Planning), pois, ele faz de forma automática vários serviços que dariam muito trabalho se fossem feitos manualmente.

Entre as opções está o ON,ERP, o ERP da ONCLICK que possui integrações com plataformas de e-commerce, operadores logísticos, marketplaces, consulta de crédito e muito mais. O sistema traz vários benefícios, como a logística interna simplificada e mais eficiência nas trocas e devoluções.

De acordo com Fabíola, “é preciso preparar todos os setores da empresa para implementação da tecnologia, a fim de realizar treinamentos e readequação para receber uma ‘nova cultura’ para que todos os funcionários e colaboradores possam ver o omnichannel como aliado na geração de novos negócios e ferramenta essencial para o crescimento exponencial em vendas e engajamento do consumidor. ”

Melhore as práticas de atendimento

Quanto mais canais de atendimento estiverem à disposição dos clientes, mais satisfeitos com o serviço eles ficarão. É o atendimento personalizado que permite a fidelização dos consumidores, induzindo para que eles voltem a comprar na sua loja.

Utilize as redes sociais

As redes sociais são importantes para disseminar os novos formatos de atendimento e demonstrar a integração do seu negócio. Elas são uma ferramenta de comunicação de alto alcance e devem fazer parte das estratégias de marketing da empresa.

Gostou de aprender mais sobre este conteúdo? Então aproveite e entre em contato conosco para descobrir como podemos contribuir na integração do seu negócio.

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