Conheça 5 estratégias para seu e-commerce vender mais no dia dos namorados

As datas comemorativas são oportunidades excelentes para alavancar as vendas no e-commerce e o Dia dos Namorados é uma dessas ocasiões que devem ser levadas em conta pelo empresário. 

Esse é um período de crescimento de vendas e, para conseguir destaque no meio de tantas ofertas e produtos, é necessário fazer um trabalho diferenciado. Sabendo aproveitar a sazonalidade das datas especiais, as lojas virtuais podem conseguir ganhos muito superiores aos de costume, além de alcançar novos clientes.

Neste artigo, nós traremos um panorama do e-commerce no Dia dos Namorados, daremos dicas para aumentar as vendas nessa época e falaremos sobre os benefícios de investir em estratégias para datas comemorativas. Confira!

Características das vendas do Dia dos Namorados

Mesmo com a incerteza econômica do país, essa data está trazendo retorno para as lojas virtuais. De acordo com a pesquisa do Ebit/Nielsen, as vendas alcançaram um faturamento de 1,77 bilhões de reais, com um crescimento de 4%, em 2018.  É o quarto ano seguido que o Dia dos Namorados apresenta aumento nas vendas, o que justifica a importância de elaborar estratégias para a ocasião.

Ainda de acordo com a pesquisa, os produtos mais vendidos foram celulares e smartphones, seguidos dos livros e relógios de pulso. Além deles, perfumes e tênis também foram destaque de vendas, somando perto de 40% das vendas no período. Ainda que sua área de negócios não envolva esses produtos, lembre-se que há mais de 60% do mercado dividido entre todas as outras mercadorias.

Um exemplo de sucesso de vendas em datas comemorativas é o Dia das Mães. De acordo com o estudo a Ebit/Nielsen, o e-commerce faturou 2,2 bilhões de reais nessa data em 2019, uma alta de 5% em comparação ao ano anterior.

Estratégias para vender mais no Dia dos Namorados

Buscando fazer um trabalho diferenciado nessa data especial, nós traremos cinco estratégias que ajudarão a sua empresa a aumentar as vendas. Saiba mais!

1. Crie campanhas de marketing específicas para essa data

Seja criativo e espalhe as informações necessárias sobre seus produtos disponíveis para a ocasião. É fundamental estar presente nas redes sociais e preparar materiais específicos, com roupagem e aparência que remetam ao Dia dos Namorados.

Se tiver alguma promoção, é o momento de espalhar ao máximo essa informação. Essa é a hora de investir em estratégias que podem gerar novos clientes para a sua empresa.

2. Elabore promoções

Essa é uma excelente oportunidade para oferecer vantagens ao consumidor. Você pode oferecer combos de produtos, cupons de desconto ou frete gratuito, como maneiras de atrair a atenção dos clientes.

Outra estratégia interessante é oferecer desconto em uma compra futura, pois, além de estimular a venda imediata, você incentiva o comprador a voltar para comprar na sua loja.

3. Aposte na diversidade de produtos

Talvez você não tenha produtos que estão entre os mais vendidos na data, mas, ainda assim, é possível chamar a atenção dos clientes. Nem todos os namorados querem dar bombons, flores ou perfumes, e você pode ter o produto diferente que alguém está procurando.

Além disso, é possível investir em embalagens personalizadas que darão charme aos produtos e atrairão a atenção dos compradores.

4. Melhore a experiência do consumidor

Quando os consumidores buscam produtos na internet, eles querem praticidade, velocidade e comodidade. É importante que você ofereça a melhor experiência para cada cliente.

Confira se o site do seu negócio proporciona uma fácil navegação em qualquer dispositivo, principalmente nos celulares, que são usados pela maioria da população.

5. Controle o estoque

Você não pode perder oportunidades de venda por falta do produto no estoque. Durante todo o ano e, principalmente, durante as datas comemorativas, é fundamental ter um estoque eficiente e que não traga problemas para as vendas. Um dos grandes fatores de insatisfação dos clientes é o atraso na entrega, que muitas vezes acontece pela falta do produto no estoque.

É preciso muito cuidado para ter uma gestão de estoque eficiente. São vários fatores que devem ser levados em consideração para conseguir fazer uma previsão de demanda e manter a efetividade dos serviços. Uma boa solução é contar com um software de gestão para te ajudar nessa tarefa.

Benefícios de investir em estratégias diferenciadas

As dicas dadas acima, se bem trabalhadas, podem trazer vários benefícios para o seu empreendimento no momento da venda e também para o futuro. Essas estratégias servem para atrair público para o seu negócio. Com as campanhas de marketing e promoções, você pode atrair clientes que talvez não chegassem à sua loja em outra época do ano.

Além de atrair clientes, o Dia dos Namorados pode ser útil para a fidelização dos consumidores. Se o comprador ficar satisfeito com o produto, com a velocidade da entrega e com a experiência geral da compra, a probabilidade de voltar para comprar outros produtos na sua loja aumenta.

Outro benefício recebido por investir em datas especiais é o aumento de vendas, que traz mais lucro e dá a possibilidade de você se planejar de maneira mais eficiente para o resto do ano. Aumentando o seu volume de negócios, você consegue ter mais oportunidades para oferecer benefícios aos consumidores, como frete grátis ou cupons de desconto – algo que talvez não fosse viável financeiramente, caso você não tivesse tido um lucro acima do esperado.

É sempre bom estar atento às datas comemorativas e se preparar para criar estratégias direcionadas para elas. Depois de fazer o levantamento de como foram os resultados do Dia dos Namorados, você já pode começar a preparar estratégias para o Dia dos Pais e até para o Dia das Crianças. Quanto antes você elaborar estratégias para essas datas, mais vantagens terá sobre seus concorrentes.

Depois de perceber o potencial de vendas em datas especiais, agora é o momento de colocar as dicas em prática e vender mais no Dia dos Namorados. Seguindo os conselhos deixados neste artigo, você conseguirá movimentar o seu negócio, atrair novos clientes, fidelizá-los e aumentar a sua margem de lucro.

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