Entenda a importância do Web Design Responsivo

O desenvolvimento de uma loja virtual envolve vários fatores, como a plataforma, modelo de vendas e a logística. Para otimizar os acessos e trazer mais qualidade para o site, é preciso pensar no web design responsivo.

De acordo com a pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem mais de 230 milhões de smartphones ativos no país. Dessa forma, cada vez mais as pessoas estão acessando a internet pelos dispositivos móveis, portanto, o ideal é desenvolver sites que tragam a melhor experiência nesse ambiente.

Neste artigo, vamos entender o que é web design responsivo e a sua importância. Além disso, mostraremos as diferenças entre responsividade e mobile e o significado de Mobile First. Acompanhe a leitura!

Entenda o que é web design responsivo

O web design responsivo é uma técnica de estruturação do layout para que o site se adapte de acordo com a resolução em que ele está sendo visualizado. Dessa maneira, o layout deve manter suas características e aparência independentemente do dispositivo que está sendo usado para acessá-lo.

Contudo, esse conceito não pretende apenas fazer uma adaptação, mas busca entender as necessidades do usuário, proporcionando uma boa utilização em qualquer ambiente. Afinal, quando uma pessoa acessa um site que não tem responsividade, dificilmente volta, pois a experiência não foi satisfatória.

Qual é a importância desse conceito?

Como mencionamos anteriormente, os dispositivos móveis, como celulares e tablets, são responsáveis por grande parte dos acessos à internet. Por isso, é fundamental que os sites estejam preparados para oferecer a melhor experiência para esses usuários. Não é aconselhável ignorar um público tão grande e que está em constante crescimento.

Além disso, a falta de responsividade limita os acessos ao site e torna a experiência desagradável, pois tanto o Google quanto outros mecanismos de busca têm o objetivo de oferecer aos seus usuários a melhor solução possível de pesquisa. Isso quer dizer que eles não avaliam apenas a importância do conteúdo, mas também a qualidade do site e a experiência do usuário.

Conheça as diferenças entre responsividade e mobile

Em meio a preocupação em proporcionar uma boa experiência, muitos desconhecem que existem diferenças entre a responsividade e o mobile. Na sequência, vamos explicar esses conceitos e como cada um deles funciona. Acompanhe a explicação!

Responsividade

A responsividade corresponde a um site que teve o código adaptado para que as páginas possam ser exibidas em qualquer formato de tela, sem prejuízo na leitura das informações. Dessa maneira, o usuário pode acessá-lo no desktop, tablet ou smartphone, sem perder muitos elementos.

O site acessado é o mesmo em todos os dispositivos. Então, o que acontece é uma adaptação que muda a forma de apresentar as informações. Dessa maneira, ele permite que os usuários que acessam por outros dispositivos ainda tenham uma experiência de qualidade.

Mobile

Quando falamos no mobile, estamos nos referindo a sites que foram pensados diretamente para esse tipo de visualização. Ou seja, eles não precisam passar por adaptações, pois já foram criados para melhorar a experiência de usuários de dispositivos móveis. A desvantagem dessa modalidade é que os sites não são visualizados em computadores desktop ou notebooks.

Nesse caso, desenvolve-se um novo site desde o começo, utilizando um código diferenciado de programação e adotando uma estrutura da informação própria para maior usabilidade mobile. Assim, quando o usuário está navegando em um smartphone, por exemplo, ele é redirecionado de forma automática para o site mobile.

Conheça o significado de Mobile First

Mobile First pode ser definido como o desenvolvimento de projetos web direcionado aos dispositivos móveis e em seguida para os desktops. A técnica está muito popular entre profissionais de comunicação e marketing.

Esse conceito é diferente da responsividade e do mobile, pois ele nem adapta o que foi feito para desktop e nem produz algo que será utilizado apenas no mobile. Na verdade, esse tipo de inovação desenvolve produtos com foco nos dispositivos, mas, depois disso, adapta para o computador.

Outra vantagem desse modelo está relacionada ao ranqueamento nos sites de busca, como já falamos acima. Por ser um conteúdo mais leve e ideal para os celulares e outros dispositivos, ele será mais veloz e, portanto, será mais valorizado pelos motores.

Qual a importância para negócios online?

O conceito de Mobile First é importante para qualquer tipo de negócio, mas quando falamos de negócios online a importância aumenta.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), 35% das vendas do comércio eletrônico foram realizadas via mobile no primeiro trimestre de 2019, o que representa 5,95 bilhões de reais. Além disso, 7 em cada 10 consumidores usam o celular para fazer compras online, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Portanto, esse não é um fator que deve ser ignorado, pelo contrário, precisa ser o foco. Com esse olhar, as empresas são capazes de criar sites e conteúdos que agradem principalmente o consumidor que está nos dispositivos móveis, uma parcela grande e significativa do mercado.

Como aplicar esse modelo?

O segredo na aplicação desse modelo está na forma de expor os conteúdos. A navegação pelo celular precisa ter o mínimo possível de itens pesados para as páginas carregarem bem. Sendo assim, um site de qualidade precisa ter um design diferenciado que deixe claro a sua identidade. Ainda mais importante do que isso é sua leveza e facilidade de processamento.

Como as telas de smartphones e outros dispositivos móveis são menores, todas as informações precisam estar muito visíveis. Elas devem ser acessadas com facilidade e o número menor de cliques possível.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o que é web design responsivo e qual é a importância dele para os negócios. Além disso, vimos como a responsividade e mobile são conceitos diferentes, mas que visam melhorar a experiência do cliente. Ainda nesse contexto, o conceito de Mobile First é ideal para criar sites pensando no usuário de dispositivos móveis, sendo possível adaptá-los para o acesso em computadores.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais e ajudar mais pessoas a entenderem os conceitos sobre responsividade e acesso mobile!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *