O que eu preciso saber para contratar um bom profissional de TI?

Encontrar bons funcionários nem sempre é uma tarefa simples. Quando falamos em escolher um bom profissional de TI, a missão se torna ainda mais complicada, pois a concorrência entre as empresas e a escassez de profissionais capacitados dificultam a escolha.

Quanto mais específica for a necessidade, maior será a dificuldade na contratação. É preciso avaliar de forma criteriosa quais serão as atribuições do contratado e procurar as características ideais para a função.

Neste artigo, falaremos sobre o que deve ser levado em conta na hora de contratar um profissional de TI. Além disso, mostraremos como é possível encontrar um funcionário de qualidade e diremos quais empresas são mais atrativas para essa categoria. Confira!

O que considerar na hora de contratar um profissional de TI?

A área de tecnologia é dividida em muitas especializações diferentes, sendo que os recrutadores procuram adequar os candidatos de acordo com as necessidades específicas de cada local. Porém, algumas características gerais são levadas em conta na hora de contratar um profissional de TI. Vamos ver algumas delas!

Experiência

Encontrar profissionais que tenham experiência anterior é fundamental para acertar na contratação. O candidato experiente já passou por treinamentos e já está mais acostumado às atividades e rotina de uma empresa. Ensinar um novato pode ser mais custoso e demorado para a empresa, que precisará ter paciência para esperar ele atingir o nível desejado.

Disposição para aprender

Procure contratar um profissional de TI que esteja disposto a aprender, tanto por meio cursos quanto pela experiência de outros funcionários da empresa. A área da tecnologia é muito dinâmica, por isso, é importante estar sempre atualizado e disposto a aproveitar as novas oportunidades que o mercado oferece.

Nível de engajamento

As novas gerações tendem a ter menos apego às empresas em que estão. A intensa busca pela felicidade e por sentir-se bem no local de trabalho tornaram as relações empregatícias mais voláteis. Por isso, é importante entender o nível de engajamento que o candidato é capaz de ter com as atividades da sua empresa. Funcionários que enxergam propósito e sentem prazer nas tarefas do cotidiano costumam estar mais engajados no serviço.

Habilidades que vão além da área técnica

O conhecimento técnico é indispensável para um bom profissional de tecnologia, porém, ele precisa entender que não é mais apenas responsável pelo suporte. É preferível um candidato que saiba fazer a ligação entre a tecnologia e os objetivos do negócio. Portanto, avalie características como pró-atividade, capacidade analítica, relacionamento interpessoal, comunicação e maturidade psicológica.

Como encontrar um profissional de TI qualificado?

No tópico anterior você descobriu algumas características importantes que devem ser levadas em conta. Agora, daremos dicas de como encontrar um profissional de TI qualificado.

Seja paciente na busca

É preciso ter calma para encontrar um profissional de TI talentoso. Estabeleça quais são as competências necessárias, crie uma lista clara e realista. Na sequência, analise currículos e marque entrevistas.

Utilize a tecnologia a seu favor

Nada melhor do que usar a tecnologia para encontrar um profissional da área. As redes sociais e sites de empregos são uma boa fonte de candidatos e trazem informações importantes sobre eles. Outra opção é utilizar softwares de recrutamento e seleção, que ajudam a tomar a decisão correta.

Valorize indicações

A competência de um profissional de qualquer área pode ser medida pelas experiências anteriores que teve. Cheque as indicações e descubra quais são as qualidades técnicas do funcionário. Além disso, investigue a postura dele, como ele lida com prazos e emergências e como se relaciona com os demais colaboradores.

Por que há escassez de profissionais nessa área?

Uma pesquisa realizada na América Latina avaliou que há uma defasagem grande de profissionais de tecnologia. A explicação para essa escassez é a falta de capacitação dos candidatos. As evoluções das redes têm se tornado um desafio para os técnicos da área, que em pouco tempo podem ser tornar ultrapassados.

Os profissionais capacitados existem, porém, não é fácil contar com o serviço deles. A quantidade pequena acirra a competição entre as empresas e dá mais poder de escolha para os candidatos, que buscam empregos que tragam bons benefícios e qualidade de vida.

Onde o profissional de TI quer trabalhar?

Para conseguir ser mais atraente para os candidatos é importante saber as características que agradam os profissionais de TI. Com isso, você pode encontrar pontos que se adéquam às especificidades da sua empresa. Do mesmo modo, é possível detectar mudanças que tornariam o seu negócio mais atrativo no mercado. Confira como atrair bons candidatos!

Ambiente de trabalho agradável

Os profissionais de TI buscam boa remuneração, clima agradável, flexibilidade nos horários e outros benefícios. Eles estão acostumados com cobranças por metas, mas gostam de ter autonomia sobre a rotina do serviço e liberdade. Um ambiente com uma hierarquia muito rígida e inflexível pode afastar o interesse.

Oportunidade de crescimento e aprendizado

Além de estar em um ambiente agradável, a oportunidade de crescimento e aprendizado também é valorizada. Um plano de carreira bem elaborado pode ajudar o candidato a tomar a sua decisão. O profissional dessa área precisa crescer, por isso a liberdade para fazer cursos e desenvolver as habilidades também é muito valorizada.

Qualidade de vida

O salário é importante, mas não é o único fator de interesse. Os benefícios corporativos são tão essenciais quanto o dinheiro. Além de plano de saúde, vale-alimentação e transporte, o profissional quer qualidade de vida. Para tal, a possibilidade de variar entre trabalho remoto e presencial, espaços para cursos e relaxamento no local de trabalho também são importantes.

Organização

É fundamental que empresa seja bem organizada e tenha boa gestão para atrair um bom funcionário. Ao notar que os processos são bem geridos, o profissional fica mais motivado e satisfeito, produzindo de forma mais eficiente e alegre.

Como vimos durante o post, contratar um profissional de TI é uma tarefa complicada, mas seguindo as etapas aqui citadas é possível encontrar boas opções. Uma empresa organizada e que valorize o funcionário é uma ótima maneira de atrair os melhores candidatos, garantindo assim, qualidade no serviço e excelentes resultados para o seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais informações importantes para o sucesso do seu negócio diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *